Chile: Santiago e Puerto Varas

Santiago, vista do alto do cerro San Cristóbal

Amo viajar em família! É sempre muito divertido, principalmente na companhia de minhas duas sobrinhas, que são figurinhas adoráveis.

Reunimos nossa família com a de minha irmã mais nova e partimos para o Chile em dezembro de 2010, para passar o Natal e o Réveillon, em Santiago e em Puerto Varas. Fomos dois casais, com três mocinhas (10, 12, e 14 anos) e meu filho mais velho, na época com 18 anos.

Palácio de La Moneda: sede do governo chileno
Centro histórico de Santiago

Vista do Cerro de Santa Lucia

Na capital, nos hospedamos em um apart-hotel muito bem localizado no bairro da Providência. Visitamos o centro histórico, Cerro Santa Lúcia, Cerro San Cristóbal, Jardim Zoológico, Mercado Municipal, Museu da Memória do Chile, o comércio no bairro da Providência e o shopping Parque Arauco, que fica no bairro de Las Condes.

A face moderna de Santiago

Mercado Central

Músicos em restaurante do Mercado

De Santiago, fizemos dois passeios no mesmo dia, conhecendo Vina del Mar Valparaíso. A primeira é uma linda cidade à beira do Pacífico (mar com água geladinha!!!).

O relógio de flores em Vina Del Mar

Cidade fica à beira do Pacífico

A segunda é uma cidade portuária, mais antiga, onde fica localizada uma das casas em que viveu o poeta Pablo Neruda.

Casario colorido em Valparaíso

Porto de Valparaíso

Outro bate e volta legal foi a visita à vinícola Undurraga, que fica próximo à Santiago.

Vinícola Undurraga

Deixamos a capital chilena e partimos para o sul do Chile. Chegamos de avião à Puerto Montt e, ali, alugamos um carro para irmos até Puerto Varas, distante 22 km, que seria a nossa base. A cidade é linda, margeada pelo lago Llanquihué, com vista para o vulcão Osorno.  Ficamos no Hotel Bela Vista, de frente para o lago.

Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Puerto Varas

O lago Llanquihué, com o vulcão Osorno, em segundo plano

De lá fizemos alguns passeios de carro para os arredores: subida até o vulcão Osorno e visita à Frutillar, uma charmosa cidadezinha colonizada por alemães.

A graciosa cidadezinha de Frutillar

Arquitetura guarda influência da colonização alemã

Museu da Colonização Alemã

Também atravessamos os Lagos Andinos, passando antes pelos Saltos do Rio Petrohué e pelo Lago Esmeralda, ambos lindíssimos.

Lago Esmeralda

Travessia dos lagos andinos

Hotel Puella, base chilena da travessia dos lagos andinos

Passamos o reveillon em Puerto Varas. O Hotel organizou um jantar com música e distribuiu máscaras e apetrechos de carnaval. Houve queima de fogos na praia do lago Llanquihué, com muitas pessoas na rua. Bem agradável!

Mercado de artesanato em Puerto Montt

No nosso último dia do Chile, fomos para Puerto Montt, de onde partiria nosso vôo de retorno ao Brasil. Visitamos o mercado de artesanato e um shopping na cidade. Depois, pegamos uma balsa e partimos para o arquipélago de Chiloé, ao sul do Pacífico, para conhecer a pequena cidade de Ancud.
Falamos muito portunhol! Comemos muito bem, principalmente pratos deliciosos à base de pescados e frutos do mar. Rimos bastante dos micos que passamos. Boas lembranças que guardo para sempre em minhas memórias.

Fotos de Suzy Freitas

Esse texto não contém anúncios ou publicidade. A citação de estabelecimentos visa apenas compartilhar com o leitor a opinião pessoal da autora sobre os serviços experimentados.