Os dez monumentos mais famosos do mundo

globo

Todo viajante quer conhecer os monumentos mais famosos do lugar visitado. Feche os olhos e pense em Paris. A Torre Eiffel lhe vem logo à mente! Faça o mesmo exercício com Nova York! Pensou na Estátua da Liberdade? Eu também. Há monumentos tão famosos que basta vê-los para identificarmos o lugar onde ficam.

Viajantes mais experientes ou sofisticados podem até torcer o nariz para esses ícones que atraem multidões de turistas. Opa, preciso abrir um parênteses para uma explicação!

(Você sabe a distinção entre viajante e turista? Pelo que tenho lido e relido, ultimamente, este último é aquele que viaja de vez em quando, geralmente em excursões que são montadas por empresas da área. Viajante é uma espécie de descobridor de lugares, que se arrisca sozinho, tentando buscar algo diferente e mais profundo do que aquilo que já viu em cartões postais).

Mas independente da espécie de visitante, você vai querer tirar “aquela” foto ao lado da imagem que é cara do seu destino. E convenhamos, quem hoje esnoba o Empire State, com certeza, já encarou a escalada pelo interior do gigante na primeira vez que foi a NYC. O certo é que se essas construções atraem tanta gente é por que realmente têm algo especial, concorda?

Quais seriam os monumentos mais famosos no mundo? Há controvérsias. As listas variam de acordo com os critérios usados, que vão desde número de visitantes registrados à quantidade de citações em publicações turísticas. O Viajante em Série realizou uma pesquisa em vários sites e revistas especializadas, cruzou os resultados e verificou quais os monumentos que apareceram mais vezes entre os dez primeiros nessas relações. Depois desse trabalhinho, apresentamos para você os nossos “Top Ten”!

 

88a66316-d974-4dbf-a13c-e05b7d0773ff
Visita à torre é passeio obrigatório em Paris. Veja neste post a primeira viagem de nossa filha à capital parisiense. Quer mais dicas sobre o passeio? Confira o instagram @eivaiviajar! Foto: Suzy Freitas

1 – Torre Eiffel

Construída por Gustave Eiffel como uma decoração provisória para a Exposição Universal realizada em Paris, em 1889, tornou-se atração definitiva da cidade. Com 321 m de altura, permite de suas plataformas de observação vistas privilegiadas que abrange 64 km à sua volta. A torre é coberta com 60 toneladas de pintura a cada 7 anos, para proteger contra a corrosão. Dizem que os parisienses não gostam da estrutura metálica plantada bem no centro de Paris, mas os visitantes amam. Além de ícone da capital francesa, tornou-se um símbolo do romantismo.

 

MINAS 272
O monumento mais emblemático de Nova York simboliza a liberdade e a independência dos EUA Foto: Suzy Freitas

2 – Estátua da Liberdade

 A velha senhora tem  93 m de altura e pesa mais de 225 toneladas. Foi um presente da França aos Estados Unidos, em 1885, como símbolo de amizade e da concepção de liberdade compartilhada pelos dois países. Em 1984 foi declarada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Lady Liberty tem na mão direita uma tocha e na esquerda uma tábua com o dia da Declaração da Independência dos Estados Unidos (4 de julho de 1776). Da coroa, saem 7 pontas, que representam os 7 continentes. Frederic Auguste Bartholdi esculpiu a estátua e Gustave Eiffel (sim, aquele mesmo da Torre Eiffel!) foi o responsável por planejar a estrutura interna.

 

0a2b9c3f-ffe5-4310-9d71-65b9eba8c6ca
O relógio de quatro faces fica numa das torres  do Palácio de Westminster, sede do Parlamento Britânico. Foto: Suzy Freitas

 

3 – Big Ben

O nome se refere ao sino do relógio que ocupa o topo da Elizabeth Tower, parte do Palácio de Westminster, sede do Parlamento Britânico. Mas costuma-se chamar todo o conjunto (sino, relógio e torre) por Big Ben. A torre tem 96 m de altura e o relógio de quatro faces é símbolo da pontualidade britânica. Quem já visitou Londres, certamente, tem a clássica foto com o relógio ao fundo. No dia 21/08/2017, o Big Ben foi fechado para reformas que devem durar quatro anos.

 

coliseu
Mesmo semi-destruído o monumento é considerado uma das 7 maravilhas do mundo. Foto:  http://www.rome-museum.com/br

4 – Coliseu

A construção é um símbolo do império romano e tinha capacidade para abrigar até 50 mil pessoas. Começou a ser erguida por Vespasiano em 72dc e foi inaugurada por seu filho, Tito, em 80 dc. Era palco de combates variados entre homens, entre animais e até entre embarcações, pois a arena podia ser inundada. Saques e abandono prolongado transformaram a construção numa casca sem pisos nem assentos, mesmo assim a importância histórica do que restou fazem do Coliseu uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

 

 

e1620cf3-4a65-436f-bb2c-0c9a7c00cdfe
Quando estive em SF, caminhei a pé pela ponte, mas a Sabrina, do sozinhapelomundoblog, atravessou de bike, confira o seu  passeio neste post.  Foto: Suzy Freitas

5 – Gonden Gate Bridge

Construída em 1937 com o objetivo de ligar Marin County à cidade de São Francisco era, na época, a maior ponte suspensa do mundo. Tem quase 3 km de comprimento, mais de 200 m de altura e é pintada na cor laranja, vindo daí seu nome “golden”. Virou ícone de São Francisco e atravessá-la a pé, de bicicleta ou de carro é passeio obrigatório na cidade.

 

 

piramides egito
As famosas pirâmides são atração obrigatória para quem visita Cairo, a capital do Egito. Foto: http://www.viagemeturismo.abril.com.br

6 – Pirâmides

A necrópole de Giza é o local que reúne as famosas pirâmides, no Cairo, capital do Egito. A Pirâmide de Khufu, conhecida como Grande Pirâmide, é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo. Além dela, há as Pirâmides de Khafre, de Menkaure e a Grande Esfinge. As construções foram tumbas dos faraós e pessoas importantes da antiguidade egípcia. Além dos corpos mumificados, as pirâmides serviam para guardar objetos de luxo pertencentes aos mortos, pois os egípcios acreditavam na vida após a morte.

 

basilica de são pedro
Se for à Roma, não deixe de ver o papa: grande parte das cerimônias com o pontífice acontecem na Basílica de São Pedro, no Vaticano Foto: www.vatican.va

7 – Basílica de São Pedro

Uma das atrações do Vaticano, é a maior das igrejas do cristianismo. Tem 23 mil m². São Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus e o primeiro Papa católico, está enterrado sob o altar da basílica. Sua construção foi iniciada em 1506 e concluída em 1626 e recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, entre eles Bramante, Miquelângelo, Rafael e Bernini. Localizada no centro do Vaticano é palco das principais cerimônias papais e está catalogada pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade.

 

O edifício gigante e a espetacular vista de NY do seu 86º andar (Foto 1: http://www.panoramanegro.com.ar.  Foto2: Suzy Freitas)

8 – Empire State Buliding

Com 443 m de altura, o Empire State é o mais alto prédio de Nova York (só perdia para a Torres Gêmeas do World Trade Center). Fica na 5ª Avenida, altura da 34th Street, e tornou-se um ícone da cidade e cenário de diversos filmes americanos. A cena do King Kong subindo na torre do arranha-céu é emblemática da conexão que há entre a cidade e a edificação, inaugurada em 1931. Possui observatório a céu aberto no 86º andar, com visão privilegiada e alcance de até 128km em todas as direções.

 

opera de sidney
Arquitetura modernosa e grande infra-estrutura interna são as atrações da Casa da Ópera de Sydney Foto:www.sydneyoperahouse.com

9 – Casa da Ópera

Inaugurada em 1973 em Sydney (Austrália) é considerada um ícone da arquitetura do século 20. O principal destaque da construção é o telhado em forma de velas de barco, que remetem à frota colonialista inglesa First Fleet. Internamente, a construção tem 5 estúdios de ensaio, 2 salões principais, 5 teatros, 4 restaurantes, diversas lojas e 6 bares. Foi projetada pelo arquiteto dinamarquês Joern Ultzon e recebeu o prêmio Pritzker de Arquitetura em 2003.

 

HOTEL DUBAI
O hotel se autoproclama primeiro sete estrelas do mundo e cobra diárias salgadas. Foto: http://www.booking.com

10 – Hotel Burj al-Arab

Famoso por ser o primeiro hotel sete estrelas do mundo, o Burj al-Arab, fica em Dubai, sustentado sob uma  ilha artificial e é ligado à praia de Jumeirah por uma ponte particular. Seu desenho remete à imagem de um barco árabe de pesca. Com todo esse luxo, suas diárias custam pequenas fortunas: a mais em conta gira em torno de 2mil dólares, mas há acomodações que ultrapassam 18 mil dólares por dia!!!

⊗⊗⊗⊗⊗

Como você pode ver, a lista não traz grandes surpresas! Mas é bom dizer que algumas publicações também incluíam entre os dez monumentos mais famosos do mundo, a Placa de Hollywood (Los Angeles), a Basílica da Sagrada Família (Barcelona), as Torres Petronas (Malásia), o Angkor Wat, Siem Reap (Camboja), o Milenium Parque (Chicaco), Machu Picchu (Peru), Muralhas da China, Pirâmide de vidro do Louvre e Catedral de Notre Dame (Paris) e a London Eye (Londres).

Sentiu falta do Brasil na relação top? A imagem mais fotografada do País, o Cristo Redentor, aparece nas listas pesquisadas, com variações entre a 20ª e a 30ª posição.

⊗⊗⊗⊗⊗

Eu conheço cinco dos dez monumentos da lista (Estátua da Liberdade, Torre Eiffel, Big Ben, Golden Gate Bridge e Empire State Building). E você conhece algum desses monumentos? Concorda com a lista dos “Top Ten”? Incluiria algum outro monumento? Compartilhe conosco sua opinião, crítica, sugestão ou comentário!.

Esse texto não contém anúncios ou publicidade. A citação de estabelecimentos visa apenas compartilhar com o leitor a opinião pessoal da autora.

25 comentários em “Os dez monumentos mais famosos do mundo

Adicione o seu

  1. Seus comentários sobre os Viajantes e Turistas foram muito bem colocados. Nós estamos evitando os pontos mais famosos para evitar os Turistas, principalmente os Chineses, que até seu próprio Governo reconhece que eles não tem bons hábitos. Eu Incluiria o Taj Mahal nesta lista. Não o conhecemos, mas o achamos mais imponente que o Burj Al Arab. Que tal fazer uma lista de 15???

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Adriano! Eu também pensei no Taj Mahal (não conheço), mas acho tão bonito, porém não vi entre os dez primeiros em nenhuma lista pesquisada. Mas cada um tem a sua preferida, né? Então, vamos incluir na nossa o templo indiano (risos). Obrigada pela visita e volte sempre.

      Curtir

  2. Parabéns pelo Post, pesquisa muito bem feita e como eu amo ranking, não podia deixar de ler.
    Já anotei os TOP 10 e agora tenho que ir ticando, até o momento só coloquei OK na Golden Gate… mas calma que eu chego lá..hahaha

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Vamos viajar pra onde agora?

Roteiros, dicas e relatos de viagens

TripBruta

O mundo através dos meus olhos

http://ondevimparar.com.br/

Roteiros, dicas e relatos de viagens

Roteiro na Mão

Roteiros, dicas e relatos de viagens

Viajandinhas

Dicas de viagens de irmãs viajandinhas

The Get Away

Roteiros, dicas e relatos de viagens

%d blogueiros gostam disto: