Memórias de uma road trip pelo Nordeste

 

Dromedários nas dunas de Genipabu
Passeio de dromedário pelas dunas de Genipabu

O litoral do nordeste brasileiro tem belezas incríveis. Como moramos em Salvador e adoramos viajar em família, decidimos fazer uma road trip pelo Nordeste, da Bahia ao Ceará, durante 22 dias. Já conhecíamos boa parte do litoral que vai do norte de Salvador ao sul de Recife e partimos direto para a capital pernambucana, onde ficamos três noites, deixando um dia inteiro para Olinda.

Este é um relato de memórias de uma viagem para inspirar você a pegar o carro e partir pela estrada. Mas se você quiser ver nossos roteiros atualizados e completos com dicas de atrações, passeios, hospedagem e restaurantes no Nordeste, confira esses posts:

Recife e …Ó linda!!!

Olinda vista do alto da Sé
A histórica Olinda, vizinha a Recife, merece uma visita

A pequena cidade histórica é parada obrigatória para quem viaja pelo litoral nordestino. Fica a apenas 10 km de Recife e dá para fazer o básico num bate-volta partindo da capital. O maior charme de Olinda são suas igrejas barrocas e o casario colonial. Do alto da Sé tem-se uma vista panorâmica da cidade, que também é rica em ateliês de artistas e tem excelentes opções gastronômicas. Visitamos o Portal das Artes, que reúne marionetes de mamulengos, esculturas de barro e de papel machê de vários artesões de Pernambuco. Para o almoço, escolhemos o clássico “Oficina do Sabor” e experimentamos o camarão ao creme de manga servido dentro de uma moranga (abóbora). Uma delícia!

vista aérea de Recife
O mar esverdeado de Recife encanta o visitante

Nossa passagem pela Paraíba foi breve (três dias), mas com tempo suficiente para conhecer a bela capital João Pessoa e parar em vilarejos à beira mar ao longo do caminho, até chegarmos ao Rio Grande do Norte.

O plano inicial era pernoitar nas capitais e fazer bate-voltas para as praias próximas, mas nos demos ao luxo de sair do planejamento e pernoitar em alguns lugares que nos encantaram, como Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, onde ficamos duas noites.

Praia do Madero Rio Grande do Norte
A beleza da praia do Madeiro, em Tibau do Sul, fica para sempre na memória

Tibau fica a 8 km da famosa e movimenta praia de Pipa, mas é bem mais tranquilo e igualmente lindo, com praias cercadas de altas falésias com vistas panorâmicas como as praias do Madeiro e de Cacimbinhas. Embora o avião seja nosso meio preferido de viagem, rodar de carro tem a vantagem de se descobrir tesouros no meio do caminho.

Inesquecível Rio Grande do Norte

Pense num lugar lindo e com características marcantes! O Rio Grande do Norte preenche esses requisitos. Lá você pode sair de um banho numa lagoa deliciosa como Pintangui, direto para um passeio de bugue pelas dunas gigantes de Genipabu ou até mesmo para se fantasiar de árabe, subir num dromedário e andar por um “deserto” de areia à beira mar!!!

Dali você pode se esconder sobre a sombra do maior cajueiro do mundo em Pirangi ou avistar golfinhos no mirante da praia de Barra da Tabatinga. Se quiser badalar, tem o super agitado centro de Pipa ou a praia de Ponta Negra, em Natal!

Passeio em Genipabu
Passeio no “deserto” à beira-mar

E preciso fazer uma confissão: embora eu seja baiana, o melhor camarão que comi na vida foi num restaurantezinho caseiro perdido no meio do mato, em Nísia Floresta, no caminho para visitar as lagoas. Resumindo: Natal e litoral do Rio Grande do Note é um destino tão fantástico que nós repetimos a dose e voltamos lá anos depois da primeira road trip.

Falésia em praia do Rio Grande do Norte
Falésias imponentes marcam as praias do litoral do Rio Grande do Norte

O Ceará não deixa por menos. Aqui também burlamos o planejamento para nos deleitar por dois dias nas areias de Canoa Quebrada. Do vilarejo, aproveitamos para conhecer de bugue as belíssimas praias do litoral ao sul de Fortaleza. E quando chegamos à capital ainda fomos brindados com uma overdose de diversão e gastronomia – nunca comemos tanta lagosta e camarão pagando tão pouco!

O Ceará é um celeiro de humoristas (Chico Anysio, Renato Aragão, Tom Calvanti são alguns dos grandes nomes do humor nacional que nasceram no Estado). Em Fortaleza há excelentes espetáculos de humoristas talentosos que estão começando a carreira. Assistimos alguns e nos divertimos muito. A praia do Futuro com suas megas barracas é lugar para se passar o dia, mas você não vai querer deixar de visitar o maior parque aquático do Brasil, não é mesmo? Então, reserve pelo menos dois dias para o Beach Park e volte para casa com a sensação de que rodou por quase um mês pelo paraíso. Foi assim que retornamos a Salvador.

 

7 comentários em “Memórias de uma road trip pelo Nordeste

Adicione o seu

  1. Adorei sua road trip!! Aqui em casa somos apaixonados pelo Nordeste e tem vários desses lugares que não conhecemos! Inclusive nos falta o Rio Grande do Norte! Sempre nos dividimos entre Pernambuco e Alagoas, embora já tenhamos ido a outras capitais. Mas nada como ler um roteiro completo para despertar a curiosidade e a vontade de pegar o carro e percorrer esses paraísos brasileiros!! Parabéns pelo post! Ah! Lembrar da Oficina do Sabor me deu água na boca!

  2. Adorei essa road trip! Mandou muito bem no roteiro. Recife é lindo e repleto de histórias e essas praias do Rio Grande do Norte são demais! Obrigada por dividir isso com a gente!
    Gostei das dicas culturais também! Já quero viajar pro Nordeste depois desse post 🙂

  3. De todos que falou ai em cima, fiquei doida para conhecer Natal! Até dromedário tem! Que lugar incrível!

    Do nordeste só conheço Pernambuco e Bahia, e ainda preciso conhece-los melhor! Ja quero uma trip igual a sua 😀

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: