Desafio Wanderlust

Imagem 201.jpg
Rio de Janeiro, cidade que sempre está na minha rota no Brasil

Sabe o que significa wanderlust?!! Essa palavra alemã é a junção de “wander” (caminhar) e “lust” (desejo), mas é usada no mundo todo para explicar esta vontade incontrolável de sair pelo mundo, viajando, conhecendo lugares, seguindo em frente…

Alguns blogs de viagem estão participando do desafio wanderlust, no qual o autor do blog deve responder dez perguntas sobre suas preferências de viagens.

É uma forma dos viajantes se conhecerem um pouco mais e, claro, compartilhar suas histórias com os leitores.

Fui convidada para participar do desafio pelo https://viajandinhas.blog, das irmãs cariocas Bel e Elisa, um blog super divertido e com dicas incríveis de viagens! Obrigada pelo convite, meninas!

Histórias de Viajante

Agora, vou responder às perguntas e contar um pouco sobre minha saga como viajante em série!

1 – Quando e para onde ia o seu primeiro avião?

De Salvador para Belo Horizonte, aos 23 anos. Não vou dizer em que ano isso aconteceu, senão todo mundo vai me chamar de tia Su (risos).

Viajo desde pequena, de carro e ônibus, mas só voei pela primeira vez a trabalho. Lembro que paguei um mico no avião: o piloto anunciou que o voo iria para São Paulo e eu levantei a mão, chamando a comissária, achando que estava na aeronave errada. Ela me explicou que o pouso final seria em São Paulo, mas haveria uma escala em Belo Horizonte, local onde eu iria desembarcar!!!

Mesmo a viagem sendo a trabalho, aproveitei para passear nas horas livres por BH e, de quebra, conheci a cidade histórica de Sabará, no final de semana. Viajante que se preza não perde uma oportunidade de descobrir novos lugares!

MINAS 479.jpg
Em viagem a trabalho para BH, aproveitei para conhecer Sabará

2 – Para onde já foi e gostaria de voltar?

Eu não gosto de repetir destinos. A vida é curta e o mundo, tão vasto… Mas há várias cidades que já visitei mais de uma vez e voltaria: Londres e Nova York, por exemplo, são cidades que adoro! A atmosfera cosmopolita me dá a sensação de que estou no centro do mundo. São Francisco é uma das cidades que eu já sabia que amaria antes mesmo de chegar lá, por todo seu histórico libertário. Em Paris, me sinto andando dentro de um cartão postal ou de um filme antigo… Barcelona foi meu caso de amor no verão passado!  Rio de Janeiro é meu queridinho nacional.  Voltaria a essas cidades, com certeza! O problema é que a lista de lugares que quero conhecer cresce a cada dia mais…

DSC04386.JPG

3 – Você está viajando amanhã e dinheiro não é problema. Pra onde você iria?

Daria uma volta no mundo! Um ano fora de casa…Mas se tivesse que escolher um só destino, seria Ilhas Maldivas, ou algum outro paraíso no oceano índico, como Seicheles ou Bali, de preferência hospedada num daqueles hotéis exclusivíssimos que ficam quase dentro do mar e se chega de helicóptero. Eu e minha cara metade, sem preocupações, nem data para volta. Ainda bem que sonhar não custa nada…

IMG_3189.JPG
Enquanto as Maldivas não vêm, curto “minha” praia no Litoral norte de Salvador

4 – Método preferido de viagem: avião, trem ou carro?

Avião, sem pestanejar! Cresci viajando de carro e sempre adorei, mas para vencer distâncias não tem nada melhor que um boeing. Aliás, sala de espera de aeroporto é um dos lugares em que sempre estou feliz, prestes a “cometer” outra viagem.

IMG_20141216_132301045.jpg
No aeroporto de Ilhéus (BA): viajar me faz sorrir

5 – Site preferido de viagens?

Planejo as viagens da família sozinha, por isso, consulto vários sites.

Para voos: decolar.com e SkyScanner.com.

Hotéis: booking.com e hotéis.com (prefiro o método de busca e as ofertas do booking, mas como eles não aceitam pagamento antecipado de hotéis no exterior, acabo optando pelo hoteis.com que informa e parcela o preço em reais no momento da reserva. No Brasil, nunca sabemos como o câmbio vai se comportar, né?).

Opiniões: tripadvisor.

Para informações sobre o destino, começo sempre pelo viajenaviagem, que é bem completo, tem dicas certeiras e, ainda, linka vários outros sites. Pesquiso também vários blogs de brasileiros que moram no local para onde vou. Quando fui para Barcelona tracei meu roteiro todo com as dicas do Passaporte BCN e da Adriana Setti.

artime 2218.JPG
Barcelona; viagem montada com dicas do site Passaporte BCN

6 – Para onde você viajaria só para comer a comida local?

Sempre procuro experimentar alguma comida do lugar, mas não sou uma viajante gourmet. Como adoro massas, iria para Itália (mas tem milhares de outros motivos que me levariam a esse destino que está na minha lista de prioridades).

7 – Você sabe seu número de passaporte de cabeça?

Não, sou péssima em decorar números! E com as agendas eletrônicas de hoje é que a coisa desandou mesmo! Ainda bem que gravei os números do RG e CPF, antes dessas facilidades aparecerem. Agora, uso minha memória para coisas mais importantes (risos).

acff1138-d831-46ad-8a84-03145c07ecc7.jpg
Cordilheira dos Andes vista da janela do avião

8 – Você prefere o assento do meio, corredor ou janela?

Janelas são aberturas para o mundo, ainda mais quando se está sobre ele… Adoro tirar fotos quando o avião está decolando e pousando, vendo o lugar onde estive desaparecendo aos pouquinhos ou me encantando com a imagem do destino que estou prestes a conhecer.

Lembro que a primeira vez que fui a Nova York e vi a cidade iluminada à noite, pela janela do avião, senti uma emoção imensa, como se estivesse sobrevoando os cenários de tantos filmes que assisti e se passavam ali. A cada segundo, identificava uma imagem familiar: a Estátua da Liberdade, o Empire State, o Chrysler Building. Foi um sonho. Windows, please!

VIAGEM GABI 489.jpg
Primeira viagem à Nova York foi como entrar nos cenários de filmes que via no cinema

9 – Como você passa o tempo quando está no avião?

Como adoro cinema, nas viagens longas, assisto vários filmes! Não consigo dormir muito, mas tiro uma soneca entre um filme e outro. Nas viagens curtas, leio revistas ou livros.

880.JPG
Saindo de Puerto Varas, Frutillar é um bate-volta perfeito, mas a cidade vizinha não tem graça: evite!

10 – Existe algum lugar para onde você nunca mais voltaria?

Nunca é uma palavra muito forte! Já estive em alguns lugares que acho que foi perda de tempo. Quando estava em Foz do Iguaçu, por exemplo, fui até Cidade de Leste, no Paraguai. O lugar é um caos. Trânsito caótico, multidão de camelôs e lojas superlotadas.

Outra vez, estava em Puerto Varas, no Chile, fiz um bate-volta pra Frutillar (cidadezinha linda fundada por colonizadores alemães) e resolvi esticar para outra cidade que me indicaram por ter o mesmo perfil. Percorri mais uns quarenta minutos de estrada. Chegando na cidade- nem o nome me lembro mais -, não vi nada de interessante. Mas não me arrependo por botar a mochila nas costas. Sempre se tira uma lição, nem que seja para avisar aos amigos sobre o mico a ser evitado (risos).

peça ju 056.jpg
Foz do Iguaçu é lindo. Faça suas compras no outlet e evite a bagunçada Cidade de Leste, no Paraguai

Respostas dadas, passo o desafio aos blogs https://baudefamilia.com/, da Daniela Goes e https://elaviaja.wordpress.com, da Isa Sousa. Cliquem nos links para ver as respostas dessas talentosas jornalistas, experts em viagens!

Fotos de Suzy Freitas

Esse texto não contém anúncios ou publicidade. A citação de estabelecimentos visa apenas compartilhar com o leitor a opinião pessoal da autora sobre os serviços experimentados.

6 comentários em “Desafio Wanderlust

Adicione o seu

  1. Olha, eu fico desconfiado quando uma pessoa responde que prefere qualquer coisa que não seja as janelas. É uma delícia, desde criança fico encantado com o que vejo. Acho que é a resposta com que mais me identifiquei!

    Quando fiz o desafio, não tinha pensado na trip da volta ao mundo! Olha, se dinheiro não fosse problema, realmente essa seria a melhor opção!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Vamos viajar pra onde agora?

Roteiros, dicas e relatos de viagens

TripBruta

O mundo através dos meus olhos

http://ondevimparar.com.br/

Roteiros, dicas e relatos de viagens

Roteiro na Mão

Roteiros, dicas e relatos de viagens

Viajandinhas

Dicas de viagens de irmãs viajandinhas

The Get Away

Roteiros, dicas e relatos de viagens

%d blogueiros gostam disto: