Praias em Cartagena

bocagrande-praia-1
Bocagrande é a praia urbana mais frequentada por turistas

Cartagena fica à beira do mar do Caribe, mas suas praias não ostentam aquele visual idílico de cartões postais caribenhos. De mar aberto, as praias de Cartagena são similares a muitas que vemos no Brasil, só que a areia é mais escura que as nossas. A praia que fica no bairro de Bocagrande é bem popular entre turistas, pois, nessa região há muitos hotéis, inclusive nos hospedamos em um deles, que ficava de frente para o mar.

4

Leia outros posts sobre a Colômbia:

4

Bocagrande, praia urbana

Durante a nossa viagem, aproveitamos a proximidade do Hotel Cartagena Plaza para visitar Bocagrande. Bastou atravessar a rua em frente ao hotel e já estávamos na areia da praia. Embora a água do mar não seja azul bebê, é transparente e limpa e o que é, melhor, tem uma temperatura super agradável, mais para quentinha, tipo as do Nordeste do Brasil. O mar não é uma “piscininha”, mas também não tem ondas fortes, rendendo um delicioso banho.

bocagrande-orla
Prédios modernos e elegantes contornam a orla de Bocagrande

Você pode estender sua toalha para um banho de sol, mas nem pense que terá sossego. A praia fica lotada de ambulantes, oferecendo todo tipo de produto desde cadeiras e sombreiros a comida e todo tipo de bugiganga. Por isso, depois de nos deleitarmos no banho de mar, caímos fora e fomos para a piscina do hotel.

Playa Blanca, isso sim, é Caribe

playa-blanca-2
Playa Blanca: areia branquinha e mar azul cristalino no Caribe colombiano

Mas se você está no Caribe, com certeza vai querer ver uma “autêntica praia caribenha”, certo?  Para isso, você terá que sair de Cartagena para um passeio às inúmeras ilhas próximas à cidade ou, se preferir não atravessar o mar, ir até a Playa Blanca, que fica a cerca de 1h30 de carro a partir de Cartagena.

Escolhemos conhecer Playa Blanca, O acesso pode ser feito de catamarã, lancha ou de carro. Dizem que as lanchas balançam demais e o catamarã é muito lento. Optamos por um táxi, que ficou conosco durante todo o passeio. Pagamos cerca de R$ 300,00 pelo traslado, mas o valor ficou diluído porque estávamos em grupo, sem contar o conforto de termos um motorista à nossa disposição para irmos e voltarmos na hora que quiséssemos. Essa comodidade fez toda a diferença, pois no final de um dia na praia, todos estão cansados e é muito ruim ficar esperando o horário de saída das embarcações ou ônibus.

playa blanca
Trajeto de Bocagrande até Playa Blanca

Do estacionamento até a praia, caminha-se cerca de cinco minutos por um trecho de terra, onde há uma pequena lagoa com entulho, que poderia ser tratada para melhorar o aspecto da entrada para quem chega de carro.

playa-blanca-barco
As lanchas são uma das opções de transporte até Playa Blanca

Sobra beleza! Falta infraestrutura

Playa Blanca é linda, com areia branquinha e aquele mar azul bebê típico do Caribe, mas fica sempre lotada, pois é uma praia pública localizada na Isla Baru. A infraestrutura é modesta, se comparada a das praias do Nordeste brasileiro. Paga-se por tudo: aluguel de cadeira, sombreiro, uso de banheiros precários, sem água encanada e sem vasos sanitários.

Estrutura precária para atendimento ao visitante

Evidentemente há praias que não tem qualquer infraestrutura porque são santuários ecológicos e ninguém vai para elas pensando em comer um peixe frito acompanhado de cervejinha, mas há sempre bons pontos de apoio nas proximidades como nas praias de Fernando de Noronha.

Em Playa Blanca, a proposta para os visitantes é passar o dia na praia, inclusive, os passeios vendidos pelas agências incluem almoço, mas a infraestrutura do lugar é bem precária para esse tipo de programa.

Come-se barato nas barracas da praia, mas o cardápio servido em todas é praticamente o mesmo: um bandejão típico com peixe, arroz de coco e patacones (banana da terra frita).

O assédio de ambulantes e massagistas é o mesmo de Cartagena. É chato! Para nos livramos, cortávamos a conversa no início da abordagem e fim de papo.

playa-blanca-1
Apesar da falta de estrutura, o mar calmo e transparente compensa a visita

Apesar de todos esses inconvenientes, o banho de mar é delicioso naquelas águas cristalinas e mornas. E nenhuma queixa resiste àquele cenário de areia branquinha, banhada pelo mar azul bebê, de deixar até nordestino – como nós – de queixo caído. Vale a pena a visita principalmente para quem ainda não conhece outra praia caribenha!

Passeios às Islas

Embora não tenhamos feito passeios às ilhas, em nossas pesquisas, verificamos que as agências locais oferecem passeios às Islas Del Rosario, que, na verdade é um arquipélago, onde há um oceanário na Isla San Martin de Pajareles, e a diversas outras ilhas “particulares”, que contam com estrutura hoteleira para se passar o dia ou até mesmo pernoitar. Clarissa Rocha do instablog Viagens da Clah fez passeios para as Islas Tierra Bomba e Del Rosario.

oceanario-isla-del-rosario

oceanário-isla-del-rosario-2
Oceanário que fica no arquipélago Isla del Rosario

Nossa amiga Rosa Arras também visitou o Oceanário e conta sua experiência em sua página no Facebook.

Se tiver dúvidas ou precisar de mais informações, é só falar que teremos o maior prazer em responder!

Já foi em Cartagena? Compartilhe conosco as suas impressões sobre a cidade!

4

Fotos de Suzy Freitas e Rosa Arras

Esse texto não contém anúncios ou publicidade. A citação de estabelecimentos visa apenas compartilhar com o leitor a opinião pessoal da autora sobre os serviços experimentados.

 

 

11 comentários em “Praias em Cartagena

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: