Prado Bahia: um paraíso à sua espera

prado-bahia-prai-corumbau
Corumbau: uma das praias mais encantadoras da região de Prado

Há mais de dez anos conheci a linda cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, a convite de minha amiga e jornalista Cely Barbosa. Fiquei encantada com a pequena cidade com cerca de 28 mil habitantes, seu patrimônio histórico, as belezas naturais e, principalmente, com a atmosfera alegre e acolhedora do lugar. Cely tem familiares em Prado e sempre retorna a esse delicioso reduto litorâneo para descansar ou explorar os paraísos que se escondem nos arredores, como Cumuruxatiba e Corumbau. A convite de Viajante em Série, ela escreveu esse post compartilhando dicas e segredinhos para quem deseja conhecer a denominada “Costa das Baleias”, que é o litoral do extremo sul baiano, próximo à divisa com o Espírito Santo. Quer uma excelente dica de férias para esse verão? Rume para Prado Bahia!

Suzy Freitas


Boas razões para conhecer Prado, na Bahia

prado-bahia-coqueiral-praia-do-centro
Coqueiral adorna a Praia do Centro, em Prado

Texto e fotos: Cely Barbosa

A cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, é um destino cheio de boas razões para a escolha das férias ou feriados prolongados. Localizada entre o Rio Jucuruçu e o mar, tem ruas tranquilas, planas e convidativas para passear e pedalar, restaurantes e pousadas de excelente qualidade, lojinhas de artesanato, um casario colonial muito bem conservado, e variadas opções de passeios de barco pelo rio e no mar. O lugar é rico em opções para agradar crianças e adultos de todas as idades. Prado é colorido e animado e seu povo é sempre bem humorado e hospitaleiro.

Igreja Nossa Senhora da Purificação, sobrado centenário e casinhas coloridas: patrimônio cultural preservado

Turistas nunca poderão se queixar de tédio já que os dias e as noites em Prado sempre serão cheios de animação. De dia há as inúmeras praias à disposição e à noite o point é o famoso Beco das Garrafas e a charmosa Praça da Matriz de Nossa Senhora da Purificação, ambos interligados, para onde convergem visitantes e a população local para desfrutar, dentre outras coisas, de boa música – cantores e músicos se apresentam na rua mesmo, nas proximidades dos bares e restaurantes, e se esmeram em agradar ao público. Há ainda uma Praça de Alimentação com inúmeros quiosques que oferecem opções de lanches rápidos e mais em conta. Fica também na praça, atrás da igrejinha, e é circundada por lojinhas de artesanato, sorveterias, cafés, docerias, que funcionam até às 22h, no mínimo.

Gastronomia

Beco das Garrafas concentra restaurantes e bares
Beco das Garrafas concentra restaurantes e bares

Os restaurantes são outra grande atração de Prado. A culinária local é recheada de pratos e chefs premiados. Um dos destaques da cidade é o Festival Gastronômico que acontece todo ano, no mês de Outubro, no período do feriado de Nossa Senhora Aparecida. Mas quem não consegue uma folga para participar do evento, pode experimentar e conferir a qualidade e a criatividade dos pratos campeões durante todo o verão nos restaurantes participantes, quase todos localizados entre o Beco das Garrafas e a Praça da Matriz. Vale visitar os mais famosos como Banana da Terra, Jubiabá, de propriedade de pradenses da gema e chefs como Marcia, do Banana da Terra e Luizinho, do Jubiabá.

Tranquilo no início da manhã, o Beco das Garrafas é o point nas noites de Prado

O restaurante do Camping Clube do Brasil, que também pode ser opção de hospedagem, é outra grande pedida para as refeições durante o dia, além de cobrar preços bem mais camaradas do que os restaurantes da cidade. Não funciona à noite e fica a cerca de cinco quilômetros do centro. No local, se pode saborear as deliciosas moquecas e ensopados de peixes e mariscos servidos pela pradense Railda, cozinheira de mão cheia, e ainda experimentar a melhor cocada da cidade – pra comer de colher, e rezando! Outra opção para comer bem e com preço mais camarada que nos restaurantes do Beco é a barraca de Mãezinha Pauferro, uma estrutura de madeira localizada na areia mesmo, na Praia do Centro, a poucos metros da praça da igreja. É que o mar invadiu a rua e a barraca ficou literalmente na praia.

Encontro de motociclismo

Além do Festival Gastronômico, a cidade ferve no mês de fevereiro durante a realização do Prado Motorock, um grande encontro de amantes do motociclismo que reúne cerca de oito mil participantes que lotam a cidade. Em 2019, o evento acontece no período de 10 a 17. O Prado Motorock é considerado o acontecimento mais importante e grandioso da cidade, pois além de trazer os pilotos e suas famílias para dar uma animação extra ao final do Verão, também é um estímulo para o aquecimento da economia local já que movimenta toda a cadeia de negócios da cidade e arredores. As pousadas, restaurantes, lojas e até os pequenos comerciantes independentes se beneficiam, comemoram e aguardam a grande data.

Onde se hospedar em Prado Bahia

A hospedagem em Prado também é muito fácil e há opções para todo gosto. São dezenas de pousadas pra escolher e cerca de dois mil leitos disponíveis. Dentre as melhores escolhas estão a pousada Canto do Rio e a Guaratiba, por oferecerem experiências diferenciadas, que resumem as opções que os turistas encontrarão. Uma é a mais indicada para quem quer ficar no centro da cidade, andar à pé à noite, passear com crianças e voltar sem complicação, além de ter bem perto a Praia do Centro. A outra fica mais afastada, mas nem tanto, e fica próxima – cerca de 80 metros – da Praia do Novo Prado, a mais frequentada pela garotada. Ambas têm piscina e excelentes apartamentos com ar condicionado, frigobar e outras comodidades.

Pousada Canto do Rio fica às margens do Rio Jucuruçu

Como diferencial, a Canto do Rio oferece, além da proximidade com o Beco das Garrafas, o mais lindo pôr-do-sol da cidade, pois fica às margens do Rio Jucuruçu e do deslumbrante manguezal rico e preservado. Já a Guaratiba, além da proximidade com a praia mais badalada, tem o conforto de ser mais tranquila e silenciosa à noite, e possui excelente restaurante onde os hóspedes podem fazer as refeições sem precisar de deslocamentos. Mas as opções de hospedagem são inúmeras e facilmente encontradas via internet.

Passeios de barco

prado-bahia-recifes-das-guaratibas
Passeio aos Recifes das Guaratibas é um dos mais procurados

Dentre os passeios por rio e por mar as opções também são várias e realizadas por escunas com capacidade para até 30 pessoas ou pequenos barcos e canoas, sempre acompanhados por guias locais. No verão, os mais procurados são o tour pelo Rio Jucuruçu e o passeio até os Recifes das Guaratibas, um grandioso e belo conjunto de recifes no meio do mar. Nos meses de agosto e novembro, há também passeios próprios para o avistamento das baleias jubarte que costumam dar o ar da graça a caminho do arquipélago de Abrolhos, um verdadeiro berçário para a espécie.

O tour pelo rio é feito em canoas ou pequenos barcos, tem duração de cerca de duas horas, e oferece como atrativos o encontro do rio com o mar – chamado de Barra – e as paradas no manguezal para observação das flora e fauna desses microssistemas, com destaque para os caranguejos e aratus.

O passeio aos Recifes das Guaratibas é perfeito para mergulhos com máscara e snorkel, mas a viagem em si já é linda e vale muito à pena, mesmo para quem não tem afinidade com o esporte. Os passeios são organizados de acordo com a maré, e por isso os horários sempre mudam. Os barcos só passam pelo rio na maré alta e tem que estar nos recifes na maré baixa para o aproveitamento do enorme platô que pode ser explorado por adultos e crianças, a pé mesmo, sempre em companhia do guia. Calçados emborrachados que protejam os pés, bonés e chapéus e roupas com proteção solar são recomendados para todos. As escunas tem cobertura, mas toda a aventura pelos recifes é feita ao ar livre.

prado-bahia-amanhecer-travessia-recifes-das-guaratibas
Lindo amanhecer na Travessia para os Recifes das Guaratibas

Na área há pequenas grutas com peixes grandes e pequenos que ficam presos quando a maré baixa, e pode-se ver bem de perto, mariscos diversos, peixinhos coloridos de variados tamanhos, tartarugas enormes, cavalos marinhos, estrelas do mar e um sem número de corais coloridos… Dá para nadar com água mais ou menos rasa, ou simplesmente caminhar e curtir a água rasinha e transparente em volta dos corais, uma verdadeira prainha no meio do oceano. A travessia dura cerca de uma hora de ida e outra de volta, que também é determinada pelo tempo da maré. Ao todo, o passeio dura cerca de 5 horas e custa em torno de R$80,00 por pessoa. A escuna oferece água e frutas e equipamentos para mergulho.

Como fazer os passeios

prado-bahia-barra-encontro-rio-jucuruçu-mar
Passeio  pelo Rio Jucuruçu: encontro do rio com o mar

O visitante pode adquirir os passeios de barco com agências ou diretamente nas escunas. Mas em épocas de grande procura o melhor é garantir, agendando com antecedência.
Os passeios saem sempre do Rio Jucuruçu.
Uma das saídas fica no Porto do Turista (Cais da Ilha), nos passeios organizados pela empresa La Isla Ecoturismo, localizada no São Benedito. Nesse caso, para agendar pode-se ir ao local ou falar diretamente com Bila ((73) 99966-8126) um guia fantástico, nativo de Prado e um conhecedor profundo de todos os passeios realizados na região. Sabe tudo! É o único que já utilizei em diversas ocasiões e por isso destaco e recomendo. Ele está sempre no Beco das Garrafas à noite, para divulgar, orientar e vender os passeios. Disponível e bem humorado, Bila acompanha os turistas nos passeios e está sempre pronto a contar uma boa história sobre o roteiro e dar dicas importantes aos visitantes.

Turistas contam ainda com outras opções de agências que comercializam os passeios: Prado Ecoturismo, Prado Turismo e Praturismo. Todas ficam no Centro, nas imediações da Praça da Matriz. As pessoas podem ir diretamente nas agências ou no Cais do Sindicato dos Pescadores, que fica junto à Praça Redonda.

Praias de Prado Bahia

prado-bahia-barra-do-rio-corumbau-encontro-mar
Praia da Barra: encontro do Rio Corumbau com o mar

A profusão de lindas praias é outro destaque que Prado oferece. Além das praias que ficam na cidade, há dezenas de outras nas proximidades. A maioria é emoldurada por falésias, coqueiros e riachos. São mais de 80 quilômetros de orla com opções para todos os gostos. Dentre as mais prestigiadas estão Tororão, Paixão, Japara Grande e Mirim, Ostras, Moreira, Farol, Amendoeira, entre muitas outras.

A Praia da Barra, onde há o encontro do Rio com o mar, pode ser visitada também a pé, a partir da Praia do Centro. A caminhada, sem pressa, dura no máximo uns 10 a 15 minutinhos. É preciso cuidado na maré alta, pois a água toma a faixa de areia e o local é de mar aberto e, portanto, perigoso. Também não é recomendado o banho de mar no local, pois há muitas correntes tanto no rio como no mar, um enorme perigo para banhistas desavisados. Mas o passeio é lindo!

Cumuruxatiba e Corumbau

prado-bahia-cumuruxatiba-praia
Cumuruxatiba: a charmosa vila tem pousadas e restaurantes para atender os turistas

Vale muito também – se houver mais tempo disponível -, programar a ida ou organizar outra viagem específica para ir conhecer lugarejos atraentes e cheios de charme que fazem parte do município de Prado na chamada Costa das Baleias, mas que também estão inseridos no cenário do Descobrimento do Brasil. Foi na Barra do Rio Cahy, uma praia simplesmente fantástica e ainda quase virgem, pertencente ao município de Prado, que Pedro Alvares Cabral aportou com sua esquadra, há mais de 500 anos. Acabou optando por desembarcar em Porto Seguro por razões técnicas, mas foi nessa faixa de mar que avistou o Monte Pascoal que norteou a chegada às terras brasileiras.

São imperdíveis ainda, a vila de Cumuruxatiba, que tem estrutura de pousadas e restaurantes de alto padrão e é considerada um dos points da região, e a maravilhosa Corumbau, que também tem pousadas fantásticas. A vila, que abriga ainda uma aldeia indígena, não oferece o buxixo que existe em Cumuruxatiba e Prado, mas a praia é uma das mais lindas que já avistei na vida, além de ser perfeita para o banho de mar e o banho de rio. Lá o Rio Corumbau se encontra majestosamente com o mar num maravilhoso mosaico de cores e formas. Logo do outro lado do rio está Caraíva, outro belo recanto da região, para onde se pode seguir de barco ou de bugre. Mas aí será outra viagem!

prado-bahia-infografico-distancias-meios-transportes


De Prado a Porto Seguro

Se você estiver viajando de carro, pode dar uma esticada para visitar os charmosos vilarejos da Costa do Descobrimento. Faça assim: saía de Prado para conhecer as duas mais conhecidas e lindas vilas do município, que são Cumuruxatiba e Corumbau. Daí, parta para o município de Porto Seguro. No caminho você pode visitar Caraíva, Praia do Espelho (considerada uma das dez mais bonitas do Brasil), Trancoso, Arraial d’Ajuda e, por fim, a sede de Porto Seguro.

Viajante em Série fez o roteiro pela Costa do Descobrimento, chegando e saindo de avião de Porto Seguro. Visitamos Arraial D’Ajuda, Trancoso, Praia do Espelho, Caraíva e o centro histórico de Porto Seguro. Confira o roteiro completo neste post. São lugares belíssimos. Se você tiver tempo, vale a pena a viagem de Prado a Porto Seguro para explorar esse belo trecho do litoral Sul da Bahia!

barra-separação-texto

Este post faz parte de uma blogagem coletiva, na qual Viajante em Série se reuniu com outros blogs para mostrar a seus leitores destinos fantásticos de praias no Brasil. Confira  os posts:

barra-separação-texto

Esse texto não contém anúncios ou publicidade. A citação de estabelecimentos visa apenas a compartilhar com o leitor a opinião pessoal da colaboradora sobre os serviços experimentados.

Confirme horários e preços antes de sua viagem.

 

15 comentários em “Prado Bahia: um paraíso à sua espera

Adicione o seu

    1. Oi Tharsila! Prado fica um pouco mais ao sul que Porto Seguro. É um lugar lindo e ótimo para quem quer conhecer vilarejos como Corumbau, Cumuruxativa ou Abrolhos. Obrigada pela visita!

    1. Olá Telma! Prado é um destino realmente fantástico e excelente para quem quiser explorar o Sul da Bahia, no Nordeste do Brasil. Obrigada pela visita. Um abraço.

  1. Que delícia de lugar!
    Adoro essas localidades que ficam em um encontro do mar com um rio!
    Há tempos está nos meus planos conhecer o litoral sul da Bahia, e agora acabei de colocar Prado no roteiro!

    1. Que legal, Helena! Prado merece mesmo uma visita. É um destino excelente e ainda pouco exploro no extremo sul da Bahia. Obrigada pela visita. Um abraço.

    1. Oi, Lais! Uma rota de Prado a Porto Seguro rende uma bela road trip, com paradas em vilarejos charmosos e tranquilos no Sul da Bahia. Agradeço sua visita ao blog. Um abraço.

    1. Oi, Luciana! Prado é mesmo uma delícia. Um destino na Bahia ainda não tomado pelo turismo de massa. Vale a pena conhecer esse paraíso. Um beijo e obrigada pela visita!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: