Floripa e litoral catarinense

 

praia-da-solidao-floripa
Praia da Solidão,  um paraíso na capital de Santa Catarina

Floripa é aquele tipo de lugar que agrega todas as tribos! Centro histórico bem preservado, praias para todos os gostos e uma vibe de eterno alto-astral atraem para a capital catarinense jovens, casais e famílias. Tem programa para todo mundo: esportes, festas, descanso, culinária de primeira, seja qual a for a pedida, Florianópolis está pronta para receber e surpreender o visitante. E nada melhor do que uma moradoda para mostrar as atrações principais de um destino. Por isso Viajante em Série convidou Cíntia Ferreira, do instagram @HistóriaeViagens, para contar os programas imperdíveis e os segredinhos que só os locais conhecem. Siga os passos de Cíntia e veja Floripa e mais quatro cidades do litoral catarinense pelos olhos de quem é de casa! (Suzy Freitas)

Cinco destinos imperdíveis em Santa Catarina

Texto e fotos de Cintia Ferreira do Instagram @HistóriaeViagens

Como um dos melhores estados para se viver no Brasil, Santa Catarina lidera no quesito qualidade de vida e segurança. Este ano, Florianópolis foi apontada como a segunda melhor capital para sossegar a vida e estabelecer o ninho. Gaúcha por nascimento e catarinense de coração, eu vou listar pra você cinco cidades imperdíveis do litoral norte catarinense, sob o ponto de vista local, pra deixar você ansiosa (o) para fazer as malas! Bora se aventurar?

1- Florianópolis, muito prazer!

nascer-do-sol-no-campeche
Nascer do Sol no Campeche, em Floripa

Floripa é um destino turístico muito interessante. Se você tem aí 15 dias de férias e é a sua primeira vez no estado, com absoluta certeza, serão dias bem aproveitados e você não precisará nem sair da cidade. Basicamente todas as praias têm ou estão próximas de bairros que com infraestrutura de supermercados, restaurantes e lojas. A cidade é bem servida de linhas de ônibus, Uber e táxi.
A ilha é dividida em três regiões principais:
Norte, com praias voltadas para o continente, águas calmas e infraestrutura completa.
Recomendo muito o pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa e para contrastar, faça um passeio até a exuberante (e polêmica) Jurerê Internacional com suas mansões Hollywoodianas.

ribeirao-da-ilha-floripa
Floripa Roots – Ribeirão da Ilha

Sul, região que nos últimos anos vem chamando muito atenção dos turistas e particularmente hoje, é a minha região favorita. É a Floripa roots, pois aqui se vê muito forte a influência portuguesa tanto na arquitetura, na gastronomia e inclusive nos moradores locais. Esta região tem sido um refúgio em meio a agitação do verão para os turistas que preferem praias agrestes e um ar mais rural.

ireja-nossa-senhora-da-lapa-Floripa
Igreja Nossa Senhora da Lapa (1806) Ribeirão da Ilha – Floripa

Nesta área estão as “fazendas” de ostras e restaurantes famosíssimos por preparar divinamente esta iguaria tão deliciosa. Do lado leste do sul da ilha (bússola por favor, Google) tem um local especial: praia da Solidão, calma e com uma natureza de deixar sem fala, é um lugar perfeito pra passar a tarde farofando com a família sem precisar disputar espaço na areia.

influências-portuguesas-Floripa
Influências Portuguesas no Ribeirão da Ilha em Florianópolis

Leste, famosa por suas praias de surfe e pela gastronomia ímpar. Nesta região estão as praias famosas de Joaquina e Campeche (o nascer do sol lá é emocionante), mas também existem alguns refúgios em meio à mata acessíveis por trilha.

camarão-lagoa-da-conceição-Floripa
Sequencia de Camarão na Lagoa da Conceição

Internamente à ilha, está a famosa Lagoa da Conceição, com os restaurantes de frutos do mar mais deliciosos da região. Recomendo cautela e pesquisa de preço (pois pode variar muito de um restaurante para o outro) e prove a sequência de camarão, é fantástica!

Vai-por-mim-Floripa

CURIOSIDADE: Você sabia que Florianópolis possui uma parte continental? Menos turística mas igualmente linda, possui vista exclusiva para a ilha!

Ok, você já conheceu Floripa, está com um carro e tem uns dias sobrando? Convido você para conhecer a região onde eu moro!

2- Itapema, a bela

amanhecer-em-Itapema
Nascer do sol em Itapema

Às margens da BR101, Itapema é uma excelente base para visitar as outras cidades da região (Balneário Camboriú, Penha, Bombinhas, Porto Belo, Blumenau, Joinville). Possui uma orla encantadora com águas calmas, bem estruturada e uma farta opção de hospedagem via AirBNB.

A beleza do mar e as plaquinhas indicando a “good vibe” da Itapema

Fica entre os aeroportos de Navegantes (30 minutos sentido norte) e Florianópolis (45 min sentido sul). Nesta cidade é possível fazer voos de ultraleve, admirar a vista do alto de um mirante, desbravar (e surfar) em uma praia (quase) privada: Praia Grossa. Aproveite para admirar o céu nas noites de lua cheia, o reflexo da luz no mar é emocionante!

3- Balneário Camboriú, a poderosa

Balneário-Camboriú-Praia-Central
Skyline de Balneário Camboriú – Praia Central

Com skyline inconfundível, esta cidade me faz suspirar sempre! Como pode ser tão linda! Com praia para todos os gostos, possui uma geografia quase inacreditável mesmo sendo o segundo menor município do estado. Lá estão as baladas mais famosas do norte do Estado como Music Park e Green Valley, o prédio mais alto da América do Sul está sendo construído lá e muitos restaurantes e cafeterias renomados complementam a estrutura de sucesso que faz Balneário Camboriú ser um dos destinos mais procurados do Brasil.

balneário-camboriu-praia-de-taquaras
Praia de Taquaras – Balneário Camboriú

Por se tratar de um município pequeno, conhecer todas as praias não é problema. Comece de manhã cedo percorrendo a LAP (Linha de Acesso às praias, acessível pela BR 101). Passe pelas belas praias agrestes de Estaleirinho, Estaleiro, Taquaras, Taquarinhas e ao descer o morro encante-se com a Praia das Laranjeiras. Almoce por lá e tome um teleférico para a Barra Sul. Siga caminhando por toda a orla até chegar ao pontal Norte. Lá você será maravilhado com a vista completa da orla, aproveite o anoitecer para fazer uma foto incrível! Balneário é bem servida de ônibus, taxi e, mais recentemente, o Uber.

Balneário-Camboriú-no-inverno
Balneário Camboriú no inverno, vale a pena visitar na baixa temporada

Vai-por-mim-Blaneário-Camboriú

CURIOSIDADE: Balneário Camboriú é muitas vezes chamada simplesmente de “Camboriú”, mas está errado! Camboriú é uma cidade fundada em 1884 da qual emancipou-se Balneário Camboriú em 1964!

4- Porto Belo, o tímido

Porto Belo é uma cidade daquelas que você se apaixona e pronto. Tem um ar de interior pesqueiro que eu amo. Geralmente as pessoas “passam” por Porto Belo em direção à famosa Bombinhas e não dão o seu devido valor. Nos últimos anos, até Neymar e Michel Teló se renderam às belezas paradisíacas da praia do Caixa D’Aço (procura aí Google, o clip I if I catch you do rapaz). Inclusive o passeio na Ilha de Porto Belo é recomendadíssimo (cerca de R$ 10 a R$15 por pessoa). Está na região? Dê uma chance para Porto Belo, vou colocar algumas fotos aqui e ver se eu te convenço!

porto-belo-praia-doaraça
Belezas de Porto Belo – Praia do Araçá
Porto-Belo-Trilha
Trilha na ilha de Porto Belo

5- Bombinhas, eu sou quem você quiser baby

Bombinhas-praia-de-reiro-dos-padres
Belezas exóticas na Praia de Retiro dos Padres em Bombinhas

Pra você ter noção, eu nem sei por onde começar. Não sei se falo do pôr do sol em Zimbros, ou do pastel de camarão mais delicioso do mundo em Canto Grande, ou da trilha da Sepultura, ou do Retiro dos Padres e tô deixando de lado meu restaurante favorito em Bombas. Sim, Bombinhas é tudo isso e mais um pouco. Está localizada em uma península que recebe tanto águas calmas para famílias felizes quanto ondas radicais para os surfistas! Você entra na cidade sendo arrebatado por um mirante da primeira praia (Bombas) e é só uma pontinha do que está por vir. Vou separar por áreas de interesse para facilitar:

Praias com ondas calmas para família: Bombinhas, Zimbros, Canto Grande (mar de dentro), Conceição, Tainhas. Às vezes Mariscal e Bombas mas, depende do vento.

Bombinhas-praia-de-conceição
Salva vidas que nada! Na praia de Conceição em Bombinhas quem observa o mar são as corujasburaqueiras!

Praias para Surfistas: Quatro Ilhas. Mariscal e Bombas (nem sempre).

Praias para farofar, beber, cair e levantar: Bombas e Bombinhas

Bombinhas-praia-de-tainhas
Tainhas – uma preciosidade em Bombinhas

Praias de cair o queixo: Retiro dos Padres e Tainha

Para Mergulho: Contrate as empresas da região se quiser fazer um mergulho com snorkel ou cilindro. Quase sempre tem promoções nos sites de compras coletivas. Nunca fui,e é minha promessa aqui, pois foi a única coisa que ainda não fiz depois que vim morar pra cá! Marca o @historiaeviagens no Insta e me contem como é, minha gente!

 

Bombinhas-trilha-da-praia-da-sepultura
Trilha da Praia da Sepultura, excelente para fazer com crianças

Para trilhas:
Trilha da Sepultura- Trilha fácil, não precisa calçado específico vai de boa, só seguir reto mato a dentro, acessível para crianças.
Trilha do Morro do Macaco ou 360° – Esta trilha tem início em meio às pedras do canto da praia de Canto Grande (mar de dentro) mas pode-se acessar lá de cima, poupa alguns metros de subida, mas não é tão emocionante. Trilha média, precisa de um calçado confortável. Não recomendável para crianças muito pequenas.

Bombinhas-excelente-infraestrutura-praias
Excelente Infraestrutura nas praias de Bombinhas, mas não esqueça de pagar a TPA.

Compras, Restaurantes e supermercados: Bombas e Bombinhas – Por sinal em Bombas existem vários restaurantes especializados em frutos do mar que são uma loucura! Massss, prepare o bolso, não costumam ser muito acessíveis (infelizmente ou graças a Deus, senão eu ia todo dia).

Vai-por-mim-Bombinhas
Ufa! E a gente nem conversou sobre o Beto Carrero (aqui do lado), sobre a Serra do Rio do Rastro ou a Oktoberfest de Blumenau! Queridos leitores do Blog Viajante em Série, foi um prazer acompanhá-los nesta viagem virtual. Querida Susy obrigada pelo convite! Querendo saber mais? Siga @historiaeviagens no Instagram e seja bem vindo à esta terra linda que eu chamo de lar, Santa Catarina!

Viajante-em-serie-agradece.jpg

26 comentários em “Floripa e litoral catarinense

Adicione o seu

  1. Sensacional!!!! Amei essa parceria!! Parabéns Viajante em Série e História e Viagens!! Cíntia: roteiro mega completo de nosso Estado tão belo e fotos de cartão postal!! Tenho certeza de que os leitores do blog vão querer nos visitar!

    Curtir

  2. Relatos perfeitos, fotos lindíssimas e com propriedade de quem mora em Santa Catarina! Conheço a maioria dos lugares e , às vezes, visitamos alguns e não precisamos voltar , mas estes citados por Cintia, é impossível não voltar. Parece que sempre tem algo novo para ver. Minha dica fica: ” tirem muiiiitas fotos” ! Depois no sofá de sua casa conte por onde andou…ou cole-as na parede ( eu faço) , assim você terá suas recordações todos os dias! Parabéns Cíntia, que já foi por acaso, nossa ” guia” por la”!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Nossa, Neusa! Adorei o seu depoimento! Também tiro muiiiitas fotos nas viagens e quando bate aquela saudade, fico horas revendo-as. Legal saber que foi guiada pela Cíntia em Floripa, certamente, conheceu os lugares incríveis que ela colocou no roteiro aqui no blog. Obrigada pela visita e volte sempre!

      Curtir

  3. Adorei o post. Visitei Balneário Camboriú justamente durante o período de alta temporada e aconteceu comigo justamente o que vc disse, não sai com uma boa impressão. A cidade estava lotada!!! Quero voltar em outra época do ano para desfrutar da cidade sem estar tão lotada.

    Curtir

  4. Praia? Então é nordeste, certo? Olha, certo pode até ser, mas, com este post, sei bem que o sul também é um destino certeiro! Eu já fui a Florianópolis, mas para um congresso, e não aproveitei nada da cidade (naquela época eu era bobão e ainda não tinha sido iniciado nessa de aproveitar o máximo de qualquer viagem). Não conheci uma praia sequer, acredita?

    Na próxima, já sei que tem muito lugar bacana pra conhecer. Balneário Camboriú é um destaque, hein?

    Ótimo post, parabéns à Cíntia 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fiz esse roteiro da Cíntia há muitos anos no início do mês de janeiro e peguei praias lotadíssimas. O engarrafamento na entrada de Bombinhas era quilométrico. Por isso, concordo plenamente com a Cíntia quando sugere visitar as cidades Balneário Camboriú e Bombinhas fora da alta temporada! Nada melhor do que tranquilidade para apreciar tanta beleza, né? Um abraço.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Vamos viajar pra onde agora?

Roteiros, dicas e relatos de viagens

TripBruta

O mundo através dos meus olhos

http://ondevimparar.com.br/

Roteiros, dicas e relatos de viagens

Roteiro na Mão

Roteiros, dicas e relatos de viagens

Viajandinhas

Dicas de viagens de irmãs viajandinhas

The Get Away

Roteiros, dicas e relatos de viagens

%d blogueiros gostam disto: