Guatapé e Pedra Penol, bate-volta imperdível para quem visita Medellin

catedral-GUATAPÉ
A linda catedral da pequena cidade de Guatapé

Uma dica que deve ser anotada por todos que viajam para Medellin: não deixem de conhecer, ao menos num bate-volta, a pequena cidade de Guatapé, que fica a 87 km de Medellin. O local possui uma belíssima represa formada na década de 1970, que gera cerca de 30% da energia elétrica consumida no País.

O vilarejo é bem tranquilo e tem apenas quatro mil habitantes, podendo ser percorrido num passeio a pé. O charme são suas casinhas coloridas decoradas com Zocalos, desenhos em alto relevo, incrustados na parte inferior das fachadas, retratando animais, cenas do cotidiano e da colonização da região.

Os zocalos, desenhos coloridos nas casas, é a grande atração da cidade

Texto de Suzy Freitas com a colaboração de Rosa Arras

4

Leia nossos outros posts sobre a Colômbia:

4

Quando estivemos com a família Medellin, fizemos esse passeio. Nossa amiga e colaboradora Rosa Arras também fez o bate-volta e ficou encantadíssima com a pequena cidade:”as pessoas decoram suas casas com coisas que as representem como profissão, animais, flores, etc… fantástico!”, comentou.

Um guia pode indicar as decorações mais bonitas

Uma dica super legal de Rosa: contrate um guia com moto-taxi (cerca de quinze reais) para te mostrar as casas com as decorações mais bonitas. Depois, faça o percurso a pé. Além das casas dos moradores, um grande destaque do vilarejo é a bela catedral, pintada de vermelho e branco.

guatape8
Casas de moradores e estabelecimentos comerciais têm decoração nas fachadas

A região de Guatapé rende um passeio completo que pode ser feito num “day trip” ou até em dois dias para quem tiver um pouco mais de tempo. Há pousadas e hotéis na cidade.

Como a antiga cidade de Penol foi inundada para criação da represa, você também pode visitar a miniatura da cidade destruída. No local, empresas oferecem passeios de barco pela represa, mas não fizemos esse programa.

Para completar nossa experiência genuinamente paisa, almoçamos a “bandeja paisa”, que é um dos pratos mais famosos da Colômbia, composto por porções generosas de arroz, feijão, chorizo e banana-da-terra. Esse prato e as arepas (espécie de pão feito com milho moído) são servidos em todas as cidades que visitamos na Colômbia.

bandeja-paisa.jpg
Bandeja paisa é o prato típico da região

Fomos a Guatapé em carro da família, mas você pode fazer esse passeio por agências de turismo que oferecem pacotes com tours incluído transporte, almoço e o passeio de barco, basta se informar em seu hotel ou pousada em Medellin.

zócalos-guatapé1
Zocalos mostram animais e cenas do cotidiano no campo
guatape2
Casa fachada é mais caprichada do que a outra

Nossa amiga Rosa Arras foi em carro alugado. Também pode-se fazer o passeio por conta própria, contratando táxi (custo baixo em Medellin) ou utilizando a condução dos ônibus que saem em diversos horários durante o dia de Medellín em direção à Guatapé. Se você optar por fazer o passeio usando transporte público, veja esse excelente relato  do jornalista Felipe Zig, do blog Abrace o Mundo, que foi até a cidade de ônibus, partindo de Medellín.

guatape4
Percorrer a e as ruas coloridas da pequena cidade é um excelente passeio

 

Pedra do Peñol

pedrapenol2
A imponente Pedra Penol é outro grande atrativo da região

A Pedra do Peñol é um dos pontos mais interessantes da região de Guatapé. Ficamos intrigados em saber como a enorme formação rochosa surgiu no alto de uma colina. Chegamos à base da pedra, de onde já se pode ter uma bela vista da represa.

Penol, vista de ângulos diferentes e a longa escadaria para chegar a seu topo

Mas não encaramos a subida dos seus 220 metros de altura, que podem ser vencidos por uma escada de concreto de 649 degraus até o topo. Para os que estão em forma física fica a dica. Se a vista já é belíssima na base, imagine no topo do El Penol!!!

represa-guatape
Vista da represa de Guatapé
cidade-penol-1
Réplica da antiga cidade de La Penol que foi inundada para construção da represa

E por falar em dica das boas, anota essa aí de Rosa Arras: enquanto nós optamos pelo bandejão paisa, ela almoçou uma deliciosa truta com camarão no restaurante Velho Penol, que fica no local de onde se tem vista para a represa.

4

Se tiver dúvidas ou precisar de mais informações, é só falar que teremos o maior prazer em responder!

Já foi em Guatapé? Compartilhe conosco as suas impressões sobre a cidade!

4

Fotos de Suzy Freitas e  Rosa Arras

Esse texto não contém anúncios ou publicidade. A citação de estabelecimentos visa apenas a compartilhar com o leitor a opinião pessoal da autora sobre os serviços experimentados.

7 comentários em “Guatapé e Pedra Penol, bate-volta imperdível para quem visita Medellin

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: