Praia dos Carneiros

 

Placa do restaurante Bora-Bora na Praia dos Carneiros

Dez entre dez comentários que eu ouvia de viajantes apontavam a Praia dos Carneiros como uma das mais bonitas do Brasil. A praia fica no município de Tamandaré, em Pernambuco, a  107 km de Recife.  Na viagem de quatro dias que fizemos a Porto de Galinhas, não vacilei: reservei um dia para a tão falada praia. Era grande a expectativa para conhecê-la, ainda mais quando soube que o percurso de Porto de Galinhas até lá ficou bem mais fácil, após a inauguração da ponte sobre o Rio Ariquindá que faz a ligação da região de Amaraji à Praia dos Carneiros, possibilitando o acesso, sem ter que passar pela sede do município de Tamandaré.

Barquinhos na maré baixa na praia dos carnerios
Na maré baixa, o mar  forma uma imensa piscina natural

Como chegar

A distância é de 50 km do centro de Porto de Galinhas até a Praia dos Carneiros. A rota é a seguinte: pegue a direção para Serrambi, siga, então, à PE 060 e saia da estrada no novo acesso a Carneiros. Para entrar na praia, é preciso usar o estacionamento (pago) de um dos quatro restaurantes abertos ao público: Beijupirá Praia dos Carneiros, Pontal dos Carneiros Beach, Bora-Bora, Jobar e Arikindá.

Igreja de São Benedito na Praia dos Carneiros
Fincada na areia, a igrejinha de São Benedito (século 18) dá um charme especial à praia

Cerca de 50 minutos depois de deixar Porto, chegamos à Carneiros e nos instalamos no bar e restaurante Bora-Bora.  A praia é realmente linda, com águas esverdeadas, um extenso coqueiral e conta com um charme especial: a bucólica capela de São Benedito, do século 18, construída à beira-mar.

Detalhe da igreja de São Benedito do século 18
Detalhe da igreja que é usada para casamentos nesse cenário paradisíaco

O Bora-Bora fica na praia, tem uma mega infraestrutura com redário, espreguiçadeiras, banheiros, armários para guardar pertences, chuveiros e um amplo estacionamento. O restaurante oferece pratos variados e saborosos, porém os preços são um pouco altos, se comparados aos de Porto de Galinhas.

O que fazer

No próprio restaurante, contratamos um passeio de lancha, que nos levou a um grande banco de areia em pleno mar e depois à praia de Guadalupe, onde tomamos banho de argila e compramos produtos artesanais fabricados pelos moradores com o material retirado da praia. Na volta, fizemos uma parada na igrejinha fincada na areia para fotos. A praia dos Carneiros é belíssima e vale passar pelo menos um dia descobrindo seus encantos.

Maré enchendo no final do dia

Com a maré alta, o mar invade a faixa de areia
Final da tarde, na maré cheia, o mar invade o areal, mas ainda permite banho

CURIOSIDADE: DE ONDE VEM O NOME PRAIA DOS CARNEIROS?

Você pode estar imaginando que o nome da praia veio da antiga presença de um rebanho de carneirinhos que se refugiava em suas areias. Mas nenhum pastor levaria seus bichinhos para uma praia, pois morreriam de fome, não é mesmo?

A praia originalmente pertencia aos herdeiros do Visconde do rio Formoso, passando depois para a propriedade do Sr. José Henrique Carneiros, fato que originou o nome atual. Como é uma propriedade privada, seu acesso só é feito pelos hotéis e restaurantes, todos instalados “pé na areia” ou pelos proprietários de residências de veraneio construídas no local.

4

Esse texto não contém anúncios ou publicidade. A citação de estabelecimentos visa apenas compartilhar com o leitor a opinião pessoal da autora sobre os serviços experimentados.

Texto e fotos de Suzy Freitas

 

14 comentários em “Praia dos Carneiros

Adicione o seu

  1. Sou apaixonada por Carneiros! Tenho uma ligação afetiva: estava grávida quando fui pela primeira vez! E para mim é a praia mais linda que conheço dentro do nosso País!! Lindas as suas fotos!! Parabéns!

    1. Puxa, que legal! Essas ligações afetivas com os lugares fazem com que ganhem um lugar especial em nossos corações. Descobri que estava grávida de meus dois filhos depois de retornar de férias em Maceió, por isso amo a cidade e brinco com com os meninos, dizendo que são “alagobaianos” (risos)! Obrigada pelo carinho de sempre. Beijos

  2. Que delícia de praia e agora fiquei curiosa pra conhecer. Acredita que já estive duas vezes em Recife mas ainda não fui para Porto de Galinhas?? Uma vergonha isso!! Agora coloquei na minha listinha, além de Porto de Galinhas, a Praia dos Carneiros.
    Obrigada pelas dicas. Beijos.

    1. Pelo clima, seria maravilhoso, é tempo de sol e pouca chuva no Nordeste, o problema são preços que, geralmente,inflam no Ano Novo. Para fugir dos preços altos, indico os meses de novembro e a primeira quinzena de dezembro. Mas se você não tiver outra data, não custa nada fazer uma pesquisa de preços de voos e hospedagens! Boa sorte!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: