Guarapari: escolha a sua praia

442
Litoral de Guarapari guarda tesouros como as praias dos Ventos e das Conchas

As melhores praias do Espírito Santo ficam em Guarapari, o balneário mais famoso do Estado, a 64 km de Vitória. São mais de 30 praias para você encontrar a sua. Estávamos visitando Vitória e decidimos conhecer Guarapari. Partimos cedo da capital, atravessamos a terceira ponte, em direção à Vila Velha, e pegamos a ES 060, mais conhecida como Rodovia do Sol. A estrada está em boas condições, totalmente duplicada, e parte dela é à beira-mar. Há um pedágio  no km 30, no valor de R$ 9,00 tanto na ida quanto na volta.

354

358
Praia de Setiba tem águas calmas e atrai famílias com crianças

No percurso fomos parando em algumas praias indicadas nas nossas pesquisas como as mais bonitas. A primeira delas foi Setiba, que tem mar tranquilo e pedras no canto. É frequentada por famílias, que contam com quiosques e bares para garantir a diversão. Nessa praia, como em algumas de Vitória e de Guarapari, há muitas castanheiras, que fazem uma boa sombra para os banhistas.

381
Semi-deserta, a bela Praia dos Adventistas tem faixa de areia cercada por castanheiras

Nossa parada seguinte foi na praia dos Adventistas. Seu acesso é um pouco escondido. O GPS nos levou até o Residencial Village Praia, onde o porteiro nos informou o caminho, virando à direita e seguindo pela rua de paralelepípedos, chega-se ao estacionamento, de frente para o mar. Há muitas castanheiras nos 200m da faixa de areia. A praia estava semi-deserta, muito bonita.

Passarela construída sobre pedras leva até praias das Conchas e dos Ventos

De lá, subimos por uma passarela de madeira construída sobre as pedras que ficam no lado direito até um mirante de onde se tem uma linda vista do mar. Após a passarela, pode-se prosseguir sobre as pedras até chegar as praias dos Ventos e das Conchas, que também estavam quase vazias, mas a orla, em vez de castanheiras, é adornada por coqueiros. As paisagens por aqui são encantadoras.

476
Descanso nas águas tranquilas da Praia dos Namorados

Voltamos para estrada em direção ao sul para chegarmos à sede do Município de Guarapari. Ruas cheias de carros, prédios de vários andares, comércio desordenado. A sede do balneário não é a minha praia. Quando saio da cidade grande, em busca de um destino de praia, quero me hospedar em casa, andar descalça, passear por uma vila de pescadores ou por um vilarejo charmoso. A sede de Guarapari não é nada disso. Eu jamais escolheria o lugar para veranear, mas paramos para dar uma olhada nas praias.

IMG-20171015-WA0051
Praia das Castanheiras fica na sede de Guarapari

Não conseguimos vaga para estacionar na mais central – a de Castanheiras – e deixamos o carro na praia dos Namorados, que é graciosa, pequena e com pedras que formam piscinas. Daí fomos andando até a contígua praia de Castanheiras, que tem um extenso calçadão, com banquinhos, muitos quiosques e lanchonetes, no chamado “beco da fome”. Há um letreiro com o nome da cidade no lugar. Essa praia, como a denominação sugere é repleta de frondosas castanheiras e frequentada por famílias com crianças e também idosos. Aproveitamos a parada para petiscar no “Delícias de Bacalhau”, uma pequena lanchonete que fica na rua em frente ao calçadão e serve apetitosos bolinhos e empadas, por cinco reais cada.

560
Barquinhos colorem o mar de Meaípe

Deixamos o visual urbano da sede de Guarapari e partimos para Meaípe, que faz o estilo aldeia de pescadores, com ruas de areia, mar calmo com barquinhos ancorados e os melhores restaurantes da região.

Praia de Meaípe faz estilo aldeia de pescadores

Escolhemos o tradicional Cantinho do Curuca para experimentar a famosa moqueca capixaba. O restaurante tem um salão enorme e a cozinha fica à vista dos clientes, que podem ver o preparo dos pratos pelas imensas janelas de vidro. Pedimos uma moqueca de dourado e camarão acompanhada com arroz, pirão e moqueca de banana da terra. O prato custou R$ 146,00 para duas pessoas e era um dos mais baratos do cardápio. O restaurante aceita cartão de crédito e dá 10% de desconto para pagamento à vista.

Moqueca capixaba no Cantinho do Curuca

Essa foi a primeira vez que experimentei o prato típico do Espírito Santo e não fiquei muito encantada. Achei o sabor de tomate e limão muito marcante. Mas, como sou baiana e estou acostumada às moquecas que levam dendê e leite de coco, pode ser que eu tenha estranhado a diferença dos ingredientes. Portanto, se for ao Espírito Santo, experimente a moqueca capixaba e tire você mesmo suas conclusões. O cantinho do Curuca é um restaurante bem recomendado em todos os sites que pesquisei e estampa em suas paredes estrelas do extinto Guia Quatro Rodas.

562

Doces de Cristina Morena são tradicionais em Meaípe

Agora, o que eu gostei mesmo foi do doce de jaca servido na barraquinha de Cristina Morena, que fica em frente ao restaurante e já atua há 25 anos no lugar. Uma delícia para quem aprecia o sabor dessa fruta, vendido a cinco reais a porção.

Apesar do mar calmo de Meaípe convidar para um banho, a temperatura da água estava mais fria do que as das praias de Vitória por causa do vento constante. Meu marido entrou no mar e eu fiquei na sombra de uma castanheira apreciando aquele ar mais rústico de vilarejo que gosto nos destinos praianos.

592
Enseada Azul: bela surpresa no final da tarde

Deixamos Meaípe e pegamos a estrada de volta a Vitória, mas antes paramos no nosso último destino do dia: Enseada Azul, mas especificadamente, na bela praia de Bacutia. No final da tarde, havia poucos banhistas e ficamos encantados com a beleza daquela pequena enseada protegidas por costões. Dizem que na alta temporada, o lugar é point de jovens e de paquera. Do jeito que vimos, quase vazia e com suas areais douradas contrastando com o mar azul, conquistou nossos corações e levou o título de “nossa praia no Espírito Santo”.

 

4

Informação útil:

Restaurante Cantinho do Curuca – Av. Santana, 96 – Praia do Meaípe, Guarapari, Espírito Santo. Fone: (27) 3272-1262.

4

QUER SABER MAIS?

Para planejar nossa viagem, consultei os blogs Tem que Ir, Sundaycooks  e Rotas Capixabas. Se você quiser incrementar sua trip ou estender a estadia, dá uma conferida nos posts sobre Guarapari desses blogs!

Leia também nosso post sobre Vitória e Vila Velha!

4

Esse texto não contém anúncios ou publicidade. A citação de estabelecimentos visa apenas compartilhar com o leitor a opinião pessoal da autora sobre os serviços experimentados.

5 comentários em “Guarapari: escolha a sua praia

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: