
Quando comecei a pesquisar sobre atrações perto de Bogotá, descobri a Catedral de Sal de Zipaquirá na Colômbia, considerada uma das maravilhas do Pais. Também vi que próximo da capital ficava o restaurante Andrés Carne de Res, outra atração bastante comentada pelos viajantes. E o que é melhor: essas duas atrações imperdíveis podem ser combinadas num único passeio. Como fizemos durante toda a viagem, contratamos um táxi, que ficou conosco todo o percurso, pois a Catedral está na pequena cidade de Zipaquirá, enquanto o restaurante fica no povoado de Chia.
Confira informações sobre clima, transporte, câmbio e segurança, além de dicas gerais sobre a Colômbia no post Colômbia, um país surpreendente.
Veja também os outros posts de nossa viagem ao país:
- Cartagena, a bela
- Onde se hospedar em Cartagena
- Praias em Cartagena
- Medellin, a inovadora
- Bate-volta de Medellin a Guatapé e Penol
- Bogotá, a frenética
Catedral de sal de Zipaquirá na Colômbia

A primeira parada foi em Zipaquirá, um povoado colonial que fica a 49 quilômetros ao norte de Bogotá, embora o percurso de carro tenha durado cerca de uma hora, por conta do tráfego, na saída da capital. Isso porque fomos num sábado, durante a semana o tempo de duração do percurso pode chegar a duas horas.

O principal atrativo da pequena cidade é a catedral construída dentro de uma montanha de sal, a 180 metros abaixo da terra, uma obra de engenharia desenhada pelo arquiteto colombiano Roswell Garavito Pearl, e considerada a primeira maravilha da Colômbia.
O templo é um local de grande fluxo turístico e também de peregrinação religiosa. A mina de sal que deu origem à igreja foi explorada entre 1801 e 1992. Após o término da mineração, inaugurou-se, em 1995, a catedral.

Na verdade, a catedral que se vê hoje é a segunda construída no local. A original datava do início da década de 50, época em que a mina ainda estava em atividade e ficava mais acima, porém foi desativada, em 1992, por falta de segurança. A ideia de construir uma igreja na mina veio da busca de proteção divina à vida dos mineradores que trabalhavam nessa atividade arriscada.
Detalhes de esculturas da Catedral de sal de Zipaquirá na Colômbia
As visitas são obrigatoriamente guiadas, com explicações sobre a construção do templo e sobre a rica coleção artística de esculturas religiosas feitas com mármore e sal. O passeio guiado dura cerca de uma hora. Antes de chegar à nave principal, você percorre um túnel de 75 metros dentro da mina onde 14 cruzes fazem a simbologia da via crucis em pequenos altares de rocha de sal. O guia acompanha os grupos de visitantes até a nave central. De lá, pode-se fazer o percurso de volta no tempo que você quiser.

A grandiosidade do espaço é contrastada pela iluminação precária da mina, que dão ao lugar um aspecto místico e fantástico. Seja você religioso ou não, o local merece ser visitado pela sua arquitetura singular e impressionante. Existem apenas três catedrais de sal no mundo, a de Zipaquirá e duas na Polônia.
Estações marcam a via crucis
Dentro da mina, existe ainda uma área destinada à venda de lembranças, um café e uma exposição com vários objetos não religiosos numa área onde já existiu uma mina de esmeraldas.
Na entrada da catedral, iluminação reproduz cores das bandeiras de vários países
O ingresso para a Catedral na data da nossa visita custava o equivalente a U$11.80, incluindo o tour guiado e o acesso a todo o complexo no interior da mina. Para ver informações atualizadas sobre a atração clique no site oficial da Catedral do Sal.
Andrés Carne de Res
Restaurante oferece mais que gastronomia, prepare-se para muita diversão
Após a visita à Catedral de Sal de Zipaquirá, fizemos um desvio na rota de volta a Bogotá para irmos até Chia, onde fica a matriz do restaurante Andrés Carne de Res. Reservamos pelo site do restaurante o horário de14h30 para o almoço, mas quando chegamos no local não havia filas. Eu já tinha lido sobre o restaurante em sites e revistas, pois é tido como uma atração turística. Mas descrevê-lo na categoria “restaurante” é muito pouco para a surpreendente experiência que o local proporciona, pois não é apenas seu paladar que será agraciado, mas todos os seus sentidos.
Decoração exuberante é uma das marcas do lugar
O Andrés Carne de Rés fica num espaço gigantesco no pequeno povoado de Chia. Há um salão para adultos e outro para famílias acompanhadas com crianças. Não espere nada convencional neste lugar!
O diferencial começa pela decoração exagerada, até mesmo kish, mas completamente adequada para causar nas pessoas a sensação simultânea de espanto e riso. Teto, paredes, mesas portas, janelas, tudo é enfeitado com uma infinidade de objetos retrô, corações, asas de anjo, máscaras, letreiros., flores, imagens religiosas, canecas, recortes de papel, luzes, numa combinação tresloucada, mas de resultado muito interessante.
O carro chefe são as carnes, mas o cardápio é muito variado
Os pratos e bebidas são serviços em utensílios incomuns. Você pode receber seu suco numa tigela e sua refeição numa tábua de madeira! Os garçons são jovens – na maioria universitários – bem humorados e animados. O serviço é rápido e eficiente.

O mais interessante desse lugar, porém, são as performances de mímica, música e teatro que são apresentadas no meio dos comensais, sem qualquer aviso prévio! Você está sentado em sua mesa e, de repente, surge um quinteto de cordas tocando música latina. Olha para o outro lado e vê atores fantasiados encenando uma pequena comédia. E não se assuste se o garçom aparecer equilibrando seu prato com malabarismo ou entoando uma canção!

Quer saber como é a comida do lugar? Excelente. O forte da casa são as carnes, mas o menu é variadíssimo, com mais de 800 itens. Os pratos misturam a culinária colombiana com a cozinha internacional e desse mix surge um repertório de sabor cosmopolita capaz de agradar os mais variados paladares. As entradas combinam petiscos típicos da Colômbia como arepas e patacones com molhos deliciosos e frutas do local. Escolhemos como prato principal uma “picada”, que mescla vários tipos de carnes assadas. A carta de bebidas e sobremesas tem opções para todos os gostos. Os preços são compatíveis com o que se paga num bom restaurante nas capitais brasileiras (a conta deu cerca de R$ 100,00 por pessoa), com a vantagem de que, além de comer, você se diverte muito.
Filial de Bogotá exibe três ambientes diferentes
A experiência que o Andres Carne de Res oferece é difícil de ser descrita em palavras. É algo para ver, ouvir, saborear. Por isso, se você for à Bogotá não deixe de ir a esse teatro gastronômico. Simplesmente imperdível!
Show de rumba anima os comensais no Andres DC
O sucesso da matriz, fundada em 1982, no povoado de Chia, levou o proprietário da casa a abrir uma filial, em 2010, em Bogotá – o Andres DC, que ocupa quatro andares no Centro Comercial El Retiro, na Zona Rosa. Portanto, se estiver sem tempo de ir à Chia, você pode conhecer a filial desse tresloucado restaurante sem sair do Bogotá.
Rosa Arras, nossa amiga e colaboradora, visitou a filial de Bogotá e conta que o restaurante é divido em três ambientes: inferno, terra e céu. A rumba é o ritmo que comanda o “inferno”, que fica no último piso do restaurante. Assim, dá para cada um escolher o ambiente que mais combina com seus gostos ou seus “pecadinhos”.
Luisa Galiza, do blog Leve na Viagem, também visitou a filial de Bogotá e conta nesse post suas impressões sobre o Andres DC.
Para ver horários, reservas e outras informações sobre o restaurante, visite o site oficial do Andres Carne de res.
Se tiver dúvidas ou precisar de mais informações, é só falar que teremos o maior prazer em responder!
Já visitou a Catedral de Sal ou o Andres Carne de Res? Compartilhe conosco as suas impressões sobre essas atrações colombianas!
Fotos de Suzy Freitas e Rosa Arras
Esse texto não contém anúncios ou publicidade. A citação de estabelecimentos visa apenas a compartilhar com o leitor a opinião pessoal da autora sobre os serviços experimentados.
Que legal esse restaurante!! Deve ser uma experiência incrível! E essa catedral, ficamos apaixonadas…deve ser linda, fora a história do lugar que é demais! Mais uma bela matéria Suzi…parabéns!
CurtirCurtir
Obrigada, queridas!
CurtirCurtir
Que experiência esse restaurante, hein? Já tinha ouvido falar da Catedral de Sal, mas nunca desse Restaurante! Ando namorando a Colômbia há anos, por isso adoro ver dicas para quando essa viagem rolar! Amei e já anotei!
CurtirCurtir
Que legal Liliane! Espero que a viagem aconteça logo! Abraços.
CurtirCurtir
Que experiência esse restaurante, hein? Já tinha ouvido falar da Catedral de Sal, mas nunca desse Restaurante! Ando namorando a Colômbia há anos, por isso adoro ver dicas para quando essa viagem rolar! Amei e já anotei!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Quanta coisa curiosa e bacana por esses destinos né? Fiquei louca de vontade de conhecer…. Valeu por compartilhar a sua experiência.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada pela visita, Andrea!
CurtirCurtir
Dois lugares diferentes, ambos estimulantes. Confesso que não visitei nem um nem outro. Estará na altura de voltar 🙂 Amei a Colômbia e desejo muito regressar. Bela partilha!
CurtirCurtido por 1 pessoa
A Colômbia traz belas surpresas! Obrigada pela visita!
CurtirCurtir
A-DO-REI as dicas. Tô indo pra lá em julho e já anotei tudinho. O restaurante deve ser top!
CurtirCurtir
É muito legal! Se não puder ir em Chia, vá no de Bogotá! Obrigada pela visita! Um abraço.
CurtirCurtir
Nossa, que diferente! Fiquei morrendo de vontade de conhecer! Este restaurante deve ser d+ mesmo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
É muito bom! E quem não puder ir até o povoado de Chia, tem a filial de Bogotá! Obrigada pela visita!
CurtirCurtir