Planejar é preciso!

planjando-viagem-gol

Em julho deste ano, publiquei uma notinha aqui no blog, falando sobre meus planos de viagens. Queria aproveitar um dos feriadões do segundo semestre para conhecer um novo destino nacional. Como moro em Salvador, meus focos eram a Ilha de Tinharé, vizinha a Morro de São Paulo, e o povoado de Barra Grande, onde ficam as lindas piscinas naturais de Taipu de Fora.

Embora os dois destinos fiquem na região centro sul do litoral baiano, o acesso a ambos é dificultoso. É preciso pegar um ferry boat da capital para a Ilha de Itaparica a fim de cortar parte do trecho de estrada. Após o percurso de carro, é necessário deixar o veículo em estacionamentos, e seguir de barco para esses recantos ainda intocados.  Conclusão: eu perderia um dia e meio com locomoção numa viagem curta e cansativa. Foi aí que uma nova opção apareceu: Vitória, capital do Espírito Santo, um dos sete estados brasileiros que ainda não conheço.

Mudança de planos, vamos às pesquisas! A primeira descoberta foi excelente: voo direto pela Gol de Salvador a Vitória (1h30 de duração), saindo na quinta-feira, às 04h30 e retornando no domingo às 15h54, excelentes horários para aproveitar o feriadão e retornar para casa a tempo de dar uma descansadinha.

planejando-viagem-voo

Mas será que vale a pena? O que eu terei para ver em Vitória?  Vamos ao nosso amigo Goggle para que ele nos direcione aos queridos blogueiros de viagens que já passaram por Vitoria. Sim, há programas bem legais para fazer por lá.

A empolgação vai crescendo e vamos à pesquisa de hotéis. Outra ótima surpresa: o menor custo que já vi até hoje para capitais litorâneas no Brasil. Selado o destino, estou, agora, fechando a programação para aproveitar ao máximo meus dias capixabas.

Planejar é sempre necessário seja para uma viagem pequena como essa ou uma grande trip! Planejar não significa engessar seu passeio nem virar um obsessivo cumpridor de programas que não caibam no tempo ou se estressar com os imprevistos.

pesquisa-vitória

Quando planejo uma viagem, minha primeira equação é: qual período posso viajar? Quais os destinos são prioridade? Como estará o tempo nesse local na duração da viagem? Até quanto pretendo gastar? Esses fatores são preponderantes quando se tem que conciliar férias de várias pessoas da família e quando se deseja conhecer lugares não indicados em determinadas estações do ano.  Não adianta fazer aquela viagem pro Caribe no período de chuvas ou querer esquiar em Bariloche em fevereiro!

⊗ ⊗ ⊗ ⊗

Dicas espertas

Quando o destino é praia, sempre consulto o post Praiomêtro, do site Viaje na Viagem, que traz a previsão de chuvas dos locais mais procurados no Brasil e Caribe.

 Se a viagem tiver passeio para piscinas naturais ou outra atração que dependa das marés, siga o passo a passo do Viaje na Viagem e aprenda a consultar a Tábua de Marés, clicando neste post. Já usei e deu super certo!

⊗ ⊗ ⊗ ⊗

Definido o destino, pesquiso os meios de transportes mais eficazes, a necessidade de comprar ingressos com antecedência, os horários e localizações das atrações que pretendo visitar para agrupá-las da forma mais lógica, o trânsito na cidade, os restaurantes mais indicados, quais os bate-volta podem ser incluídos no roteiro. Faço uma previsão dos custos e anoto tudo numa planilha para comparar o orçado com o efetivamente gasto. Com esses dados, tento adequar meus desejos de conhecer o máximo que puder, com o ritmo que me dará prazer em cumprir o programa.

O planejamento evita surpresas desagradáveis, perda de tempo e muita chateação, mas se você está viajando a lazer não se desespere se algo não saiu como o planejando. Afinal de contas, você está ali para se divertir, não é verdade?

Viagens internacionais

O planejamento de viagens internacionais demanda muito mais antecedência e esforços, pois muitas vezes envolve a aprovação de vistos, a contração de seguros, providências como vacinas exigidas no destino, compra da moeda estrangeira, roaming ou chip internacional para celular. Além disso, estando a milhares de km de  casa, qualquer imprevisto fica mais difícil de ser resolvido.

DSC06760
Programa para a família toda em Cancún

Costumo iniciar o planejamento de uma viagem internacional com oito a seis meses de antecedência, entre a definição do destino até a realização do sonho. Meu primeiro passo é sempre a compra das passagens aéreas, que representa a despesa mais alta de uma viagem e, muitas vezes, é fato decisivo até mesmo para mudança de rota. Providencio tanto os bilhetes dos trechos Brasil-destino-Brasil, como dos trechos internos no país destino (voos, trens, ônibus, carro alugado).

planejando-viagem-pesquisa

Nas trips internacionais, a pesquisa é muito importante porque você entrará, literalmente, em território estrangeiro. Por isso, procuro informações detalhadas sobre melhor localização para se hospedar, segurança, costumes locais, mapas com as distâncias que serão percorridas entre uma atração e outra, visualizo no aplicativo Goggle Maps os locais onde ficam o hotel e os programas que pretendo fazer à noite.

Também vou coletando indicações dos viajantes sobre o que deu ou não certo em suas viagens. Salvo arquivos no Word com as informações encontradas de cada uma das cidades que visitarei. No final, faço um resumo do roteiro dia-a-dia (com as principais observações), salvo no celular e imprimo uma cópia para levar comigo.

Viagens com crianças e adolescentes

Sempre viajei com os meus dois filhos, desde que eram pequenos. Geralmente, começava as viagens mais distantes depois que eles completavam dois anos. Nesse tipo de programa, os pais devem tomar cuidados redobrados com destino, meio de transporte, hospedagem, bagagem, e, claro, com as atrações adequados às crianças. Há tempos, meus filhotes já passaram dessa fase e eu estou destreinada (risos), mas as mamães autoras do blog Viajo com Filhos, tem dicas imperdíveis para viagens com os pequenos. Se você vai se aventurar nessa área, não deixe de visitar o site.

IPhone de Ju 336
Museu de Quadrinhos em Bruxelas: programa para agradar filhos

Minha filha caçula ainda está na fase da adolescência, por isso, nas nossas trips, ouço-a atentamente para conciliar os desejos dela com a programação da família. Já inclui Bruxelas num roteiro pela Europa porque ela pediu para conhecer os museus de histórias em quadrinhas que têm na Bélgica. Em Barcelona, descobri onde ficava o maior shopping da cidade (completamente fora do circuito turístico) para fazer compras de uma marca de roupas que não vende no Brasil. Em Los Angeles, eu, que nunca tinha assistido uma partida de basquete inteira nem na TV, me vi sentada (e animadíssima) num jogo ao vivo no Staples Center! Em contrapartida, ela nos acompanha (com prazer) em concertos, museus, longas caminhadas! Enfim, nossas concessões mútuas são sempre motivos de enriquecimento de nossas viagens.

Viagens com amigos

Como sou a viajante em série da turma, também costumo planejar viagens com grupos da família ou amigos. Nessas empreitadas, coleto todas as informações possíveis sobre o destino para que o pessoal saiba exatamente o que pode encontrar. Ao longo das pesquisas, vou passando os horários de voos, hotéis, programas, num grupo criado no whattsapp para esse fim, e pedindo a opinião de todos.

Vinícolas e visita a Valparáiso em viagem com amigos ao Chile

Antes da partida, marco um encontro prévio para passar o resumo do roteiro básico, que será feito por minha trupe (marido e dois filhos) e informo as opções de programas e atrações que não me interessaram mais podem agradar outros parceiros. Durante a viagem, fazemos juntos a maior parte dos programas (principalmente os que foram agendados ou comprados com antecedência), ficando cada um com liberdade de optar por algo diferente e mais adequado às suas expectativas. Geralmente, os homens incluem programas esportivos, visitas a estádios! As mulheres correm às compras! No final, dar pra todo mundo ser feliz!!!

para-um-planejamento-mais-detalhado

 

Clique aqui para conferir o post com todos os detalhes do planejamento super eficiente da autora do Sozinha pelo Mundo.

E aí, tudo planejado? Agora é só curtir a viagem e ter sempre bom humor para contornar os imprevistos, pois a aventura e a descoberta do novo fazem parte da alma do viajante.

Tem dicas ou sugestões de como planejar bem uma viagem? Deixa seu comentário aqui! Sua opinião é muito importante pra gente!

32 comentários em “Planejar é preciso!

Adicione o seu

  1. Não conhecia esse post Praiômetro, gostei. E descobri esse negócio das marés somente quando visitei Porto de Galinhas. Juro pra você, não tinha ideia de que era importante até chegar lá, mas, de sorte, a maré estava boa \o Porque compramos passagem sem pensar nisso.

    Outra coisa que é bacana é olhar as fases da Lua… acho que, pra ir para o meio do mato, uma lua nova é bacana, porque o céu fica super estrelado!

    Ótimo post! Planejar é imprescindível!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Meu planejamento é muito parecido com o seu e aqui em casa também sou eu quem faço as pesquisas! O marido fica com as planilhas! Acredito que uma viagem pode ser melhor aproveitada quando se sabe o que fazer, onde ir e como. E também concordo que o prazer da viagem acontece ali, antes de ser realizada! É muito engraçado o que acontece comigo: como leio muito sobre o destino, quando chego pessoalmente, me sinto familiarizada! Parece que sempre conheci! Adorei seu post! O planejamento da Sabrina é uma excelente recomendação, pois não vi outro mais completo que o que ela desenvolveu! Parabéns!!

    Curtir

  3. Planejar é viajar ao destino antes mesmo de chegar nele. Confesso que antigamente era bem mais detalhista fazendo a lição de casa, mas acho que à medida que vamos ganhando experiência como viajantes, passamos a primar também pela serendipidade. Saber onde ficar, o que tem que fazer é fundamental, mas adoro fazer descobertas fora do roteiro.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Identificação nível 1000% com esse post! Amei!!
    Também uso o praiômetro e quando planejo viagens internacionais pesquiso a previsão estendida no AccuWeather.
    Sou super detalhista nos planejamentos e uso planilha de Excel pra tudo (do roteiro ao financeiro) e facilita tanto!
    Parabéns pela matéria super bem escrita! Com certeza muito útil!!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Planejamento é sempre necessário seja em uma viagem de final de semana ou uma eurotrip, adorei suas dicas, principalmente do site par verificar como está as marés, confesso que quando vou viajar pro litoral nunca pesquisei sobre esse detalhes, agora não passa mais em branco.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Eu falou para uma esposa que o planejamento e pesquisa da viagem já é uma viagem dentro da viagem, pois estamos vendo as atrações que vamos visitar os lugares que podemos ir comer, as dicas dos blogueiros que hoje em dia é mais importante que um dica de uma revista ou agência. Fora que planejar evita surpresas na viagem.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Das coisas que mais gosto de fazer neste mundo de viagens é…precisamente planeá-las! Adoro preparar os roteiro, pesquisar e comprar os voos, alojamentos, ver as questões de vistos, etc. Gostei de ler este artigo, pois ajuda a reviver esta fase importante de viajar!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Não conhecia o Praiometro e agora vou começar a usá-lo!! Que ótima dica.
    Também faço um planejamento dessa forma, gosto de conhecer cada rua para já saber anda mais ou menos e não me perder quando estiver sem o google maps hahahaha
    Planejamento assim é ótimo para saber também o quanto gastar e etcc.
    Parabéns! Adorei o post

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Vamos viajar pra onde agora?

Roteiros, dicas e relatos de viagens

TripBruta

O mundo através dos meus olhos

http://ondevimparar.com.br/

Roteiros, dicas e relatos de viagens

Roteiro na Mão

Roteiros, dicas e relatos de viagens

Viajandinhas

Dicas de viagens de irmãs viajandinhas

The Get Away

Roteiros, dicas e relatos de viagens

%d blogueiros gostam disto: