
Floripa é aquele tipo de lugar que agrega todas as tribos! Centro histórico bem preservado, praias para todos os gostos e uma vibe de eterno alto-astral atraem para a capital catarinense jovens, casais e famílias. Tem programa para todo mundo: esportes, festas, descanso, culinária de primeira, seja qual a for a pedida, Florianópolis está pronta para receber e surpreender o visitante. E nada melhor do que uma moradoda para mostrar as atrações principais de um destino. Por isso Viajante em Série convidou Cíntia Ferreira, do instagram @HistóriaeViagens, para contar os programas imperdíveis e os segredinhos que só os locais conhecem. Siga os passos de Cíntia e veja Floripa e mais quatro cidades do litoral catarinense pelos olhos de quem é de casa! (Suzy Freitas)
Cinco destinos imperdíveis em Santa Catarina
Texto e fotos de Cintia Ferreira do Instagram @HistóriaeViagens
Como um dos melhores estados para se viver no Brasil, Santa Catarina lidera no quesito qualidade de vida e segurança. Este ano, Florianópolis foi apontada como a segunda melhor capital para sossegar a vida e estabelecer o ninho. Gaúcha por nascimento e catarinense de coração, eu vou listar pra você cinco cidades imperdíveis do litoral norte catarinense, sob o ponto de vista local, pra deixar você ansiosa (o) para fazer as malas! Bora se aventurar?
1- Florianópolis, muito prazer!

Floripa é um destino turístico muito interessante. Se você tem aí 15 dias de férias e é a sua primeira vez no estado, com absoluta certeza, serão dias bem aproveitados e você não precisará nem sair da cidade. Basicamente todas as praias têm ou estão próximas de bairros que com infraestrutura de supermercados, restaurantes e lojas. A cidade é bem servida de linhas de ônibus, Uber e táxi.
A ilha é dividida em três regiões principais:
Norte, com praias voltadas para o continente, águas calmas e infraestrutura completa.
Recomendo muito o pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa e para contrastar, faça um passeio até a exuberante (e polêmica) Jurerê Internacional com suas mansões Hollywoodianas.

Sul, região que nos últimos anos vem chamando muito atenção dos turistas e particularmente hoje, é a minha região favorita. É a Floripa roots, pois aqui se vê muito forte a influência portuguesa tanto na arquitetura, na gastronomia e inclusive nos moradores locais. Esta região tem sido um refúgio em meio a agitação do verão para os turistas que preferem praias agrestes e um ar mais rural.

Nesta área estão as “fazendas” de ostras e restaurantes famosíssimos por preparar divinamente esta iguaria tão deliciosa. Do lado leste do sul da ilha (bússola por favor, Google) tem um local especial: praia da Solidão, calma e com uma natureza de deixar sem fala, é um lugar perfeito pra passar a tarde farofando com a família sem precisar disputar espaço na areia.

Leste, famosa por suas praias de surfe e pela gastronomia ímpar. Nesta região estão as praias famosas de Joaquina e Campeche (o nascer do sol lá é emocionante), mas também existem alguns refúgios em meio à mata acessíveis por trilha.

Internamente à ilha, está a famosa Lagoa da Conceição, com os restaurantes de frutos do mar mais deliciosos da região. Recomendo cautela e pesquisa de preço (pois pode variar muito de um restaurante para o outro) e prove a sequência de camarão, é fantástica!
CURIOSIDADE: Você sabia que Florianópolis possui uma parte continental? Menos turística mas igualmente linda, possui vista exclusiva para a ilha!
Ok, você já conheceu Floripa, está com um carro e tem uns dias sobrando? Convido você para conhecer a região onde eu moro!
2- Itapema, a bela

Às margens da BR101, Itapema é uma excelente base para visitar as outras cidades da região (Balneário Camboriú, Penha, Bombinhas, Porto Belo, Blumenau, Joinville). Possui uma orla encantadora com águas calmas, bem estruturada e uma farta opção de hospedagem via AirBNB.
A beleza do mar e as plaquinhas indicando a “good vibe” da Itapema
Fica entre os aeroportos de Navegantes (30 minutos sentido norte) e Florianópolis (45 min sentido sul). Nesta cidade é possível fazer voos de ultraleve, admirar a vista do alto de um mirante, desbravar (e surfar) em uma praia (quase) privada: Praia Grossa. Aproveite para admirar o céu nas noites de lua cheia, o reflexo da luz no mar é emocionante!
3- Balneário Camboriú, a poderosa

Com skyline inconfundível, esta cidade me faz suspirar sempre! Como pode ser tão linda! Com praia para todos os gostos, possui uma geografia quase inacreditável mesmo sendo o segundo menor município do estado. Lá estão as baladas mais famosas do norte do Estado como Music Park e Green Valley, o prédio mais alto da América do Sul está sendo construído lá e muitos restaurantes e cafeterias renomados complementam a estrutura de sucesso que faz Balneário Camboriú ser um dos destinos mais procurados do Brasil.

Por se tratar de um município pequeno, conhecer todas as praias não é problema. Comece de manhã cedo percorrendo a LAP (Linha de Acesso às praias, acessível pela BR 101). Passe pelas belas praias agrestes de Estaleirinho, Estaleiro, Taquaras, Taquarinhas e ao descer o morro encante-se com a Praia das Laranjeiras. Almoce por lá e tome um teleférico para a Barra Sul. Siga caminhando por toda a orla até chegar ao pontal Norte. Lá você será maravilhado com a vista completa da orla, aproveite o anoitecer para fazer uma foto incrível! Balneário é bem servida de ônibus, taxi e, mais recentemente, o Uber.

CURIOSIDADE: Balneário Camboriú é muitas vezes chamada simplesmente de “Camboriú”, mas está errado! Camboriú é uma cidade fundada em 1884 da qual emancipou-se Balneário Camboriú em 1964!
4- Porto Belo, o tímido
Porto Belo é uma cidade daquelas que você se apaixona e pronto. Tem um ar de interior pesqueiro que eu amo. Geralmente as pessoas “passam” por Porto Belo em direção à famosa Bombinhas e não dão o seu devido valor. Nos últimos anos, até Neymar e Michel Teló se renderam às belezas paradisíacas da praia do Caixa D’Aço (procura aí Google, o clip I if I catch you do rapaz). Inclusive o passeio na Ilha de Porto Belo é recomendadíssimo (cerca de R$ 10 a R$15 por pessoa). Está na região? Dê uma chance para Porto Belo, vou colocar algumas fotos aqui e ver se eu te convenço!


5- Bombinhas, eu sou quem você quiser baby

Pra você ter noção, eu nem sei por onde começar. Não sei se falo do pôr do sol em Zimbros, ou do pastel de camarão mais delicioso do mundo em Canto Grande, ou da trilha da Sepultura, ou do Retiro dos Padres e tô deixando de lado meu restaurante favorito em Bombas. Sim, Bombinhas é tudo isso e mais um pouco. Está localizada em uma península que recebe tanto águas calmas para famílias felizes quanto ondas radicais para os surfistas! Você entra na cidade sendo arrebatado por um mirante da primeira praia (Bombas) e é só uma pontinha do que está por vir. Vou separar por áreas de interesse para facilitar:
Praias com ondas calmas para família: Bombinhas, Zimbros, Canto Grande (mar de dentro), Conceição, Tainhas. Às vezes Mariscal e Bombas mas, depende do vento.

Praias para Surfistas: Quatro Ilhas. Mariscal e Bombas (nem sempre).
Praias para farofar, beber, cair e levantar: Bombas e Bombinhas

Praias de cair o queixo: Retiro dos Padres e Tainha
Para Mergulho: Contrate as empresas da região se quiser fazer um mergulho com snorkel ou cilindro. Quase sempre tem promoções nos sites de compras coletivas. Nunca fui,e é minha promessa aqui, pois foi a única coisa que ainda não fiz depois que vim morar pra cá! Marca o @historiaeviagens no Insta e me contem como é, minha gente!

Para trilhas:
Trilha da Sepultura- Trilha fácil, não precisa calçado específico vai de boa, só seguir reto mato a dentro, acessível para crianças.
Trilha do Morro do Macaco ou 360° – Esta trilha tem início em meio às pedras do canto da praia de Canto Grande (mar de dentro) mas pode-se acessar lá de cima, poupa alguns metros de subida, mas não é tão emocionante. Trilha média, precisa de um calçado confortável. Não recomendável para crianças muito pequenas.

Compras, Restaurantes e supermercados: Bombas e Bombinhas – Por sinal em Bombas existem vários restaurantes especializados em frutos do mar que são uma loucura! Massss, prepare o bolso, não costumam ser muito acessíveis (infelizmente ou graças a Deus, senão eu ia todo dia).
Ufa! E a gente nem conversou sobre o Beto Carrero (aqui do lado), sobre a Serra do Rio do Rastro ou a Oktoberfest de Blumenau! Queridos leitores do Blog Viajante em Série, foi um prazer acompanhá-los nesta viagem virtual. Querida Susy obrigada pelo convite! Querendo saber mais? Siga @historiaeviagens no Instagram e seja bem vindo à esta terra linda que eu chamo de lar, Santa Catarina!
Sensacional!!!! Amei essa parceria!! Parabéns Viajante em Série e História e Viagens!! Cíntia: roteiro mega completo de nosso Estado tão belo e fotos de cartão postal!! Tenho certeza de que os leitores do blog vão querer nos visitar!
CurtirCurtir
Amei escrever um roteiro para este blog tão querido! Espero que os leitores gostem! Beijos!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nós que adoramos a sua participação! E, claro, amamos as dicas de Floripa e de todas essas cidades lindas indicadas por você! Tem tanto tempo que estive no Sul, que fiquei morrendo de vontade de voltar. Um beijo grande!
CurtirCurtir
Que lindo o lugar! ótimo para ser visitado nos feriados e fins de semana.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pois é Yuri, dá vontade de passar cada final de semana numa cidade dessas! Obrigada pela visita!
CurtirCurtir
Que bom que gostou! Lugares maravilhosos, né? Dá vontade de visitar um a cada fim de semana! Obrigada pela visita Yuri e volte sempre para conferir nossos roteiros.
CurtirCurtir
Adorei as dicas de Floripa e de outras praias do litoral catarinense!!! Saber os roteiros melhores para curtir com a família é sensacional !!! Parabéns Viajante em Série e História e Viagens e parabéns a Cintia tb, por suas dicas.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fico feliz que você tenha gostado Silvana! Nada melhor do que uma moradora local para dar dicas aos visitantes, não é mesmo? E Cíntia fez isso com muita competência. Visite sempre nosso blog. Um abraço.
CurtirCurtir
Sempre fui apaixonado pelos encantos de Santa Catarina e pelos relatos motivadores da Cíntia acho que ainda faltam muitos recantos a conhecer … Bora pra lá!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Amarildo! Estive em Santa Catarina há muitos anos e, agora, depois de ver as dicas e as fotos de Cíntia, fiquei empolgada para voltar! Obrigada pela visita ao Viajante em Série.
CurtirCurtir
Uau!!! Ainda bem que vim ler o blog de vocês! Estamos indo em setembro para Floripa e precisávamos saber algumas dicas para outros lugares diferentes! Obrigada
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom receber a visita de vocês! Ótimo que poderão aproveitar as dicas. O post foi escrito pela Cíntia, do IG História e Viagens, ela mora em Floripa e conhece tudo de lá. Abraços e boa viagem.
CurtirCurtir
Ver as fotos e a descrição delas faz querer voltar e conhecer de novo e de novo e de novo… Amei as dicas todas! Parabéns!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom que gostou do roteiro! Santa Catarina tem uma beleza exuberante, né? Volte sempre para nos visitar. Um abraço.
CurtirCurtir
Simplesmente perfeito esse guia de Floripa. Vou anotar todas as dicas pois estarei por lá em Novembro!
CurtirCurtir
Que bom que gostou, Sabrina! Você não para, heim? Uma viagem por mês! Aproveite muito. Beijos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que nada, ainda relatando a viagem para Califórnia. Mas em 15 dias estarei em terras do tio Walt! De novo! Kkkk
CurtirCurtido por 1 pessoa
Relatos perfeitos, fotos lindíssimas e com propriedade de quem mora em Santa Catarina! Conheço a maioria dos lugares e , às vezes, visitamos alguns e não precisamos voltar , mas estes citados por Cintia, é impossível não voltar. Parece que sempre tem algo novo para ver. Minha dica fica: ” tirem muiiiitas fotos” ! Depois no sofá de sua casa conte por onde andou…ou cole-as na parede ( eu faço) , assim você terá suas recordações todos os dias! Parabéns Cíntia, que já foi por acaso, nossa ” guia” por la”!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nossa, Neusa! Adorei o seu depoimento! Também tiro muiiiitas fotos nas viagens e quando bate aquela saudade, fico horas revendo-as. Legal saber que foi guiada pela Cíntia em Floripa, certamente, conheceu os lugares incríveis que ela colocou no roteiro aqui no blog. Obrigada pela visita e volte sempre!
CurtirCurtir
Eu sou uma mula, respondi de Floripa pensando na Disney, kkkk. Vou pra um Congresso em Floripa, vou num pé e volto noutro.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Mas o que importa é que vai viajar, até a trabalho é bom! (risos).
CurtirCurtir
Muito bacana o artigo. Oferece uma vasta informação sobre a ilha. Parabéns. Vou mostrar para a Sil para convencê-la a ir. Eu adoro a Ilha mas não a visito há 20 anos 😦
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom que gostou Adriano! Eu fui há muito tempo também, mas agora já estou atualizada pelo artigo de Cíntia para uma volta! Um abraço
CurtirCurtir
Adorei o post. Visitei Balneário Camboriú justamente durante o período de alta temporada e aconteceu comigo justamente o que vc disse, não sai com uma boa impressão. A cidade estava lotada!!! Quero voltar em outra época do ano para desfrutar da cidade sem estar tão lotada.
CurtirCurtir
Praia? Então é nordeste, certo? Olha, certo pode até ser, mas, com este post, sei bem que o sul também é um destino certeiro! Eu já fui a Florianópolis, mas para um congresso, e não aproveitei nada da cidade (naquela época eu era bobão e ainda não tinha sido iniciado nessa de aproveitar o máximo de qualquer viagem). Não conheci uma praia sequer, acredita?
Na próxima, já sei que tem muito lugar bacana pra conhecer. Balneário Camboriú é um destaque, hein?
Ótimo post, parabéns à Cíntia 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fiz esse roteiro da Cíntia há muitos anos no início do mês de janeiro e peguei praias lotadíssimas. O engarrafamento na entrada de Bombinhas era quilométrico. Por isso, concordo plenamente com a Cíntia quando sugere visitar as cidades Balneário Camboriú e Bombinhas fora da alta temporada! Nada melhor do que tranquilidade para apreciar tanta beleza, né? Um abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa