
Você já se imaginou redescobrindo a cidade onde vive? Na última semana, recebi, em Salvador, amigos que moram no exterior, e os acompanhei para visitar alguns dos principais “cartões postais” da cidade. Ninguém duvida que Salvador é uma cidade com rico patrimônio histórico, cultural e arquitetônico, além de ter uma extensa orla marítima, com praias para todos os gostos. Sem falar nas festas de rua, carnaval, música!
Mas quando você vive na cidade tudo perde um pouco a graça pela convivência diuturna. É como um casamento de longos anos no qual marido e mulher nem mais se olham. Não conto as vezes em que passei em frente ao Mercado Modelo e Elevador Lacerda, na ida e volta para o trabalho, e sequer notei suas imponentes presenças. De repente, em meio aos visitantes, a cidade se transformou aos meus olhos (ou foram meus olhos que mudaram?!). E como é bonita! Merece todos os versos, letras de música e de livros que foram escritos para ela.

É verdade que Salvador padece de sérios problemas nas áreas de segurança, mobilidade, conservação do patrimônio histórico e outras que nem são percebidas diretamente pelos turistas, como educação, saúde, moradia… Camelôs, pedintes, “baianas”, pretensos “guias” circulam pelos pontos mais turísticos importunando visitantes, o que não é problema específico de Salvador, mas de muitas outras cidades brasileiras e da América do Sul.

Mas nada disso retira seus encantos! Há trechos da orla belíssimos, o centro histórico guarda tesouros de encher os olhos e a culinária baiana deixa os visitantes com água na boca. Depois de uma semana como “guia turístico”, conclui que a beleza de um lugar está sempre nos olhos de quem vê. E o viajante enxerga tudo de um modo muito especial, como uma criança que está descobrindo o mundo pela primeira vez. Ao me juntar ao grupo de convidados, também me apaixonei pela cidade da Bahia, aquela “que não me sai do pensamento”, como cantam os versos de Ary Barroso.
Fica a dica para os que moram ou não em Salvador: visite a cidade como se fosse a primeira vez. Você vai amar!
Mais algumas imagens para sua inspiração.


dos séculos 17 e 18, que é Patrimônio da Humanidade desde 1985









Fotos de Suzy Freitas
Esse texto não contém anúncios ou publicidade. A citação de estabelecimentos visa apenas compartilhar com o leitor a opinião pessoal da autora sobre os serviços experimentados.
Salvador é maravilhosa! As pessoas são super simpáticas e cheias de alegria. As praias? Um show à parte… tenho vontade de voltar só para curtir mais o OLODUM, um dia só para dançar pelo pelourinho na batida do OLODUM foi pouco!
CurtirCurtir
Eu moro em Salvador e sou suspeita, mas, não tem quem não se apaixone pela Bahia! São tantas regiões lindas! Praias, cidades históricas, chapada diamantina, é muito coisa para ver! Valeu pela visita e voltem sempre. Abraços.
CurtirCurtir
Fomos à Salvador uma vez apenas! Uma pena que ficamos tão pouco… vimos que há muito o que fazer ainda!
CurtirCurtir
Precisam voltar! Salvador e a Bahia tem muitos encantos, não deixem de incluir esse estado em seus roteiros nacionais. Vale muito a pena.
CurtirCurtir