Praias mais bonitas do Brasil

Já ouvi de alguns insensíveis a frase de que praia é tudo igual. Ledo engano! Cada uma tem sua feição. Areia clara, fininha, grossa, escura, pedrinhas. Mar calmo, agitado. Águas transparentes, turvas, tons azul clarinho, azulão, verde esmeralda. Entorno com coqueiros, montanhas verdinhas, rochas escuras, falésias avermelhadas, brancas… e por aí vai. Escolher as praias mais bonitas é questão de gosto. Então, aqui vai a minha lista dos pedacinhos do litoral brasileiro que mais me encantaram nesses anos de estrada.

Mas atenção: essa é uma lista bem pessoal. Para que ninguém me taxe de injusta, devo dizer que não conheço todo o litoral brasileiro! Afinal de contas, o país possui um litoral com 7.367 km de extensão, banhado pelas águas do Atlântico. Contando as saliências e reentrâncias, a costa brasileira aumenta para 9.200 km!!! Se a sua praia predileta não estiver na lista é porque certamente anda não pisei os pés nela!

Veja, agora, as minhas escolhas e não deixe de incluí-las em suas próximas viagens. Afinal de contas, o verão está batendo à sua porta!

1 – Praia do Sancho (Fernando de Noronha)

praia-do-sancho
Praia da Baía de Sancho, em Fernando de Noronha, ganha o primeiro lugar na minha lista

A primeiríssima em minha lista também figura no topo do rol de vários especialistas em praias. Sancho é aquela perfeição que a natureza fez e o homem preservou (Thanks a God!). A paisagem é de tirar o fôlego! A praia fica na encosta de uma alta falésia e suas águas cristalinas de diferentes tonalidades são excelentes para mergulho com snorkel, graças à ótima visibilidade e aos bancos de corais com rica vida marinha.

A imagem mais conhecida do Sancho é a que se tem do mirante que fica no alto da falésia, antes da descida até a praia. Lá embaixo, não há qualquer estrutura: apenas a natureza em seu estado mais puro.

Como chegar

Aqui vai uma das lições que aprendi ao visitar destinos naturais: os lugares mais belos e preservados geralmente são os de mais difícil acesso.

Para chegar até a praia do Sancho você deve ir até o PIC (Posto do Instituto Chico Mendes) Golfinho-Sancho, local onde ficam as trilhas que levam aos mais cobiçados mirantes da ilha: o dos golfinhos, da praia do Sancho e da baía dos porcos.

A primeira parada, depois de atravessar uma passarela de 900m de plástico reciclado, é no mirante dos golfinhos. Um pouco mais adiante, você já avista a praia do Sancho. Tire as suas melhores fotos ali, do alto do mirante.

Depois desça a escada do tipo bombeiro, de metal, fixada em meio a uma fenda na rocha. A descida deve ser feita com cuidado. Após a passagem na fenda, há ainda uma longa escadaria talhada na própria falésia. A praia do Sancho, lindíssima e deserta vale o esforço.

Melhor período para visitar

praia-do-sancho-detalhe
Tom da água varia entre o verde e o azul: espetáculo para os olhos

O período de seca vai de setembro a março, enquanto o chuvoso se estende de abril a agosto, mas é caracterizado por chuvas esporádicas, intercaladas por sol intenso. A temperatura média não oscila muito durante todo o ano, ficando em 28º C na terra e 26º C no mar.

Entre maio e outubro, o mar é calmo. De dezembro a fevereiro, as ondas são boas para surf.

Veja meu roteiro completo em Fernando de Noronha, clicando aqui!

2 – Baía dos Porcos (Fernando de Noronha)

baía-dos-porcos
Pequena, a praia da Baía dos Porcos impressona pelos “Dois Irmãos”

Aqui fica uma das imagens mais emblemáticas de Fernando de Noronha: o Morro Dois irmãos, as rochas quase gêmeas que são símbolo do arquipélago. A praia da Baía dos Porcos tem apenas 100 metros de extensão e a faixa estreita de areia desaparece na maré alta.

O acesso só é feito na maré baixa, a partir de uma trilha que sai da praia da Cacimba do Padre e dura cerca de cinco minutos. Há um trecho de pedras no final do caminho. A piscina natural que se forma ali tem vista para o Morro Dois Irmãos. Se sua visita ocorrer em período de maré alta, como foi o meu caso, você não conseguirá descer até a praia, mas não perderá a viagem: a melhor visão da Baía dos Porcos fica no mirante do mesmo nome, de onde tirei as fotos que ilustram esse post.

Como chegar

Depois do mirante da praia do Sancho continue andando por mais 170 metros até o mirante da Baía dos Porcos para ver a praia do alto. Para banho de mar e mergulho, pegue a trilha que sai da praia da Cacimba do Padre e chegue à estreita faixa de areia em frente à piscina natural que se forma na maré baixa.

Melhor período para visitar

O período de seca vai de setembro a março, enquanto o chuvoso se estende de abril a agosto, mas é caracterizado por chuvas esporádicas, intercaladas por sol intenso. A temperatura média não oscila muito durante todo o ano, ficando em 28º C na terra e 26º C no mar.

Para saber mais sobre esse destino paradisíaco, veja também o post sobre Fernando de Noronha.

3 – Espelho (Litoral Sul da Bahia)

espelho-curuípe
A falésia branca divide as prais de Curuípe e dos Amores

São três praias em uma: do lado esquerdo, após um riozinho, fica a praia do Espelho propriamente dita, deserta, sem barracas, cercada por uma imponente falésia branca parcialmente coberta pelo verde da vegetação.

No centro, após o rio, está a praia de Curuípe, que é uma continuação da praia do Espelho. Esse é o trecho mais movimentado, onde ficam as barracas de praia e pousadas. A praia é cercada de frondosas amendoeiras que fazem a sombra para os banhistas.

espelho1
Praia do Espelho: beleza que encanta no litoral sul da Bahia

Seguindo a direita, chega-se a uma formação rochosa de tom embranquecido que marca a divisão entre Curuípe e a praia dos Amores. Pequena e guardada por altas falésias brancas, a praia dos Amores é belíssima e só é acessada a pé na maré baixa. Dentre as três praias, a dos Amores é a minha predileta.

Como chegar

Nosso ponto de partida foi Porto Seguro, no Sul da Bahia. Com um carro alugado, fomos até Trancoso e seguimos pela estrada que vai para Itaporanga, para dali pegarmos o trecho de terra (cerca de 19 km), com bastante trepidações, para a praia do Espelho.

Quem não estiver de carro, pode pegar um ônibus que liga Arraial d’Ajuda à Praia do Espelho ou comprar um dos passeios oferecidos pelas agências que operam em Porto Seguro, Arraial D’Ajuda e Trancoso.

Vindo do sul da Bahia, deve-se pegar a saída de Monte Pascoal. Uma estrada de 47 km vai até Caraíva, de onde 19 km de terra levam até o trevo para o Espelho.

Melhor período para visitar

espelho-amores
A praia dos Amores só é acessada na maré baixa

Nessa faixa do litoral baiano, faz sol quase o ano todo. Entre setembro e outubro, as temperaturas são um pouco mais baixas. De março a maio as chuvas podem atrapalhar o passeio.

Veja mais sobre Praia do Espelho e Costado Descobrimento nesse post.

 

4 – Carneiros  (Pernambuco)

carneiros1
Mar calmo e areia branquinha na praia dos Carneiros, em Pernambuco

É uma daquelas praias que têm cenário de cartão postal: mar com águas calmas e extenso coqueiral a sombrear a faixa de areia clara. Para completar, a pequena igreja de São Benedito, erguida no século 18 em pleno areal, empresta ainda maior charme à praia.

Estive em Carneiros fazendo um bate-volta quando visitava Porto de Galinhas e adorei. Passei o dia interiro na mega barraca de praia Bora-Bora, que, na verdade, é um bar/restaurante com excelente infraestrutura, como redários, espreguiçadeiras, armários para guardar pertences e banheiros. Ali mesmo contratei passeio de barco para visitar um banco de areia em pleno mar, tomar banho de argila na Praia de Guadalupe e fazer uma parada na bucólica capela que funciona para casamentos. Todos esses atrativos fazem de Carneiros uma praia movimentada, com muitos visitantes que se hospedam nas proximidades ou vão passar o dia, saindo de Porto de Galinhas. A praia é cheia, mas não tem muvuca. A boa estrutura dos restaurantes comporta a demanda.

Como chegar

Saímos de Porto de Galinhas em direção à Praia dos Carneiros, que fica a 50 km de distância. A rota é a seguinte: pegue a direção para Serrambi, siga, então, à PE 060 e saia da estrada no novo acesso a Carneiros. Para chegar na praia, é preciso usar o estacionamento (pago) de um dos quatro restaurantes abertos ao público: Beijupirá Praia dos Carneiros, Pontal dos Carneiros Beach, Bora-Bora, Jobar e Arikindá.

Melhor período para visitar

carnerios-igrejinha
Igreja de São Benedito foi construída no século 18 à beira mar

Uma ótima opção é visitar o local de setembro a fevereiro, quando há pouquíssima chuva. O período de abril a julho é desaconselhável, porque é a estação chuvosa. Os meses de agosto e março são intermediários entre as estações de seca e de chuvas, se puder, evite.

Confira os posts sobre Praia dos Carneiros e Porto de Galinhas!

 

5 – Praia do Forte (litoral Norte da Bahia)

praia-do-forte-portinho
Muitas atrações fazem de Praia do Forte um destino especial

Tenho vários motivos para incluir a Praia do Forte entre as minhas preferidas. Dessa lista, é a que fica mais próxima de minha casa – 80 km do centro de Salvador, onde moro. Além disso, o lugar reúne um conjunto de atrativos de encher os olhos: praias lindas e gostosas para banho, um vilarejo agitado, mas bem preservado, as ruínas do Castelo Garcia D´Ávila (século 16) e uma estação do Projeto Tamar.

praia-do-forte-barco
Barcos na praia do Portinho, no centro da vila

A praia do Portinho, junto à igreja, oferece um banho delicioso, apesar das embarcações que aproveitam o porto natural para ancorar. Se você quiser caminhar um pouco além da sede do vilarejo encontrará a praia da Pedra do Chapéu, a cerca de dez minutos à esquerda do Farol do Projeto Tamar. Se a maré estiver baixa, continue a caminhada por mais dez minutos e veja as piscinas naturais do Papa-Gente.

Na sede do Projeto Tamar, você pode ver tartarugas marinhas nadando em tanques enormes, além de arraias e tubarões.

Acho que já dei motivos suficientes para você incluir a praia do Forte na sua lista de preferidas, não é mesmo?

Como chegar

Esse pedacinho de paraíso fica a 55 km ao norte do aeroporto de Salvador na junção entre a Estrada do Coco (estrada duplicada) e a Linha Verde. Quem não estiver de carro, pode pegar táxi, vans ou ônibus que saem de Salvador.

Estacionar no vilarejo é bem difícil, por isso prepare-se para deixar o carro num dos estacionamentos autorizados, que ficam no acesso à Praia do Forte.  Do estacionamento ao vilarejo ou para locomoção entre as diversas atrações internas, o transporte é feito em bicicletáxis. Ecologicamente corretíssimo!

Melhor período para visitar

Ruínas do Castelo Garcia D’Ávila e o Projeto Tamar

Os meses de setembro, dezembro, janeiro e fevereiro tem pouquíssima possibilidade de chuva. Pode chover mais um pouco nos meses de março, junho a agosto e outubro/novembro. Não aposte nos meses de abril e maio, pois as chuvas costumam ser frequentes.

6- Búzios- Rio de Janeiro

buzios-fernandinho
Búzios tem o litoral entrecortado por ensedas e costões que formam lindas praias

Quando visitei Búzios fiquei encantada com a diversidade de praias, enseadas e recortes que marcam essa região do litoral do Rio. São muitas praias lindas: Azedinha, João Fernandinho, Geriba, Forno.. Mas uma delas me chamou a atenção por guardar tanta preciosidade numa extensão tão pequena. A praia da Ferradurinha fica numa pequena enseada e é cercada por montanhas. Suas águas claras e calmas são excelentes para mergulho com snorkel e passeio de caiaque. A praia fica escondida entre os costões e descobri-la é um grande prazer.

Como chegar

O acesso é feito a pé a partir do canto esquerdo da Praia do Geribá. Você passa por uma rua estreita onde não há lugar para estacionar o carro, por isso, estacione na praia do Geribá ou no lugar mais próximo que conseguir e caminhe a pé até Ferradurinha. Vale o esforço.

Melhor período para visitar

Azedinha e Ferradurinha: duas pérolas de Búzios

Os meses de abril, maio, setembro e outubro têm menos chuva do que no verão e calor suficiente para aproveitar a praia. Os meses de inverno são secos, porém frios. No verão, as chuvas são frequentes, mas nos dias de calor mais intenso será refrescante se banhar na água fria do mar. Aliás, Búzios é o único destino com água do mar fria que consta nessa lista. Todas as outras praias que indico nesse post têm águas com temperatura morna.

7 – Ilha de Cataguás (Angra dos Reis – Rio de Janeiro)

angra-dos-reis1
Praias próximas ao continente são excelentes para banho

Angra tem 365 ilhas e quem quiser ver a beleza de suas praias deve estar preparado para navegar.

No passeio de lancha que fiz na região, conheci praias belíssimas de águas calmas, em tons azuis esverdeados, e areia clarinha. As que mais gostei, por oferecerem um banho delicioso, foram as praias da ilha de Cataguás, que ficam bem próximas ao continente.

(Aqui abro um parêntesis para uma confissão: estive em Angra dos Reis, mas não explorei Ilha Grande, a mais famosa de todas elas. Cheguei apenas até a Lagoa Azul, num passeio de lancha que parava nesse local de Ilha Grande. Tenho planos de voltar para corrigir esse pecado).

Como chegar

Há opções de passeios de lancha (maior comodidade porque você escolhe as paradas e o tempo em que fica em cada ilha, porém paga mais caro por isso) ou de escunas que partem do Cais de Santa Luzia, no centro de Angra.

Melhor período para visitar

angra-dos-reis2
Para descobrir as belezas de Angra é preciso navegar

Os meses de abril maio, setembro e outubro tem menos chuva do que no verão e calor suficiente para aproveitar as praias. Os meses de inverno são secos, porém frios. No verão, as chuvas são mais frequentes. Em compensação, nos dias de muito sol, a água do mar apresentará uma linda tonalidade entre o verde e azul.

8 – Praia do Madeiro (Pipa – Rio Grande do Norte)

pipa1
As águas transparentes chamam atenção nas praias de Pipa

Pipa é um vilarejo agitado que fica a 85 km de Natal. Tem centrinho charmoso e belas praias, mas a que roubou meu coração fica um pouco afastada do centro, a 8 minutos de carro da entrada de Pipa: a Praia do Madeiro.  Seu entorno tem falésias altas e alaranjadas. O mar é calmo no canto direito e mais revolto no lado esquerdo. Do alto das falésias se tem uma linda vista mar.

Como chegar

Quem está em Pipa pode chegar à Praia do Madeiro de carro, vans ou táxi. O acesso público é feito pelo lado direito da praia, pois o esquerdo é privativo de um hotel instalado no local.

Melhor período para visitar

pipa2
Contrante entre o tom alaranjado das falésias com o azul do mar

Entre setembro e fevereiro, chove pouquíssimo e os dias de sol são quase garantidos. Março e agosto são meses de transição entre as estações de chuvas e de seca. Evite o período entre abril e julho, pois a possibilidade de chuvas e dias nublados é grande.

4

O ranking dos especialistas

O site da revista Viagem e Turismo apresentou seu ranking das dez prais mais bonitas do Brasil. Confira :

1º lugar: Baía dos PorcosFernando de Noronha (PE)

2º lugar: Baía do SanchoFernando de Noronha (PE)

3º lugar: Praia do Leão, Fernando de Noronha (PE)

4º lugar: Praia do Espelho (BA)

5º lugar: Patacho, São Miguel dos Milagres (AL)

6º lugar: MoreréIlha de Boipeba (BA)

7º lugar: Lopes MendesIlha Grande (RJ)

8º lugar: Taipu de Fora, Maraú (BA)

9º lugar: Lagoinha do Leste, Florianópolis (SC)

10º lugar: Bonete, Ilhabela (SP)

4

SETANa minha wish list praiana estão: Patacho e Maragogi,  (AL), Moreré e Taipu de Fora (BA), Ilha do Mel (PR), Ilha Grande e Arraial do Cabo (RJ) e Praia do Rosa (SC).

E você, concorda com as listas que apresentei nesse post? Qual é sua praia favorita? Você também tem uma listinha de desejos de praias para conhecer? Deixe aqui seu comentário! Sua opinião é muito importante pra gente!

4

Fotos de Suzy Freitas

Esse texto não contém anúncios ou publicidade. A citação de estabelecimentos visa apenas compartilhar com o leitor a opinião pessoal da autora sobre os serviços experimentados.

 

 

 

 

3 comentários em “Praias mais bonitas do Brasil

Adicione o seu

  1. Mais um post maravilhoso! Verão chegando, deu vontade de percorrer todas essas praias, até porque só conheço duas da sua lista! E da lista da revista, somente uma!!!! Fiquei babando nas fotos de Fernando de Noronha, sonho de viagem, uma natureza exuberante e mar quentinho, que para mim é necessidade!! Amei! Praia é sinônimo de descanso de verdade!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Vamos viajar pra onde agora?

Roteiros, dicas e relatos de viagens

TripBruta

O mundo através dos meus olhos

http://ondevimparar.com.br/

Roteiros, dicas e relatos de viagens

Roteiro na Mão

Roteiros, dicas e relatos de viagens

Viajandinhas

Dicas de viagens de irmãs viajandinhas

The Get Away

Roteiros, dicas e relatos de viagens

%d blogueiros gostam disto: