Visita ao Mosteiro de Montserrat

montserrat

Quando viajei para Barcelona (veja aqui nosso post sobre essa viagem), um dos passeios que mais queria fazer era a visita ao Mosteiro de Montserrat, que fica a aproximadamente 60 km da capital da Catalunha. Como tive que aliar os interesses de toda a família, que desejava programas tão diversos que iam de compras à visita ao estádio do Camp Nou, Montserrat teve que ficar de fora do nosso roteiro.

Clarissa Lima, do Instablog @trips.tip, fez o passeio ao Convento e aceitou meu convite para compartilhar sua experiência com os leitores do Viajante em Série. Nesse relato, ela dá as dicas de como chegar e o que ver em Montserrat. Clarissa é uma viajante inspirada que faz registros fotográficos belíssimos de suas andanças pelo mundo. Veja seus lindos cliques e dicas no instagram e acompanhe, agora, sua visita à Montserrat!

Suzy Freitas

Um passeio perfeito para quem está em Barcelona

Texto e fotos de Clarissa Lima, do Instagram @trips.tip

vista-na-chegada-da-estação
A linda paisagem que se vê na chegada a Montserrat

Um dos lugares mais despretensiosos que já visitei foi Montserrat. Numa viagem que fiz para Europa com meu marido, decidimos passar uma semana em Barcelona para aproveitar tudo que a cidade tem com muita calma. Nas pesquisas que fizemos antes de viajar, lemos vários relatos sobre o bate-volta para Montserrat, saindo de Barcelona. E, de fato, se eu pudesse dar um conselho aos que vão para Barcelona, seria este: acrescentem um dia na passagem pela cidade para irem até Montserrat. Tenho certeza que ninguém se arrependerá!

vista-interna-pário

mosteiro-de-montserrat
Vistas do pátio interno do Mosteiro

Montserrat fica a pouco menos de 60 km de Barcelona e o percurso de ida já é lindo de se ver. A melhor forma de se chegar até o Mosteiro de Montserrat é saindo de trem. Fomos de metrô até a Plaça d´Espanya e de lá pegamos a linha específica (L5) para chegar até Montserrat. Mas atenção: existem duas formas de subir para o Mosteiro, de teleférico ou de cremalheira. A escolha tem que ser feita antes de chegar porque as paradas são diferentes. Para quem quer subir de teleférico, tem que parar na estação “Montserrat – Aeri”. Mas como nossa opção foi subir na cremalheira, paramos na estação “Montserrat – Monistrol”. Outra dica para quem vai subir de cremalheira: sente nas cadeiras do lado esquerdo na subida e na descida, no lado direito. A paisagem é de tirar o fôlego… Simplesmente incrível!.

local-de-chegada-em-Montserrat
Local de chegada ao Mosteiro

É impossível conseguir descrever a sensação de quando se chega no Mosteiro. “Acomodado” no topo de uma montanha a mais de 1.200m de altura, a construção está encaixada nas pedras que estão presentes em toda região. Chamada de Montanha Sagrada pelos Catalães, o Mosteiro tem um significado muito especial, pois é lá que se encontra La Moreneta, a Virgem de Montserrat.

la-moreneta
Imagem da Virgem de Montserrat

O Mosteiro tem dois pontos máximos. O primeiro é a imagem da Virgem, que fica localizada na parte posterior do altar. Há uma fila enorme para ver a imagem da santa, mas anda rápido. E vale a pena demais esperar para poder tocar na La Moreneta. O segundo ponto de destaque é a apresentação do Coral dos Meninos Cantores, que ocorre todos os dias da semana, com exceção dos sábados. Eu me emocionei bastante com tanta suavidade e perfeição, mas também lota e é bom chegar um pouco antes do horário marcado para conseguir se sentar.

interior-do-mosteiro-coral-de-meninos
Coral dos Meninos Cantores no interior do Mosteiro

Na parte de fora do mosteiro, tem museu, lanchonetes, restaurante e lojinhas com souvenirs locais. Obras de arte fantásticas e paisagens sem igual… Como queríamos aproveitar o máximo possível desse dia, optamos por não parar em restaurante para almoçar e fizemos apenas um lanche rápido para repor as energias. Mas para quem quer fazer uma refeição com mais calma, tem opções bem legais também e tudo bem pertinho…

trilha-san-joan3

trilha-san-joan2
Paisagens da trilha de Sant Joan

Depois de visitar o Mosteiro, seguimos para fazer uma belíssima de uma caminhada. Você tem opção de percorrer dois caminhos e nós fizemos os dois. No final estava mortinha, mas feliz da vida. Da estação do Mosteiro pegamos um funicular para subir mais um pouco para a “Ermita de Sant Joan” e seguir por várias trilhas… O caminho, a paisagem, a natureza… Tem caminhos curtos e longos… Mas todos valem e voltaria várias vezes para ter esta experiência de novo!!!!

trilha-sant-joan
Clarissa na trilha de Sant Joan

Vale lembrar apenas que o caminho é todo de pedrinhas, e um sapato confortável faz o diferencial para caminhar com tranquilidade e evitar qualquer tipo de acidente.

trilha-santa-cova3
Imagens sacras estão presentes na trilha da Santa Cova

Depois que fizemos esta trilha, descemos pelo funicular para a “Santa Cova”. É outra caminhada de uns 20 min aproximadamente para se chegar no local onde a imagem da Virgem foi encontrada por pastores. A caminhada é bem diferente da trilha e durante todo percurso várias cenas bíblicas estão presentes e encaixadas nas paredes das montanhas, cada uma representada de uma forma diferente. Lindas.

local-onde-imagem-foi-encontrada
Local onde a imagem da virgem foi encontrada

A única preocupação que deve se ter é quanto ao horário de volta da cremalheira. Assim que chegamos em Montserrat, já checamos os horários e fizemos as caminhadas e visitações atentos à hora de retorno. Como é tudo muito encantador e com trilhas e caminhadas, existe uma tendência forte para se perder no tempo… Quanto ao horário da cremalheira e do trem, fiquem tranquilos porque eles são super sincronizados. Pegando a última partida da cremalheira, dá para voltar tranquilamente no trem para Barcelona.

Na volta, fui de coração pequeno imaginando se teria outra oportunidade dessas, mas feliz demais por tudo que pude ver e conhecer…

4

Clarissa, o blog Viajante em Série agradece sua generosidade em compartilhar conosco um passeio tão especial!

curiosidade

4

Hiperlink

  • Se você quiser saber mais sobre a visita a Montserrat, visite o site oficial da abadia.
  • Para mais dicas desse passeio, leia esse post do Passaporte BCN, site que indico para todos aqueles que vão visitar Barcelona!

 

12 comentários em “Visita ao Mosteiro de Montserrat

Adicione o seu

  1. Adorei esse roteiro! Infelizmente, não tive tempo para fazer! Incrível a história da imagem, que eu desconhecia completamente. Além de tudo, o lugar tem uma linda beleza natural! Me deu muita vontade de voltar para Barcelona! Parabéns pela ótima parceria! O blog sempre arrasando!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Vamos viajar pra onde agora?

Roteiros, dicas e relatos de viagens

TripBruta

O mundo através dos meus olhos

http://ondevimparar.com.br/

Roteiros, dicas e relatos de viagens

Roteiro na Mão

Roteiros, dicas e relatos de viagens

Viajandinhas

Dicas de viagens de irmãs viajandinhas

The Get Away

Roteiros, dicas e relatos de viagens

%d blogueiros gostam disto: