Destinos de férias: descubra o Brasil!

Fazenda de vitórias régias em alter do chão
Jardim de vitórias régias em Alter do Chão, no Pará

As férias escolares chegaram! Se você vai viajar e ainda não decidiu o lugar, nossa recomendação é: escolha destinos de férias no Brasil! A época é propícia para o turismo interno. Com a cotação do dólar na estratosfera, as viagens para o exterior ficaram muito mais caras e se você não planejou e comprou sua trip com antecedência, antes do câmbio estourar, provavelmente, terá que gastar uma pequena fortuna se quiser carimbar o passaporte. É hora, então, de visitar aquele destino ainda não conhecido pertinho de casa ou atravessar o país para descobrir paisagens completamente distintas daquelas do lugar onde você mora. Pagando tudo no velho e desvalorizado real.

Praia ou montanha: escolha a sua opção

Nosso país tem dimensões continentais e proporciona viagens dos mais diversos tipos. No meio do ano, o Norte e parte do Nordeste e do Centro-Oeste estão vivendo a estação das secas, com sol e poucas chuvas. Tempo bom para visitar, por exemplo, a Amazônia, os Lençóis Maranhenses ou a paradisíaca Jericoacoara. Sim, você pode curtir o verão brasileiro numa linda praia cearense em pleno “inverno”. Nessa época, o Ceará têm baixíssimo índice pluviométrico e dias de sol.

Casas de madeira na serra capizaba
Serra Capixaba: destino ainda pouco explorado pelos brasileiros

Mas talvez sua ideia seja aproveitar o inverno em sua versão tradicional, com muito frio, vinhos, fondues e paisagens montanhosas! Basta mudar de direção e descer para o Sudeste/Sul para curtir os destinos típicos dessa estação, como Gramado, no Rio Grande do Sul, ou Campos do Jordão, em São Paulo. Subir a ainda pouco explorada Serra Capixaba, no Espirito Santo, também é uma excelente pedida.

Prefere uma vibe mais ecológica? O tempo favorece ótimos destinos como as chapadas Diamantina, na Bahia, e dos Veadeiros, em Goiás. Jalapão e Bonito são outros roteiros maravilhosos e que se adéquam bem ao período de julho e agosto.

Quer conhecer alguns dos destinos mais bonitos do Brasil, considerados pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade? Escolha entre Fernando de Noronha e as Cataratas do Iguaçu. Você não vai se arrepender.

Visite as capitais

praia vermelha e pão de açúcar Rio de Janeiro
Capitais brasileiras, como o Rio de Janeiro, são destinos sempre atraentes

Também não podemos esquecer das capitais, que são destinos-chave para qualquer época do ano. No Norte, Palmas é uma boa opção, principalmente, para quem quiser combinar com o Jalapão. No Nordeste, as melhores pedidas são Fortaleza e São Luis, onde as chuvas não chegam para atrapalhar suas férias. No Centro-oeste, uma boa opção é Brasília ou Goiânia que podem ser combinados com dois destinos de puro lazer: Caldas Novas e Rio Quente.

No Sudeste, São Paulo, Rio de Janeiro  e Vitória são opções recheadas de atrativos e que ainda servem como porta de entrada para outros destinos próximos no interior. No Sul, Porto Alegre pode render um bom passeio antes de você partir para as cidades da Serra Gaúcha.

Selecionamos cinco roteiros excelentes para viagens do meio do ano.

Veja nossas sugestões de destinos de férias no Brasil:

São Paulo

Grafite no Beco do Batman São Paulo
Grafite no Beco do Batman:  street art na capital paulista

Estação da Luz, Eataly e Japan House

São Paulo é um dos meus destinos prediletos no Brasil. Há sempre algo novo para ver ou fazer. Considero a cidade a “nossa Nova York”, pelo número de atrações culturais que oferece. Mas São Paulo também é um ótimo destino para compras e gastronomia. A megalópole brasileira acolhe visitantes de todos os cantos, que buscam desde programas gratuitos como visitas ao Mercado Municipal à jantares nos mais sofisticados restaurantes do País. Neste post, você encontra dicas culturais, de compras e gastronomia em São Paulo.

Caldas Novas

piscina no hot Park em Rio Quente, Goiás
Parques de águas termais são destaques de Rio Quente e Caldas Novas

Região agrega beleza natural e história

A cidade fica a cerca de uma hora de Goiânia e é um programa que agrada famílias, casais, crianças, enfim, tem diversão para todo mundo! A região agrega a beleza natural de lagos e lagoas com os famosos parques de águas termais. Está a poucos minutos de Rio Quente, onde você pode se divertir com a família no Hot Park. Goiânia é um excelente polo de moda! Vale a pena ficar pelo menos um dia na capital para atualizar as compras. Clique aqui para ver nosso roteiro completo.

Serra Capixaba

Pedra Azul vista da rota do Lagarto na Serra Capixaba
Parque da Pedra Azul é atração na Serra Capixaba

A Serra Capixaba ainda não é um destino muito conhecido pelos brasileiros. Mas posso assegurar que é uma excelente opção de passeio. Você pode combinar uma visita à Vitória e Vila Velha com uma subida à Serra Capixaba, onde fica o belo Parque da Pedra Azul e conhecer a pequena e graciosa Domingos Martins, a cidade mais alemã do Espírito Santo. Neste post, contamos os detalhes de nossa “Day trip” na serra Capixaba.

Alter do Chão

Por do sol na praia do Pindobal em Alter do Chão
Belas praias fluviais  e florestas esperam os visitantes em Alter do Chão

Alter do Chão, no Pará, é a base perfeita para expedições na Amazônia. Nessa região fica a Ilha do Amor, que recebeu o título de “caribe amazônico” pela beleza das águas do rio Tapajós que banham o banco de areia que emerge entre os meses de agosto e janeiro. Mas Alter oferece ao visitante muito mais que essa linda praia fluvial que se tornou seu cartão postal. De lá, você pode partir para outras praias, conhecer a Floresta Nacional dos Tapajós, a Floresta Encantada ou o Jardim de Vitórias Régias. O melhor aeroporto para chegar a Alter do Chão é o de Santarém (PA). De lá até esse paraíso amazônico, você percorre mais 37 km (cerca de 50 minutos de carro). As opções de programas, partindo de Alter do Chão são muitas. Para conferi-las, clique nesse post, escrito por Rafafella Rosi do instablog @sintoniaviajante.

Litoral Sul da Bahia

Falésia na praia do escpelho bahia
Praia do Espelho, no litoral Sul da Baia, é boa opção para férias no meio do ano

Porto Seguro e Trancoso também fazem parte desse roteiro

Você já ouviu falar da Praia do Espelho? É considerada uma das mais bonitas do Brasil e está localizada no município de Porto Seguro, na Bahia. O acesso é feito a partir de Trancoso, por estrada de terra. A praia é cercada de imponentes falésias e o mar forma piscinas naturais na maré baixa. Por conta do acesso difícil, ainda não foi invadida pelo turismo de massa. Nós estivemos na Praia do Espelho e desbravamos outros tesouros da costa do descobrimento, que fica no litoral sul da Bahia, como Trancoso, Arraial d’ Ajuda e Caraíva. Na Bahia, essa faixa do litoral é a que tem menor índice de chuvas nos meses de julho e agosto. O melhor aeroporto para chegar até lá é o de Porto Seguro. Confira nosso roteiro na Costa do Descobrimento clicando aqui.

Mais de 30 roteiros para suas férias

Para trazer mais inspiração para você, Viajante em Série se reuniu com outros sete blogs de viagens e fizemos uma postagem coletiva com mais de trinta destinos de férias no Brasil.

Cada um dos blogs listados abaixo escolheram cinco destinos adequados para viagens entre julho e agosto. Veja qual lugar combina mais com você e clique no link do blog para ver o roteiro:

  • Destinos e Afins – Campos do Jordão (SP), Gramado(RS), Tiradentes (MG), Ceará e Brasília.
  • Leve na Viagem – Aurora do Tocantins e Jalapão (TO), São Miguel do Gostoso (RN), Mambai e Chapada dos Veadeiros (GO).
  • Mala de viagem: Fortaleza, Natal, Jalapão (TO), Chapada Diamantina (Bahia),  e Bonito (MS).
  • Na Mochila da Ninja – Fernando Noronha, Rota Ecológica da Costa dos Corais (AL), Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Caraíva (BA) e Mirantes Imperdíveis no Rio do Janeiro.
  • Piña Blog – Porto Alegre, São Paulo, Buraco das Araras (Formosa-GO), Trancoso (BA) e Rio Quente (GO).
  • S2 Station – Campos do Jordão (SP), Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu (PR), Palmas (TO) e Chapada dos Veadeiros (GO).
  • Viaje com Pouco – Arraial do Cabo e Ilha Grande (RJ), Jericoacoara (CE), Terra  Ronca (GO) e Pirenópolis (GO).

Agora, você não tem mais desculpa de que não sabe para onde viajar nessas férias! É só arrumar as malas e partir para descobrir o Brasil.

4

Esse texto não contém anúncios ou publicidade. A citação de estabelecimentos visa apenas a compartilhar com o leitor a opinião pessoal da autora sobre os serviços experimentados.

19 comentários em “Destinos de férias: descubra o Brasil!

Adicione o seu

  1. Susy, que post mais completo! Amei todas as dicas! Mas me inclinei bastante para conhecer a Serra Capixaba! Ainda não conheço o Espírito Santo, tá aí boa oportunidade com suas recomendações!

  2. A Bahia sempre é uma ótima opção! Amei a dica de Alter e as capitais. Voltei para as terras capixabas há pouco tempo e fiquei apaixonada. Nós precisamos incentivar mais o crescimento do turismo brasileiro. Dessa vez, ficarei desbravando terras brasileiras..kkk… parabéns pelas dicas!

    1. Olá, Dani! Sempre procuro dividir minhas viagens anuais entre Brasil e exterior. Nesse momento, com a alta do dólar, devo viajar no segundo semestre para um dos destinos nacionais indicados pelos blogs parceiros nesse post!

  3. Adoro ir a SP nessa época do ano! O friozinho é muito bom e convidativo para um tour gastronômico! E Caldas Novas tb é uma ótima opção, pois água quente é bom demais!

  4. Suzy, só indicação fantástica por aqui!!! Suas dicas são sempre ótimas, muito bem descritas e detalhadas.. Amei saber que conheço as 5 sugestões suas, que honra!!! Parabéns pelo post lindo like always!!

  5. De todos esses, o que mais me dá vontade é a Serra Capixaba! Vejo só imagens maravilhosas do Parque Estadual da Pedra Azul, bem como de cidades como Domingos Martins. Como um cara feito pra montanha… quero!

    São Paulo é boa sempre.

    Caldas Novas… qualquer opinião minha é suspeita, porque eu morei lá por 6 anos, hahahaha!

    Litoral Sul da Bahia é só beleza, hein? Estivemos lá, mas foi corrido. Muito belo.

    Ótimo post, ótimas dicas!

    1. Oi, Aninha! Eu fiz um bate-volta saindo de Vitória, mas acho que para curtir mesmo a Serra e todos suas atrações valeria a pena ficar uns três dias, hospedada numa pousadinha charmosa na Rota do Lagarto! Beijos e volte sempre!

    1. Olá! Obrigada pela visita ao blog! Espero que sua viagem ao Brasil aconteça logo! Se precisar de ajuda ou informações sobre os destinos que conhecemos basta nos escrever! Um abraço.

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: