![]() |
O colorido das velas das jangadas contrastando com o azul esverdeado do mar de águas calmas é o mais famoso cartão postal de Porto de Galinhas. Mas esse destino, localizado no município de Ipojuca (Pernambuco) oferece bem mais que o passeio às suas piscinas naturais.
Estivemos pela primeira vez em Porto, em 1998, num bate e volta saindo de Maceió. Passamos o dia na praia lotada e demos uma voltinha pelo vilarejo. Ficou o gosto de quero mais. Voltamos, então, para uma visita mais longa, de quatro dias, com direito a esticada até a praia dos Carneiros.
Optamos por fazer a viagem de Salvador a Porto de carro (782 km), eu, o maridão e nossa filha adolescente. Na ida, paramos na praia do francês, em Alagoas, para matar a saudade desse outro pedacinho super bacana do litoral nordestino. Aproveitamos para almoçar uma deliciosa moqueca de camarão no restaurante Parada de Taipas. Chegamos em Porto no início da noite, jantamos e dormimos no hotel Best western solar Porto de Galinhas.
ROTEIRO
Confira nossas escolhas em Porto de Galinhas:
![]() |
Praia de Muro Alto: a barreira de corais forma uma piscina paradisíaca |
1º dia
Contratamos com um dos bugueiros credenciados que ficam na porta do hotel, o passeio de bugue conhecido como “ponta a ponta”, ao custo de R$200,00 para os três passageiros. Recomendo muito esse passeio, pois além de ser bem agradável circular pela orla de bugue, oferece uma visão geral das praias, para que você possa retornar às que mais gostou. O passeio dura cerca de oito horas, percorrendo praias que ficam ao norte e ao sul da vila de Porto, de Muro Alto até o Pontal de Maracaípe.
Muro Alto: mesas e cadeiras dentro do mar
A primeira parada longa ocorre na Praia de Muro Alto, com águas calminhas que formam uma piscina paradisíaca. Nessa área ficam muitos resorts de luxo, mas mesmo quem não está hospedado no local, tem seu lugar ao sol, na imensa Barraca da Ana, onde pode-se comer e beber com cadeiras e mesas dentro do mar, quando a maré começa a encher. Uma delícia!

Deixamos o visual de sombreiros coloridos de Muro alto e partimos para as praias do Sul de Porto, mais vazias e frequentadas por jovens e surfistas. Paramos para o almoço no restaurante Barracuda, na Praia de Maracaípe, que tem ondas fortes, boa para surfe. Nem arriscamos um banho. O restaurante serve pratos regionais, peixes e furtos do mar e tem atendimento rápido. A área externa é toda enfeitada com esculturas de galinhas de madeira vestidas como se fossem pessoas em diversas posições. Aliás, essas galinhas, feitas por um artista plástico que se instalou em Porto, chamado Carcará, estão espalhadas por toda a cidade e dão um charme a mais ao destino.
Esculturas de galinhas coloridas estão espalhadas por toda a Vila
Após o almoço, partimos para um passeio pelo rio Maracaípe, feito em jangadinhas coloridas, o que torna a atração ainda mais pitoresca. No início, o jangadeiro mergulha no rio e captura um cavalo marinho num vaso de vidro com água para observação dos visitantes e logo em seguida o devolve ao rio. As crianças adoram.

O trajeto de ida e volta, do rio até o Pontal do Maracaípe, praia que fica no lado oposto, dura cerca de 50 minutos, com direito a parada para ver o por do sol no Pontal. Custa R$25,00 por pessoa. Pulamos da jangada para o bugue, que nos esperava para a volta ao hotel.
2º dia
Escolhemos esse dia para fazer o passeio mais tradicional de Porto de Galinhas: visita às piscinas naturais. É importante saber o horário exato da maré baixa para ter mais tempo nas piscinas, pois quando a maré enche, elas simplesmente desaparecem.
Piscinas naturais da praia de Porto
Piscininha com formato do mapa do Brasil
Fique de olho na maré
A maior atração de Porto de Galinhas são suas piscinas naturais. Para visitá-las e ter aquela vista dos cartões postais, você precisa ficar atento ao tempo e à maré.
As piscinas naturais só aparecem na maré baixa, que faz com que as águas fiquem represadas nos recifes, formando grandes aquários por período de cerca de quatro horas Mas o horário da maré baixa varia a cada dia, por isso antes de programar seu passeio, verifique os dias e horários das marés, consultando o site da Marinha (clique nesse link). Recomendo a leitura desse post do Viaje na Viagem, que explica passo a passo como consultar a tábua das marés.
O fenômeno das marés influência muito os passeios às piscinas naturais no Norte Nordeste do Brasil. As marés variam de acordo com as fases da lua. O melhor período para os passeios é na lua cheia ou nova, com nível mínimo da maré entre 0,1 e 0,3! Mas até com maré 0.7 é possível fazer a visita. As piscinas naturais se formam 1h30 antes do ponto mínimo e desaparecem 1h30 depois.
Por isso, programa seu passeio 1h30 antes do ponto mínimo da maré, para aproveitar bem. Acrescente nesse tempo a duração do deslocamento de barco até as piscinas (a travessia da praia de Porto até as piscinas dura cerca de dez minutos).
O tempo é outro aspecto que deve ser observado. Devem ser evitados os meses de chuva (abril-julho) e dias nublados, pois a transparência das águas só é vista em dias de sol.
Pode-se chegar às piscinas a pé por um acesso público, na maré baixa, mas há uma fila enorme. Prefira a travessia de jangada, que dura cerca de 10 minutos. Embora a vida marinha não seja tão intensa e diversificada quanto antes, o passeio ainda vale a pena. Mergulhe de snorkel e se encante com os muitos peixinhos coloridos, respeite o tempo de permanência e não retire nada da natureza. Curta e proteja o lugar, preservando para que novas gerações tenham o mesmo prazer de conhecê-lo.
Travessia de jangada e a praia da Vila de Porto
Depois das piscinas, demos uma voltinha pela praia da Vila, que é linda, mar do tipo piscininha, calmo e com águas azuis esverdeadas. O problema é conseguir um lugar ao sol, pois a praia fica sempre lotadíssima. Resolvemos, então, retornar ao hotel, para almoçar e aproveitar um pouco a estrutura de lazer.
À noite, fomos para o centro da vila, comprar artesanato e jantamos na La Crepêrie, A fila imensa na porta do estabelecimento já dá uma ideia das delicias que lhe esperam. E vale esperar. Crepes de massas finíssimas e recheios deliciosos fazem a festa com sucos exóticos. Embora o lugar seja pequeno para atender a toda a clientela na alta temporada, os atendentes são sempre atenciosos e depois que você consegue a sonhada mesa, tudo anda muito rápido. Garçons e atendentes trabalham com vestimentas típicas francesas, mesmo no calorão de Pernambuco.
3º dia
Reservamos esse dia para um bate-volta sensacional à Praia dos Carneiros. Clique aqui para ver o post de nosso passeio a essa que é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil.
4º dia
No nosso último dia em Porto, saímos à procura das piscinas naturais de Maracaípe. Infelizmente, não conseguimos encontrar a pessoa indicada para fazer o passeio. Decidimos, então, explorar um pouco mais a praia de pontal de Maracaípe, que tem mar menos revolto.
![]() |
Praia de Pontal do Maracaípe: deliciosa para “brincar” de surfe |
Escolha certeira! Ficamos num bar do lado esquerdo da praia e caímos na água onde vários jovens se aventuravam nos primeiros passos no surfe. A praia tem ondas fortes, mas é bem rasa. Passamos horas, eu minha filha e meu marido, brincando nas ondas altas e fortes, que se desfaziam num mar rasinho. Aventura com emoção, mas sem perigo. Essa é a minha praia!

Depois desse delicioso banho de mar, retornamos à praia de Maracaípe para almoçar no
João Restaurante, que serve peixes, frutos do mar e pratos regionais bem feitos e em boa quantidade. Atendimento cortês e rápido. E para complementar música e uma piscina para refrescar a clientela durante as refeições. À noite, após jantar no hotel, fomos rodar pelo centro da Vila, sempre cheio e super animado.
No dia seguinte, partimos, às 5h, de Porto para Salvador.
HOTEL
![]() |
Espreguiçadeiras de frente para o mar no hotel que nos hospedamos |
Best Western Solar Porto de Galinhas – Fica na praia do Borete, que não é muito adequada para banho, por causa das ondas fortes, todavia, possui boa área de lazer com piscina, jardins e espreguiçadeiras de frente para o mar. Há também uma área de jogos e um bar na piscina. A equipe de animação promove shows e brincadeiras para adultos e crianças. Ficamos num quarto simples, sem qualquer atrativo especial. Cama confortável e chuveiro eficiente, TV de tela plana e piso frio (adequado para a região Nordeste). A rede wi-fi funciona a contento. Na frente do hotel, ficam bugueiros que podem ser contratados diretamente pelo hóspede para passeios. Há estacionamento gratuito. Café da manhã variado e com qualidade. A equipe do hotel é simpática e gentil. No checkout, saímos às 5h da manhã e mesmo assim eles nos ofereceram o desjejum, embora fora do horário em que normalmente é servido. Tem bom custo-benefício e você pode conhecer tudo que Porto e arredores oferece.
Recomendo
Praias de Muro Alto, Pontal de Maracaípe e dos Carneiros, passeios de bugue e jangada.
O que mudaria numa próxima vez
Viajaria na baixa estação (entre outubro até a primeira quinzena de dezembro, pois o sol nessa época é frequente) para cacifar uma hospedagem num dos resorts que ficam na praia de Muro Alto. Na alta estação, os preços ficam impraticáveis.
Quer saber mais sobre Porto de Galinhas?
Se você vai viajar com a família ou crianças, veja aqui o post de Dani Góes do Blog Baú de Família, cheio de dicas para diversão com a garotada!
A Jaque do Viaje com Pouco acabou de publicar um guia completo sobre Porto. Dá uma conferida aqui. Se quiser acompanhar os passeios que ela fez por lá, clique neste post
Vai viajar em casal ou com amigos? Confira os programas incríveis de Mayara e Neuton, do Pinablog, que esticaram a viagem com paradas em Recife e Olinda!
E se você quiser dar uma visualizada geral em Porto, o Igor do blog S2station publicou um vídeo de sua viagem, que reflete bem a vibe do lugar!
Fotos de Suzy Freitas
Esse texto não contém anúncios ou publicidade. A citação de estabelecimentos visa apenas compartilhar com o leitor a opinião pessoal da autora sobre os serviços experimentados.
Adorei o roteiro de vocês!!! O nordeste do Brasil, sem dúvidas, nos reserva grandes momentos com a bela natureza! Sem falar na rica cultura e no povo acolhedor! É uma delícia desbravar essas praias! Muito obrigada pelo carinho da indicação!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Dani! Porto de Galinhas é realmente um destino encantador e as dicas de seu post estão imperdíveis. Adoro seus programas para crianças. Um beijo grande.
CurtirCurtir
Que delicia de roteiro e a viagem de carro tem, com certeza, um gostinho todo especial.
Que paraíso é esse? Nosso Nordeste não tem pra ninguém, maravilhoso.
Um grande beijo.
CurtirCurtir
Uma road trip de vez em quando faz um bem danado! Como moramos em Salvador, dá pra fazer alguns pontos do Nordeste, mas o Brasil todo oferece bons trechos para uma viagem de carro, ne? Obrigada pelo carinho de sempre. Bjs.
CurtirCurtir
Eba obrigada por nos linkar Susy! Roteiro Mara! Também fiquei com vontade de conhecer um dos resorts em muro alto. Gostei muito da praia com mar ds piscina ali. Pra crianças é sensacional?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pois é, Mayara! Pena que os resorts de Muro Alto tenham preços salgados na alta temporada. Mas se eu tiver uma oportunidade de voltar na baixa, vou tentar uma super promoção por lá! Obrigada pela visita. Beijos
CurtirCurtir
Somos apaixonadas por Porto de Galinhas. Fomos aí em 2009 e 2013, com certeza algumas coisas mudaram de lá pra cá. Mas vendo seu roteiro, consigo me lembrar de tantas coisas boas que fiz nessa cidade!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que legal, reativar as lembranças de uma boa viagem, né? Também fico assim quando vejo ou leio algo de um lugar por onde passei. Obrigada pela visita, queridas!
CurtirCurtir
Que dicas preciosas!! Principalmente sobre as marés.
Levarei esse post em conta numa futura viagem a porto
CurtirCurtido por 1 pessoa
As marés têm grande influência para as visitas de piscinas naturais no Norte Nordeste. Se não ficarmos de olho, corremos o risco de não visitar as piscinas. Obrigada pela vista!
CurtirCurtir
Excelente roteiro. O Nordeste eh um paraíso.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sensacional!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adorei conhecer Porto de Galinhas, mas fiz somente um day use, pois estava hospedada em Jampa. Adorei seu post, muito completo e com várias dicas importantes.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Carla! Obrigada pelo comentário. Se voltar a Pernambuco, fique mais tempo em Porto de Galinhas e aproveite para conhecer a Praia dos Carneiros, que fica a 50 km, uma das mais bonitas que já vi. Um abraço.
CurtirCurtir
Amei esse roteiro detalhado, dia-a-dia. Quero muito conhecer essas bandas, e agora o planejamento tá pronto, só imprimir essa página!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pois venha! Vai adorar.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tem uma semana que voltei desse paraíso e amei demais todo o relato!! Que saudade que fiquei de Porto! Ta aí um lugar que pretendo voltar logo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Jaqueline! Fico feliz que tenha gostado do post. Porto é um lugar bem gostoso, né? Você foi a Praia dos Carneiros? Veja nosso post com o bate-volta que fizemos de Porto até lá. Outro lugar que vale super a pena. Bjs.
CurtirCurtir
Adorei, vou copiar seu roteiro com certeza. kkkkkk
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada pela Visita! Um abraço, Hebe!
CurtirCurtir
Adorei o post! Porto de Galinhas merece muitas visitas!! A dica da maré é fundamental para curtir na plenitude toda essa beleza!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada pelo comentário! Volte sempre!
CurtirCurtir
Essa atenção ao horário da maré é fundamental mesmo! Ainda não conheci Porto de Galinhas, mas lembro que já tive que madrugar na praia para conseguir ver as piscinas naturais em outros pontos do Nordeste.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Verdade, Manuela! Nessa viagem, pegamos a mará vazia num bom horário, por volta das 9 h, mas às vezes é preciso madrugar e, em outras, nem dá para fazer o passeio porque a mará baixa ocorre de madrugada! Obrigada pela visita! Um abraço.
CurtirCurtir
Que lugarzinho mais delícia que eu estou para conhecer a tempos!! Adorei suas dicas, eu não tinha muita ideia de quantos dias ficar por lá. Quem sabe em 2018 não rola essa viagem??
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Aninha! Espero que visite Porto de Galinhas em breve. Se tiver mais tempo, uma sugestão é fazer um roteiro pelo litoral de Alagoas e Pernambuco. Um beijo.
CurtirCurtir
Fui para Porto do Galinhas faz muito tempo, fiz um bate de volta na cidade e não consegui aproveitar nadica. Vendo seu post deu ainda mais vontade de voltar e explorar a cidade, espero poder ir em breve. Adorei as dicas beijos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fico feliz que tenha gostado! Se tiver tempo para uma viagem maior, o ideal seria combinar o litoral sul de Pernambuco com o norte de Alagoas. Um abraço.
CurtirCurtir
Se tem um lugar que morro de vontade de conhecer é Porto de Galinhas!
Ler seu post e ver as incríveis fotos me deu mais vontade de riscar logo da lista de desejos.
Adorei!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá Rayane! Espero que você faça em breve a visita a Porto de Galinhas e não deixe de visitar também a Praia dos Carneiros, que pode ser conhecida num bate e volta, saindo de Porto! Temos post sobre essa visita. Você vai amar! Obrigada pelo comentário e volte sempre.
CurtirCurtir
Suzy, antes de mais nada, muito obrigado por divulgar a página de vídeos do S2Station. Agradecemos muito!
Agora, devo dizer que foi ótimo ler o teu post, pois me lembrei das coisas que fizemos lá por Ipojuca também. Praticamente fizemos o mesmo, o que é clássico, né? Foi tudo ótimo!
Futuramente farei um post também e indicarei vocês. Obrigado!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu que agradeço sua visita! Seus vídeos são inspiradores. Essa semana compartilhei no facebook o último que vocês postaram. Um show! Abraços.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que praias mais lindas né! Não conheço ainda e fiquei com bastante vontade de conhecer! Tudo muito lindo! Ótima dica com relação aos horários da maré e melhor época pra ir!! com certeza Porto de Galinhas está na lista de lugares a conhecer em breve.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Liany! Obrigada pela visita! Você vai gostar muito de Porto de Galinhas. Um abraço.
CurtirCurtir
Tô passada, não sabia que ficava com a cadeira dentro da água rsrs deve ser uma delícia! Preciso fazer um temporada de viagens no nordeste viu, tô atrasadinha rsrs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Elaine, não é por ser nordestina, não, mas super recomendo o destino! Um abraço.
CurtirCurtir
Que saudade de Porto de Galinhas! Ler esse post me fez ficar com mais vontade de voltar. É lindo demais!! Amei, bjs!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Legal que gostou! Volte mesmo, Lívia! Nordeste é bom demais! Bjs
CurtirCurtir
Fiz essa viagem há uns 7 anos eu acho… lembro do passeio de buggy, uma delícia! Mas não aproveitei tanto pq tinha emendado algumas viagens antes e essa foi a última, já estava cansada. Acho que está na hora de voltar e visitar tudo com mais calma… bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ótima ideia, Anna! Já estou imaginando suas fotos aquáticas nas piscinas naturais, pulando sobre dunas…Bjs
CurtirCurtir
Adorei o post, viajei junto com as fotos maravilhosas! Eu estive em Porto de Galinhas há muuuuito tempo, preciso voltar, vou seguir sua dica da baixa temporada. Abraços Renata
CurtirCurtido por 1 pessoa
Legal que gostou! Acho que o Nordeste é um destino que vale a pena repetir, dá para variar os estados e as praias! Planeja sua volta, Renata! Abraços.
CurtirCurtir
Eu amei conhecer POrto de Galinhas também e acho que a sua dica de ir em um período mais tranquilo é essencial, pois assim fica mais agradável de fazer os passeios!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fugir dos períodos super lotados, mas com garantia de sol, é a melhor opção para curtir a viagem, né?! Beijos
CurtirCurtir
Lindo demais… Eu moro no estado ao lado e nunca visitei acredita ? 😦 que vergonha! Ficou mto bom o post com todos os detalhes, vou me organiza pra conhecer também. Abraços
CurtirCurtido por 1 pessoa
Legal que gostou Alexandre! Eu moro na Bahia e não conheço alguns destinos top aqui do meu Estado, mas estão na lista (risos)! Você vai gostar de Porto! Abraços.
CurtirCurtir
Todos esses passeios são quase que obrigatórios para ver o melhor de Porto de Galinhas, né? A nossa filha amou as esculturas de galinhas e quis tirar foto com várias
CurtirCurtido por 1 pessoa
As esculturas são um charme a mais em Porto! Também adorei. Obrigada pela visita, Flávia!
CurtirCurtir
Todos esses passeios são quase que obrigatórios para ver o melhor de Porto de Galinhas, né? A nossa filha amou as esculturas de galinhas e quis tirar foto com várias
CurtirCurtido por 1 pessoa