
Quer dicas de programas legais nos arredores de Medellín? Não deixe de conhecer, ao menos num bate-volta, a pequena cidade de Guatapé e a Pedra Penol, atrações que ficam a 87 km de Medellin. O local possui uma belíssima represa formada na década de 1970, que gera cerca de 30% da energia elétrica consumida no País. Agora, eu vou te contar o que fazer em Guatapé.
O vilarejo é bem tranquilo e tem apenas quatro mil habitantes, podendo ser percorrido num passeio a pé. O charme são suas casinhas coloridas decoradas com Zocalos, desenhos em alto relevo, incrustados na parte inferior das fachadas, retratando animais, cenas do cotidiano e da colonização da região.
Os zocalos, desenhos coloridos nas casas, é a grande atração da cidade
Texto de Suzy Freitas com a colaboração de Rosa Arras
Leia nossos outros posts sobre a Colômbia:
- Colômbia, um país surpreendente
- Cartagena, a bela
- Onde se hospedar em Cartagena
- Praias em Cartagena
- Medellin, a inovadora
Quando estivemos com a família Medellin, fizemos esse passeio. Nossa amiga e colaboradora Rosa Arras também fez o bate-volta e ficou encantadíssima com a pequena cidade:”as pessoas decoram suas casas com coisas que as representem como profissão, animais, flores, etc… fantástico!”, comentou.
Um guia pode indicar as decorações mais bonitas
Uma dica super legal de Rosa: contrate um guia com moto-taxi (cerca de quinze reais) para te mostrar as casas com as decorações mais bonitas. Depois, faça o percurso a pé. Além das casas dos moradores, um grande destaque do vilarejo é a bela catedral, pintada de vermelho e branco.

O que fazer em Guatapé
A região de Guatapé rende um passeio completo que pode ser feito num “day trip” ou até em dois dias para quem tiver um pouco mais de tempo. Há pousadas e hotéis na cidade.
Como a antiga cidade de Penol foi inundada para criação da represa, você também pode visitar a miniatura da cidade destruída. No local, empresas oferecem passeios de barco pela represa, mas não fizemos esse programa.
Para completar nossa experiência genuinamente paisa, almoçamos a “bandeja paisa”, que é um dos pratos mais famosos da Colômbia, composto por porções generosas de arroz, feijão, chorizo e banana-da-terra. Esse prato e as arepas (espécie de pão feito com milho moído) são servidos em todas as cidades que visitamos na Colômbia.

Fomos a Guatapé em carro da família, mas você pode fazer esse passeio por agências de turismo que oferecem pacotes com tours incluído transporte, almoço e o passeio de barco, basta se informar em seu hotel ou pousada em Medellin.


Nossa amiga Rosa Arras foi em carro alugado. Também pode-se fazer o passeio por conta própria, contratando táxi (custo baixo em Medellin) ou utilizando a condução dos ônibus que saem em diversos horários durante o dia de Medellín em direção à Guatapé. Se você optar por fazer o passeio usando transporte público, veja esse excelente relato do jornalista Felipe Zig, do blog Abrace o Mundo, que foi até a cidade de ônibus, partindo de Medellín.

Pedra do Peñol

A Pedra do Peñol é um dos pontos mais interessantes da região de Guatapé. Ficamos intrigados em saber como a enorme formação rochosa surgiu no alto de uma colina. Chegamos à base da pedra, de onde já se pode ter uma bela vista da represa.
Penol, vista de ângulos diferentes e a longa escadaria para chegar a seu topo
Mas não encaramos a subida dos seus 220 metros de altura, que podem ser vencidos por uma escada de concreto de 649 degraus até o topo. Para os que estão em forma física fica a dica. Se a vista já é belíssima na base, imagine no topo do El Penol!!!


E por falar em dica das boas, anota essa aí de Rosa Arras: enquanto nós optamos pelo bandejão paisa, ela almoçou uma deliciosa truta com camarão no restaurante Velho Penol, que fica no local de onde se tem vista para a represa.
Se tiver dúvidas ou precisar de mais informações, é só falar que teremos o maior prazer em responder!
Já foi em Guatapé? Compartilhe conosco as suas impressões sobre a cidade!
Fotos de Suzy Freitas e Rosa Arras
Esse texto não contém anúncios ou publicidade. A citação de estabelecimentos visa apenas a compartilhar com o leitor a opinião pessoal da autora sobre os serviços experimentados.
Adorando as dicas! Parabéns por trazer lugares que não são tão procurados pelo turismo para conhecermos. Beijos
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigada a vocês pela atenção de sempre! Bjs.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Esse post me fez relembrar mninha viagem!!! Nos subimos a Pedra e foi uma surpresa maravilhosa.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Imagino que a vista deve ser magnifica! Fiquei super feliz com sua vista. Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tenho muita vontade de visitar a Colômbia! Acho um país fantástico!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Miguel! Ainda tem a vantagem de ser nosso vizinho! Vale muito a pena conhecer. Abraços
CurtirCurtido por 2 pessoas
Adorei as dicas! A igreja é maravilhosa com detalhes vermelhos na fachada… Para quem opte por um pernoite na cidade, vocês indicam algum programa imperdível para jantar, ou sair de noite?! =)
CurtirCurtir
Oi, Maiara, não ficamos à noite, por isso não posso te dizer com certeza, mas acredito que o centrinho fique animado. Por lá, há restaurantes onde se pode provar petiscos colombianos, como arepas e patacones, ou jantar uma boa bandeja “paisa”. Obrigada pela visita. Um abraço.
CurtirCurtir
Estou encantada com os zocalos! Que trabalho mais lindo né? Adoro essas dicas assim super culturais e bem locais. Agora quando for a Medellin, vou querer conhecer Guatapé!
CurtirCurtir
Olá! Os zocalos são desenhos que expressam bem a cultura local. Gostei muito da visita à Guatapé e super recomendo! Obrigada pela visita. Um abraço!
CurtirCurtir
Uma peninha que não fui a Medellín. Visitei San Andre, Bogotá e Cartagena. Achei muito interessante a sua sugestão de bate e volta para otimizar o tempo. Anotado! Só fiquei na dúvida de como vc fez? uber, taxi ou trem?
CurtirCurtir
Oi, Dani! Na época da viagem, meu irmão caçula morava em Medellin e fomos no carro da família até Guatapé! Mas há empresas oferecendo o passeio de ônibus, vã ou carro privado, a partir de Medellin. Também é possível fazer o passeio por conta própria de táxi ou ônibus público. Um abraço.
CurtirCurtir
Ah, não creio que não quis subir a Pedra do Peñol! Deve ter uma vista linda de lá né? Quando eu conhecer a região de Guatapé vou encarar os mais de 600 degraus e depois te contar se valeu a pena! Quero muito voltar à Colômbia, pois da última vez só fui a San Andrés!
CurtirCurtir
Oi, Anna! É um prazer receber sua visita! Infelizmente não tenho o mesmo preparo físico que você e, por isso, não encarei a subida do Peñol, mas minha irmã caçula subiu e adorou! Espero que volte à Colômbia e inclua Medellín e Guatapé no seu roteiro! Um beijo.
CurtirCurtir
Adoro conhecer cidades próximas das famosas e Guapaté parece ser uma graça!
Agora para encarar os 649 degraus da Pedra do Peñol, só pernoitando na cidade para descansar depois de tanta subida e descida… hahaha
Adorei a dica! Já salvei o post
CurtirCurtir
Oi, Rayane! Para uma sedentária como eu, seria necessário mesmo uma noite de descanso depois de subir o Pênol (risos). Mas mesmo sem a subida, a visita valeu muita a pena!. Obrigada pela visita. Um beijo!
CurtirCurtir
Nossa, muito legal o seu post! Adoro dicas de bate e voltas! Guatape parece encantadora e a vista da Pedra Penol fantástica! Difícil deve ser encarar a escadaria! Esses destinos já estão anotados! Parabéns!
CurtirCurtir
Oi, Silvia! Obrigada pela visita! Guatapé é uma cidade que deve estar na listinha de destinos a visitar na Colômbia, especialmente para quem vai a Medellin! Um abraço.
CurtirCurtir
Tô com passagem comprada pra Colômbia, e tô louco pra conhecer esse lugar… mas, ao mesmo tempo, estamos sem… tempo! Aiai, duas semanas na Colômbia é muito pouco! Como fazer?! Não sabemos se ficamos mais tempo em Cartagena… ou se ficamos mais tempo na Ilha Providência… Ou se tiramos dias desses lugares para ir conhecer Guatapé… Pois esse lugar é UM FENÔMENO! Cidadezinha linda e a pedra então, paisagem de ficção científica. Será que eu consigo ir pra Medellín só pra conhecer Guatapé?
CurtirCurtir
Olá, Igor! Acho que não vale a pena ir à Medellin só para conhecer Guatapé. As cidades se complementam. Fazem parte da região da Antióquia, onde é forte a cultura paisa. Se você pretende aproveitar mais o Caribe colombiano, creio que seja melhor concentrar a viagem em Cartagena e nas Ilhas. De uma coisa tenho certeza, você vai adorar a Colômbia! Um abraço!
CurtirCurtir
Lendo o post fiquei com uma invejinha de não ter conhecido uma parte tão legítima da Colômbia. Adorei a ideia do moto-taxi, nunca que eu pensaria nisso sozinha. Medellin já acho interessante, agora também me interessei por Guatapé. Você achou imperdível?
CurtirCurtir
Oi, Sthe! Minha viagem à Colômbia foi resumida à Cartagena, Medellin, Bogatá e arredores dessas cidades. Gostei de tudo! Cartagena, com certeza, tem grande riqueza histórica e maior apelo turístico, mas gostei de conhecer a região de Medellin e Guatapé, menos turística, porém muito interessante. Para quem visita Medellín, Guatapé é imperdível. Agora, se você optar por outras regiões da Colômbia, visitar apenas Guatapé é muito fora de mão. Sempre feliz com sua visita. Um abraço!
CurtirCurtir