Medellin, a inovadora

medellin-botero
Esculturas de Fernando Botero compõem um “museu a céu aberto” no Centro da cidade

Medellín é uma cidade que se reinventou com muita criatividade e competência. Até o inicio dos anos 90, seu nome só aparecia na mídia por ser um dos locais mais violentos do mundo, sede do temido cartel de tráfico de drogas, liderado por Pablo Escobar. Com a morte do traficante em 1993 e o desmantelamento do Cartel, Medellín foi se reestruturando e, após sucessivas gestões administrativas eficientes, tornou-se uma metrópole efervescente e cosmopolita.

Texto de Suzy Freitas com a colaboração de Rosa Arras

4

Leia nossos outros posts sobre a Colômbia:

4

Alguns aspectos impressionam, como as soluções encontradas para melhoria da mobilidade urbana e os projetos de infraestrutura que levam parques de arquitetura arrojada às regiões mais carentes. Por conta dessa onda de renovação, a cidade foi eleita, em 2013, como a “Mais Inovadora do Planeta”, pelo Wall Street Journal e o Urban Land Institute. Outra mostra da revitalização: a violência foi reduzida drasticamente, tanto que a cidade sequer aparece, hoje, na lista das 50 mais violentas do mundo, sendo mais segura do que muitos centros brasileiros.

MetroClabe e o bairro El Poblado, em Medellin

Mesmo sendo a segunda maior cidade do País, Medellín não está nas rotas turísticas tradicionais na Colômbia, mas recebe muitos visitantes, principalmente, a trabalho, pois é considerada um dos melhores centros urbanos para se fazer negócios na América Latina.
As investidas para atrair turistas se concentram numa campanha mundial lançada nesta década, atribuindo a Medellín o título de “Cidade da Eterna Primavera”, chamando atenção para o clima sempre ameno do local. Ao visitá-la, ficamos com a impressão de que é uma metrópole aprazível para se morar, mais bonita e aconchegante do que Bogotá, embora a capital do Pais tenha mais atrativos históricos e culturais.

Aeroporto

O Aeroporto Internacional José María Córdova, que atende a cidade, fica no município de Rio Negro, a aproximadamente uma hora de carro do centro de Medellín. Logo ao desembarcar, percebemos que toda a região fica numa área cercada de montanhas verdejantes. O acesso à Medellín é feito por uma rodovia sinuosa e em declive, de onde se tem, em alguns pontos, uma vista panorâmica da cidade, com seu centro instalado na área plana do fundo do Vale do Aburrá ao longo do Rio Medellin, cortado por longas avenidas, e os bairros populares nas encostas das montanhas.
A cidade vibrante, arrojada e acolhedora que encontramos em nada lembra a perigosa Medellín dos tempos de Pablo Escobar. Para ver resquícios dessa época, o visitante pode recorrer às empresas de turismo, como a Medellín City Tours, que oferecem roteiros mostrando locais ligados ao temido traficante. Enfim, o passado da era do narcotráfico virou programa para turista ver e a Medellín de hoje se consolida como um dos centros urbanos mais inovadores da América Latina. Boa hora para incluir a cidade numa viagem à Colômbia!

O que fazer

centro-medellin-3
Centro da cidade reúne algumas atrações turísticas

Nossa ida a Medellín foi motivada por uma visita à família – meu irmão e sua esposa, que é colombiana, mudaram-se para a cidade. Mas, como bons viajantes, não deixamos de turistar um pouquinho e constatamos que há ótimas opções para o turista, esteja ele a passeio ou a negócios.
Após nossa viagem, Rosa Arras, viajante experiente e inspirada, também esteve em Medellin e dividiu conosco um pouco de suas experiências na cidade, além de ceder os belos cliques publicados em sua página no Facebook para ilustrar nossos posts sobre a Colômbia. Recomendo a todos que amam viajar uma visita ao facebook de Rosa, pois essa carioca viaja sem parar e posta fotos apaixonantes dos lugares por onde anda!

Veja os principais locais que visitamos em Medellin:

Plaza das Esculturas

medellin-botero2
Plaza das Esculturas reúne 23 trabalhos de Fernando Botero

Vale a pena dedicar uma tarde aqui, nessa espécie de galeria de arte a céu aberto. A enorme praça, com cerca de 7 mil metros quadrados, em pleno centro da cidade, expõe 23 esculturas do artista plástico Fernando Botero. Algumas das obras como a famosa Mujer con Espejo e Hombre a Caballo, já foram expostas em Paris, Nova York e Madri. Todas as peças originais foram confeccionadas em bronze e doadas para a cidade pelo consagrado escultor, que nasceu em Medellín.
Botero é o mais famoso artista plástico da Colômbia e ganhou reconhecimento internacional por seu traço característico de esculpir ou pintar figuras e objetos de modo exageradamente avolumado. Para o artista, as formas mais arredondadas dão a noção de sensualidade ao seu trabalho. Por conta desse aspecto, muitas das mulheres retratadas por Botero passaram a ser chamadas de “gordinhas”.

O artista que nasceu em Medellin doou as esculturas que adornam a Praça

Na Plaza das Esculturas, moradores e visitantes podem interagir com as enormes esculturas e tocar nelas, sendo comum ver crianças sentando nos gatos e cachorros esculpidos pelo famoso artista, como se estivessem montando em brinquedos.
Na Praça, concentram-se ambulantes que vendem todo tipo de souvenir ligado ao escultor, desde réplicas de esculturas e pinturas, a chaveiros, camisas e diversos itens com estampas de seus trabalhos.
Ao visitar o local, Rosa Arras ficou emocionada em ver o museu ao ar livre de Botero, mas lamentou que a obra de um dos maiores artistas da Colômbia esteja tão mal localizada. Rosa disse que a praça é um local pouco convidativo, pois há uma profusão de desocupados e, ao chamar um uber, o motorista lhe disse que “Não gosta de trabalhar ali”.
No mesmo local fica o Museu da Antioquia que também expõe trabalhos do artista. Já o Museu Botero – onde há outro grande número de obras – fica em Bogotá.

centro-medellin-2
Vista lateral de uma das esculturas de Botero. Ao fundo, vista parcial do Palacio Uribe

Logo atrás da praça das Esculturas fica o Palacio de la Cultura Rafael Uribe, que abriga uma galeria de arte e artefatos históricos. Mas o que chama mesmo a atenção é arquitetura do prédio, em cores preto e branco, de estilo gótico flamenco.

igreja-centro-medelin
Palacio Uribe tem arquitetura em estilo gótico flamenco

Ainda no centro da cidade, está a pequena Igreja de Vera Cruz, uma das mais antigas da América do Sul.

Fachada e interior da Igreja de Vera Cruz

Concentrando tantos atrativos turísticos, a praça mereceria mais cuidado e policiamento das autoridades locais, até porque é da estação que fica neste local que se toma o metrô que dará acesso ao MetroClabe. Infelizmente, como outros centros antigos de grandes metrópoles, inclusive brasileiras, o local precisa de mais atenção para se tornar um polo turistico mais seguro e atrativo.

MetroCable

metroclable-medellin
Sistema facilita mobilidade urbana

Da Plaza das Esculturas, seguimos para conhecer a mais famosa solução de mobilidade urbana da cidade: o MetroCable. Embora nossa visita tenha sido para ver o funcionamento dessa obra de engenharia, é bom avisar que o sistema é utilizado por milhares de moradores locais, portanto, não vá esperando encontrar apenas turistas na “atração”. A vista que se tem nos bondinhos também não é “uma bela panorâmica da cidade”, mas, sim, dos morros da periferia onde estão instalados bairros populares, merecendo-se destacar que suas ruas são limpas e organizadas. O programa, portanto, é muito mais para conhecer uma solução urbanística que contornou um problema de transporte clássico de uma cidade montanhosa.

A cidade e seus bairros populares vistos do MetroCable

O centro de Medellín fica numa área relativamente plana, mas as encostas na direção leste/oeste apresentam uma topografia extremamente acidentada e muito difícil de ser vencida com sistemas tradicionais de mobilidade urbana, como automóveis, trens ou até mesmo calçadas. O MetroCable é justamente a solução de transporte público utilizada para interligar essas regiões, proporcionando mobilidade para a população mais carente que mora nas áreas mais precárias da cidade. O sistema é formado por gôndolas aéreas que sobem a encosta como teleféricos de estações de esqui e se conecta ao metrô de superfície da cidade.
Nós pegamos o metrô na estação que fica na Plaza das Esculturas e descemos na estação que faz a conexão com o MetroCable, subindo até a estação Santo Domingo, onde se pode ver as casas populares instaladas nas encostas. Nessa estação, fizemos a baldeação para o segundo trecho, que dura 15 minutos, e termina na Estação que leva ao Parque Arví.
A experiência é enriquecedora. Ver uma solução eficiente de transporte urbano que beneficia uma área precária e anteriormente ocupada pelo narcotráfico nos leva a refletir sobre o quanto é possível melhorar a mobilidade de nossas grandes cidades, muitas com sistemas de locomoção em colapso.

Parque Arvi

parque-arvi3
Visitantes podem encerrar o percurso do MetroCable com passeio no Parque Arvi

Uma ótima surpresa no alto do morro onde chega o MetroCable: o Parque Arví que fica na comunidade de Santa Elena. É uma reserva ecoturística com trilhas para caminhar e andar de bicicleta. O legal desse passeio é que pode ser conjugado com o MetroClabe.

O circuito arqueológico é uma das trilhas que podem ser feitas no parque

Assim, além de ter uma mostra de um exemplo de engenharia de transporte público e ver a cidade do alto, você ainda pode relaxar numa reserva ecológica, onde trilhas levam a córregos e a pequenas quedas d’água. Na chegada ao parque, há um local de venda de produtos alimentícios, onde pode-se adquirir vinho de amora e cogumelos Porto Belo recheados. Aos domingos, é realizado um mercado agrícola no qual é possível conseguir frutas, verduras e artesanatos produzidos pelos moradores da região.
Para conferir endereço e horários de funcionamento do parque, visite o site
www.parquearvi.org/

Jardim Botânico

jardim-botânico
“El abuelo” ou “o avô”, a árvore mais antiga do Jardim

Fundado em 1972, localiza-se nas proximidades da Universidade de Antioquia, bem como do Jardim Zoológico e do Parque Explora. Por isso, os jardins e o parque fazem uma dobradinha bem legal para um dia de passeio. Além de ser um um refúgio ecológico na cidade, o Jardim é centro de pesquisas e abrigo de espécies de fauna e flora colombianas.

Entre suas atrações estão o “jardim do deserto”, um lago e o orquideorama. Outro destaque é “El abuelo” ou “o avô”, a árvore mais antiga do lugar, que já existia antes mesmo da construção do Jardim Botânico. É um local para contemplação e descanso. Se quiser completar o passeio, é só se encaminhar para o Parque Explora, a atração que descreveremos a seguir.
Para conferir endereço e horários de funcionamento do Jardim Botânico, visite www.botanicomedellin.org

Parque Explora

parque-explora-3
Rosa Arras se diverte como a “moça do tempo”

Atração que diverte adultos e crianças, o Explora é um centro interativo com foco na ciência e na tecnologia. Aqui é possível aprender sobre invenções que contribuíram para o desenvolvimento da humanidade, além de visitar um planetário e um aquário que abriga quase 4.000 exemplares de 400 espécies que vivem nas águas salgadas e doces da Colômbia.

Experiências científicas agradam adultos e crianças

Há seções dedicadas à física, à mente e muito mais. Uma das atrações imperdíveis é a simulação da gravação de um programa de TV pelos visitantes. Rosa Arras conta que foi a “moça do tempo” no telejornal filmado no Parque. Outra atração que agrada muito é a filmagem do visitante num fundo azul, sendo depois inserido cenas de filmes conhecidos. Já imaginou, trazer para casa suas imagens num filme de Hollywood?
O Parque também tem local para refeições. Além disso, há um pequeno shopping entre o Jardim Botânico e o Explora, com outras opções para lanches e almoço.
Para conferir endereço e horários de funcionamento do Parque Explora, visite
www.parqueexplora.org

Pueblito Paisa

pueblito-paisa-noite
A réplica de um povoado colonial colombiano em Medellin

A Antioquia, estado do qual Medellín é a capital, tem suas raízes culturais vinculada aos vilarejos espalhados pelas regiões montanhosas em seu interior. “Paisa” é o nome utilizado para denominar esses traços culturais que são pouco marcantes na capital, que se tornou uma metrópole com ares cosmopolitas. Para ter uma mostra das raízes culturais da Antióquia, visitamos o Pueblito Paisa (entrada gratuita), que fica no alto no alto do Cerro Nutibara e foi construído como uma réplica de vilarejo colonial colombiano, com igrejinha, pracinha, escola, posto médico, tudo de mentirinha. Nos prédios funcionam restaurantes e lojas de artesanato. O melhor do lugar é a vista da cidade de Medelin, Recomendamos ir no início da noite para ver, do alto do morro, a cidade iluminada. Não deixe de experimentar as obleas – feitas com várias camadas de waffles recheadas com doce de leite – que são vendidas em barraquinhas no local.

Guatapé e Pedra Penol

Uma pequena mostra das belezas de Guatapé e Penol

Fizemos um bate-volta para essa pequena cidade que fica a 87 km de Medellin. O local é tão interessante e especial, que resolvi fazer um post só para ele.

Artesanato

Na cidadezinha de El Retiro, vizinha a Medellín, encontramos as melhores lojas para a compra de artesanato colombiano. Há peças tanto de artesões locais (artesanato paisa, do estado da Antioquia), quanto de outras regiões do País. Nessa área, as peças são de excelente qualidade e belíssimas. O preço é justo.

Onde se hospedar

Os bairros mais recomendados para hospedagens são Laureles e El Poblado. Como estávamos num grupo grande, optamos por nos hospedar num hotel para não incomodar meu irmão e cunhada, que estavam atarefados com a chegada do mais novo membro da família!
Ficamos no El Poblado, no hotel BH. O bairro é um dos mais bonitos da cidade, moderno, cheio de praças, shoppings, bares e restaurantes. O local é seguro para sair, mesmo à noite. Nosso hotel ficava bem próximo ao Shopping Santa Fe, para onde fomos jantar em algumas noites, a pé, com bastante tranquilidade.

hotel-medellin
Acomodação moderna e confortável do BH El Poblado

O BH é um hotel que atende principalmente executivos. Tem instalações modernas e bem decoradas, quartos de bom tamanho e confortáveis, wifi gratuito, academia de ginástica, restaurante com vista da cidade, excelente café da manhã e staff super atencioso. Aliás, a gentileza e o acolhimento do povo colombiano foi constante durante toda nossa viagem.

Transporte

Durante nossa visita, não utilizamos transporte público, pois usamos os carros dos familiares. Mas para quem vai usar o transporte publico, Medellín tem um sistema de metrô de superfície que interliga praticamente todos os pontos da cidade. Pode-se adquirir o cartão de transporte unificado (metrô, ônibus e teleférico).
Se optar por andar de táxi, as tarifas são muito baixas (como em Cartagena e Bogotá, outras cidades que visitamos) e definidas por taxímetro.

4
SAIBA MAIS 

predios-modernos-medellin
Arquitetura moderna de Medellin

Medellín é a capital do Departamento da Antioquia e tem população de aproximadamente 2,7 milhões de habitantes, sendo que a região metropolitana chega a 3,7 milhões de pessoas. Situada nos vales andinos da porção noroeste do país, a cidade lidera a região mais próspera da Colômbia devido à economia baseada na mineração, na indústria, na prestação de serviços, na geração de energia e na agricultura.
A cidade é considerada uma das que mais progridem na América Latina pela implantação de soluções urbanísticas inovadoras, em transporte, infraestrutura, segurança e arquitetura. Os centros de excelência em medicina, desenvolvidos, sobretudo, para o tratamento das vitimas da violência do passado recente, são outro ponto que destacam a cidade no cenário internacional.
As informações sobre urbanismo, economia e geografia desse texto foram pesquisadas no site www.vitruvis.com.br Se você deseja saber mais sobre esses aspectos de Medellín, recomendo a leitura desse excelente post, escrito pelo arquiteto Érico Masiero.
4

Gostinho brasileiro em Medellin

medelin-brigadeiro-colombia3
Guloseima típica brasileira chega à Colômbia

Nascida em Medellin, a colombiana Carolina Giraldo viveu no Brasil por oito anos, onde graduou-se em engenharia química e se casou com o brasileiro Paulo Moura. Em São Paulo, onde morava, Carol conheceu uma guloseima pela qual se apaixonou: nossos deliciosos brigadeiros. Em 2015, o casal mudou-se para Medellin, mas não encontrava na cidade o docinho com o mesmo sabor daquele a que se acostumara devorar nas brigaderias gourmets de São Paulo. Com dois filhos pequenos, Carol começou a fazer, em casa, brigadeiros para a família.

Brigadeiro Colombia produz brigadeiros gourmet em Medellin

O sucesso foi tanto que o passatempo caseiro se transformou num pequeno negócio. Hoje o “Brigadeiro Colombia” produz os mais variados tipos de brigadeiro gourmet para entrega delivery. E o docinho, indispensável nos aniversários e festas brasileiras, acabou por se tornar um símbolo da gastronomia do Brasil em Medellin. Recentemente, no dia 10 de fevereiro de 2018, o Brigadeiro Colômbia participou e fez o maior sucesso no Carnaval promovido por brasileiros e colombianos na Casa Cultural Andina, em Medellin. Agora, brasileiros que moram ou visitam Medellin não precisam mais amargar a saudade dessa delícia inventada no Brasil: basta chamar o Brigadeiro Colombia!

Informação útil:
Brigadeiro Colombia
Instagram: @brigadeirocolombia
Pedidos pelo fone 57 300 2424105

4

Se tiver dúvidas ou precisar de mais informações, é só falar que teremos o maior prazer em responder!

Já foi em Medellin? Compartilhe conosco as suas impressões sobre a cidade!

4

Fotos de Suzy Freitas , Rosa Arras  e BrigadeiroColombia

Esse texto não contém anúncios ou publicidade. A citação de estabelecimentos visa apenas a compartilhar com o leitor a opinião pessoal da autora sobre os serviços experimentados.

21 comentários em “Medellin, a inovadora

Adicione o seu

  1. Muito rica de informações a matéria, parabéns! Um lugar que normalmente não está entre os roteiros preferidos no turismo, por isso é de grande valor uma matéria dessas para que possamos abrir os horizontes em relação a novos lugares para conhecer. Obrigada por compartilhar. Abs

    Curtir

  2. Conheci e amei medellin, foi uma das grandes surpresas positivas que tive na Colômbia… Queria ter ido no Parque Arví mas na época acabou não dando tempo. Mas uma pena mesmo é só descobrir agora que podia comprar brigadeiros por lá hahahaha Ótimo post 😉

    Curtir

  3. Tive muita vontade de conhecer Medellin na minha viagem à Colômbia, mas ficou para uma próxima. Confesso que o interesse era mais por Narcos que qualquer outra coisa. Felizmente, pude viajar pelo seu relato e ver que a cidade tem muito mais a oferecer e se superou completamente. ah, como não amar as obleas?

    Curtir

  4. Estive em San Andrés ano passado, e vendo os voos partirem para Medellin, fiquei me perguntando se valeria à pena conhecer a cidade. Hoje, quase um ano depois, lendo seu post, obtive minha resposta: sim, quero conhece-la. Uma cidade que passou pelo que passou e se ergueu dessa forma, merece ser visitada!

    Curtir

  5. Quanta coisa para fazer em Medellin, nunca imaginei que o roteiro seria tão cheio de lugares bacanas. Amo visitar pueblos, pois acho que contam a história e cultura da cidade. Esse Pueblito Paisa é um charme só! Imagina, no “meio” do frenesi cosmopolita de Medellin…
    Adorei saber mais sobre lá!

    Curtir

  6. Todo mundo que vai a Medellin fala super bem e recomenda, cada post que leio vejo lugares diferentes e cada vez mais tenho vontade de conhecer, saber um pouco mais sobre suas culturas, adorei esse MetoCable essa vista de cima da cidade e de quebra ainda aproveitar um passeio nesse parque, gostei do post parabéns.

    Curtir

  7. Quando li “Medellin” tudo que consegui pensar foi na imagem que tinha da cidade a partir da série “Narcos”. Não fazia ideia do tanto que a cidade evoluiu desde os tempos de Pablo Escobar e muito menos que ela tinha esse título de cidade inovadora. Até então nunca tinha nem imaginado conhecê-la. Mas, pelo seu relato, há coisas bem interessantes para se fazer por lá! Adorei as dicas!!!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Nossa, nunca tinha visto esse lado mais turístico de Medellin, e não é que gostei? Estou pesquisando minha viagem para a Colômbia e já estou pensando em incluir essa cidade por conta desse post. Valeuuu!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: